O Google Chrome é um popular navegador desenvolvido pela Google que conta com excelentes recursos que podem aumentar a produtividade de quem trabalha com ele.

Não se trata de um recurso novo, mas muita gente pode não conhecer a funcionalidade de agrupamento de guias que o Google Chrome oferece aos seus usuários e mostraremos a você como utilizar em seu dia a dia.

Organize o Google Chrome com os grupos de guias

Se você é um “colecionador de guias” no navegador, a funcionalidade de agrupar guias pode tornar a sua experiência mais produtiva. 

Para utilizar a funcionalidade é muito simples, basta seguir o passo a passo:

Criando um novo grupo

1 – Com o Google Chrome aberto, basta você clicar com o botão direito do mouse sobre uma guia que você queira agrupar e, em seguida, clicar em “Adicionar guia ao novo grupo”:

Usarei como exemplo três guias do “YouTube” e três guias com “redes sociais”.

2022 01 11 19 08

2 – Ao clicar em “Adicionar guia ao novo grupo”, uma nova janela será aberta e lá você poderá escolher o nome do grupo e sua cor.

2022 01 11 19 12

Adicionando novas guias ao grupo

1 – Após criar um grupo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre as outras guias que você queira que façam parte deste grupo, clique na opção “Adicionar guia ao novo grupo” e selecione o grupo ao qual você queira adicionar a guia.

2022 01 11 19 18

2 – Prontinho! Agora temos todas as guias do YouTube agrupadas.

2022 01 11 19 26

3 – Basta repetir o mesmo processo caso queira criar grupos com outras guias.

2022 01 11 19 26 1

Escondendo as guias de um determinado grupo

1 – Para não ficar aquele amontoado de guias abertas no seu navegador, basta você clicar com o botão esquerdo do mouse no nome do grupo que você não pretende trabalhar no momento e todas as guias que o compõem serão escondidas, permitindo que você visualize apenas as guias do grupo que você esteja trabalhando no momento.

No exemplo, estamos trabalhando apenas com o grupo “Redes sociais”, logo, todas as guias do grupo “Youtube” estão escondidas:

2022 01 11 19 32

Clicando novamente com o botão esquerdo do mouse sobre o grupo com as guias escondidas, elas voltarão a aparecer.

Desagrupando guias

1 – Caso você queira desfazer um grupo de guias, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do grupo e, em seguida, clicar na opção “Desagrupar”:

2022 01 11 19 42

2 – Prontinho! Todas as guias que faziam parte do grupo “YouTube” foram desagrupadas:

2022 01 11 19 43

Fechando um grupo de guias

1- Caso você queira fechar todas as guias de um determinado grupo, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o nome do grupo e, por fim, clicar em “Fechar grupo”. Todas as guias que fazem parte do grupo “Redes sociais” serão fechadas:

2022 01 11 19 50

Além do agrupamento de guias, eu gosto bastante de criar uma pasta no Google Chrome e colocar todas as páginas que eu preciso utilizar no meu dia a dia, sendo assim, eu consigo abrir o grupo todo quando inicio o navegador, ao invés de abrir os sites individualmente, o que aumenta bastante a minha produtividade.

2022 01 12 09 47

Enfim, o que não falta no Google Chrome são recursos que ajudam o usuário a ser mais produtivo em sua rotina de trabalho.

Você que utiliza o Google Chrome, já usou o recurso de agrupamento de guias?
Um abraço, pessoal. Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o Zoom no Linux
Continue lendo

Como instalar o Zoom no Linux

O Zoom é um dos mais conhecidos e utilizados softwares de videoconferência do mercado e no artigo de hoje, você irá aprender a instalar o Zoom no Linux.