Veja como recortar vídeos de forma fácil e simples através de alguns softwares e serviços que podem ser utilizados em todos os principais sistemas operacionais móveis e de desktop.

De mera “recordação” a uma ferramenta importante

Atualmente, arquivos de vídeo são enviados e recebidos via e-mail e redes sociais por diversos motivos, desde discutir detalhes de serviços em áreas como a construção civil, solicitar assistência técnica relacionada a algum software, gravar “unboxings” como um recurso de segurança ao receber produtos comprados na internet e muitas outras coisas.

Hoje tornou-se necessário que até mesmo usuários menos técnicos tenham noções básicas sobre edição de vídeo. Por isso, decidimos produzir esse conteúdo mostrando como recortar vídeos em uma seleção de softwares e serviços simples que podem ser utilizados no Linux, Windows, MacOS, iOS e Android.

Shotcut: um editor de vídeos fácil de usar e multiplataforma

O Shotcut é um editor de vídeos para Linux, Windows e MacOS que está no mercado desde 2011. Todos esses anos de desenvolvimento fizeram do Shotcut um software bastante estável, completo em recursos e, ao mesmo tempo, fácil de ser utilizado.

Como cortar vídeos com o Shotcut

Observando a imagem abaixo, veja como recortar vídeos com o Shotcut em apenas 5 passos:

como cortar vídeos com o shotcut
  1. Clique em “Abrir Arquivo” e selecione o vídeo desejado;
  2. Posicione os indicadores de início e fim nos tempos em que você deseja recortar o vídeo;
  3. Na parte superior direita da janela, clique em “Exportar”;
  4. Na lateral esquerda do Shotcut, selecione o formato em que você deseja exportar o seu vídeo;
  5. Na parte inferior esquerda da janela, clique em “Exportar Arquivo”.

O Shotcut pode ser encontrado para Windows, MacOS e Linux na página de downloads do site oficial do software. Além disso, o software também está disponível para instalação nas lojas de aplicativos das principais distros Linux.

Online Video Cutter: recorte vídeos em qualquer navegador

O Online Video Cutter é um serviço online que oferece diversos recursos básicos de edição de vídeo e pode ser utilizado em qualquer navegador moderno.

Com ele você pode:

  • Recortar vídeos;
  • Recortar a imagem de um vídeo (efeito crop);
  • Girar a imagem de um vídeo;
  • Espelhar a imagem na horizontal e na vertical;
  • Alterar a resolução;
  • Ajustar o volume;
  • Mudar a velocidade de reprodução;
  • Fazer com que o vídeo seja reproduzido em “loop” quantas vezes você quiser;
  • Estabilizar a imagem;
  • Adicionar uma imagem sobreposta ao vídeo;
  • Adicionar um texto sobreposto ao vídeo;
  • Remover uma área selecionada da tela (deixando o fundo transparente);
  • Salvar em diversos formatos diferentes.

No momento, são suportados arquivos de vídeo de até 4GB, e, segundo o website, a equipe está trabalhando para aumentar esse limite.

Como recortar vídeos com o Online Video Cutter

Para recortar um vídeo com o Online Video Cutter, na página inicial do serviço, clique em “Abrir arquivo” e selecione o vídeo desejado.

online video cutter

Após isso, basta selecionar os pontos de “início” e “fim” através das barras deslizantes ou digitando os tempos desejados e clicar em “Salvar”.

online video cutter 2

Nesse momento o serviço irá codificar o seu vídeo, o que pode levar alguns minutos. Após isso, clique em “Salvar” e o vídeo recortado será baixado para a sua pasta de downloads.

Google Fotos: recortando vídeos no Android e iOS

O aplicativo do Google Fotos é uma das melhores opções quando o assunto é recortar vídeos de forma rápida e fácil. Além de um gerenciador de imagens, o Google Fotos também oferece opções básicas de edição de imagens e vídeo.

Com ele você tem como recortar vídeos, tanto na duração quanto no tamanho da imagem, adicionar filtros, fazer marcações e mais.

Como cortar vídeos rapidamente com o Google Fotos

Primeiro abra o vídeo desejado com o Google Fotos e na parte inferior da tela toque em “Editar”.

google fotos

Feito isso, na parte inferior da tela selecione a aba “Vídeo”, deslize os marcadores de início e fim até a posição desejada e clique em “Salvar cópia”.

Video Trimmer: mais fácil, impossível

O Video Trimmer é uma aplicação exclusiva para recortar vídeos que pode ser instalada em qualquer distribuição Linux.

O software sai na frente pela sua simplicidade, contendo apenas os botões e as funções necessárias para executar essa tarefa, o Video Trimmer pode ser utilizado, sem qualquer esforço, até mesmo pela pessoa menos experiente.

Como recortar vídeos e sem esforço com o Video Trimmer

Para recortar um vídeo com o Video Trimmer, primeiro abra o software e no canto superior esquerdo da janela clique em “Abrir”.

como recortar vídeos video trimmer

Feito isso, basta selecionar os pontos de “início” e “fim” com a barra deslizante, ou escrevendo os tempos nas caixas abaixo e clicar em “Cortar”.

O Video Trimmer pode ser instalado em qualquer distro Linux através da sua versão em Flatpak. Para isso, verifique se o seu sistema está configurado para instalar softwares do Flathub e depois rode o comando abaixo no seu terminal.

flatpak install flathub org.gnome.gitlab.YaLTeR.VideoTrimmer

A teoria posta em prática

Confira o vídeo a seguir onde demonstro como cortar vídeos utilizando cada uma das ferramentas mencionadas neste artigo.

Quais são as ferramentas mais simples que você utiliza quando precisa recortar os seus vídeos? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o Zoom no Linux
Continue lendo

Como instalar o Zoom no Linux

O Zoom é um dos mais conhecidos e utilizados softwares de videoconferência do mercado e no artigo de hoje, você irá aprender a instalar o Zoom no Linux.