O antiX Linux é uma distribuição baseada no Debian Stable focada em computadores antigos, tendo como seus diferenciais ser totalmente livre da tecnologia systemd e possuir versões para computadores de 32 bits.

Recentemente, a equipe de desenvolvimento anunciou o lançamento de sua versão 17.5, sendo esta a última atualização da série 17.X que ainda é baseada no antigo Debian 9, de codinome Stretch.

Conheça o antiX Linux

Possuindo como base um dos sistemas operacionais mais estáveis do mercado, o antiX Linux é uma distribuição bastante poderosa para você utilizar em um computador antigo, extremamente leve tanto em processamento, quanto em consumo de espaço.

Com os requisitos mínimos de 256MB de memória RAM e 5GB de espaço, ele pode oferecer uma boa performance até mesmo em computadores mais limitados, permitindo que possa migrar do Windows 98 para algo mais moderno.

image 12

AntiX Linux 17.5, um ponto final para esta série

Lançado em outubro de 2017, o antiX Linux 17.X também apelidado de “Heather Heyer”, é uma ótima opção para os usuários que necessitavam de um sistema leve e livre do systemd.

Após 5 anos com essa série em desenvolvimento, a equipe do sistema enviou o antix Linux 17.5 como a última atualização massiva para a edição 17 do sistema, que conta com:

  • IceWM 2.9.4;
  • Kernel Linux 4.9.294;
  • Firefox-ESR 91.4.1;
  • Correção em chaves de arquivos .deb;
  • Remoção dos pacotes: mps-youtube, elogind, libpam-elogind e libelogind0.

Utilizando o antiX Linux

Se você ficou curioso com o antiX Linux e deseja testá-lo em uma máquina virtual ou até mesmo utilizá-lo para reviver uma máquina antiga, basta realizar o download do sistema através do site oficial do projeto.

A versão mais recente do sistema é o antiX 21, apelidado de Grup Yorum, que utiliza o Debian Bullseye como base, mas, caso você queira utilizar o antiX Linux 17.5, basta realizar o download através do SourceForge do projeto.

Você conhecia o antiX Linux? O que acha deste sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Linux Lite OS 5.6 final recebe kernel 5.16
Continue lendo

Linux Lite OS 5.6 final recebe kernel 5.16

O Linux Lite OS 5.6 recebeu uma atualização e conta com diversas melhorias no sistema, que vão desde um visual mais refinado, até uma nova versão do kernel.