Instalando o Wordpress de maneira simplificada
Tutoriais

Como instalar o WordPress localmente no Linux utilizando o Bitnami

O WordPress é o CMS (Content Management System, ou em português Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais utilizado no mundo, presente em mais de 27 milhões de websites pelo mundo, o que representa cerca de 35% de toda a internet.  

Um dos maiores projetos open source existentes, pode ser utilizado desde um simples blog até e-commerces e grandes portais como BBC, The Next Web e Mozilla.  

Neste post, ensinarei como instalar o WordPress localmente para testes de uma maneira facilitada, utilizando um serviço chamado Bitnami.  

O Bitnami conta com instaladores pros principais sistemas operacionais como Linux, MacOS e Windows e também possui uma opção de máquina virtual, onde é possível fazer o download de um sistema Linux pré-configurado para rodar através do Virtual Box ou VMWare. Neste post, iremos utilizar a instalação para Linux.  

Primeiramente, entre no site do Bitnami, e na direita clique no botão “Win / Mac / Linux” dentro da opção “On my computer”.  

Logo abaixo será exibida opções para realizar o download para os três sistemas operacionais. Clique em “Download for Linux 64-bit” e o download de um arquivo .run será iniciado.  

Para poder executar o arquivo .run, primeiro temos que clicar com o botão direito no arquivo, selecionar Propriedades e permitir a execução do arquivo como um programa. Feito isso, será possível abrir o instalador.  

Caso o instalador acuse que a lib “libtinfo.so.5” não está instalada, será necessário abrir o terminal e instalar manualmente.  

No Ubuntu e derivados, digite:  

sudo apt install libncurses5

Para mais detalhes sobre esta lib, o Bitnami possui uma página de troubleshooting especificamente para esta questão.  

Feito isso, basta reabrir o instalador e seguir o procedimento normalmente. Primeiramente, o instalador exibirá as opções para instalação, que são: Varnish, WordPress e PhpMyAdmin.  

O Varnish é um acelerador de aplicações web e o PhpMyAdmin é uma interface gráfica em PHP para gerenciar bancos de dados em MySQL. Mantenha as 3 opções marcadas e clique em avançar.  

Na próxima etapa, você deve informar a pasta onde deseja que o WordPress seja instalado, e clique em avançar.   

Na opção seguinte, o instalador pede para informar um nome, e-mail, login e senha que será utilizado na criação do site WordPress. Clicando em próximo, será perguntado o nome do site.  

Logo após, uma opção de configurar o suporte para e-mail será exibida. No caso de uma instalação local não é obrigatório, mas caso queira realizar testes envolvendo envio de e-mails, esta opção pode ser marcada.  

Na opção seguinte, o instalador pergunta se você quer saber mais sobre o serviço de cloud hosting da Bitnami. É possível desmarcar e prosseguir com a instalação.  

Feito isso, a instalação será concluída e abrirá em seguida o painel do Bitnami, onde é possível ir para a aplicação WordPress, abrir o painel do PhpMyAdmin e abrir a pasta onde os arquivos do WordPress estão armazenados. O painel também conta com uma aba de gerenciamento de servidor, onde é possível parar ou reiniciar serviços específicos, como o MySQL e Apache.  

Pronto! Seu servidor local já está instalado e pronto para começar os testes.   Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!