A popular distribuição Linux desenvolvida pela System 76, Pop!_OS, chegou recentemente a sua versão 21.10. 

Se você está utilizando uma versão anterior e deseja atualizar o seu Pop!_OS para a versão mais recente, faremos um breve tutorial para te ajudar nessa empreitada.

Cabe ressaltar que o Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento, é importante que você esteja ciente disso antes de prosseguir com a atualização.

Atualizando o Pop!_OS para a versão 21.10

1 – Faça backup

Antes de fazer qualquer update no seu sistema operacional, é interessante que você faça o backup dos seus arquivos, seja em um outro dispositivo, na sua nuvem pessoal, no Google Drive ou em qualquer outro lugar de sua preferência para que você não corra nenhum risco de perder tudo caso venha a acontecer algum problema durante o processo de atualização.

2 – Verifique se há atualizações pendentes

O próximo passo, é deixar o sistema devidamente atualizado antes de fazer o update para a nova versão. Para fazer isso é muito simples, basta você abrir a “Pop! shop”, clicar na opção “instalados” na barra superior da loja e, por fim, clicar em “Atualizar Todos” no canto superior direito da loja:

2022 01 11 12 26

Caso você já tenha feito todas as atualizações do sistema ou não haja atualizações a serem feitas, basta seguir para o próximo passo.

3 – Acesse as configurações do sistema

O próximo passo é acessar as configurações do sistema. Existem diversas formas diferentes de fazer isso e uma delas é clicando nos ícones de bandeja no canto superior direito e, em seguida, clique em configurações:

2022 01 11 12 33 1

4 – Atualizando o sistema para a versão mais recente

Dentro da janela de configurações do sistema, clique na opção “OS Upgrade & Recovery” no painel à esquerda:

2022 01 11 17 24

Atualizando a partição de recuperação

É recomendado que você faça a atualização da partição de recuperação antes de atualizar o sistema para a nova versão.

2022 01 11 12 57

5 – Download da nova versão

Antes de prosseguir com esse passo, é importante ressaltar que, por motivos de segurança, o Pop!_OS desabilita repositórios PPA que você tenha adicionado ao seu sistema e também desabilita as extensões que você tenha adicionado ao GNOME para garantir que nenhuma delas se quebrem ou acabem quebrando o sistema durante o processo de atualização.

Para efetuar o download da versão 21.10 do Pop!_OS, basta clicar no botão “Download”. Das versões 21.10 em diante, haverá uma verificação automática sobre a partição de recuperação, sendo assim, caso ocorra algum problema no processo de atualização, você conseguirá utilizar a imagem de “recovery” do Pop!_OS para restaurar o seu sistema:

2022 01 11 13 50

O tempo decorrente de download varia de acordo com a velocidade da sua conexão com a internet.

6 – Reiniciar e atualizar o sistema 

Se tudo ocorrer como o esperado, uma janela informando todas as principais novidades do Pop!_OS 21.10 aparecerá. Por fim, basta você clicar no botão “Reiniciar e atualizar”:

2022 01 11 14 03

7 – Tudo pronto

Aguarde alguns minutos até que a atualização ocorra e, assim que o seu sistema reiniciar, o Pop!_OS 21.10 já estará devidamente instalado e pronto para ser utilizado em sua máquina.

O tempo decorrente da instalação pode variar conforme o desempenho da sua máquina.

2022 01 11 14 11

E você já atualizou o seu Pop!_OS para a sua mais nova versão? Ou está planejando atualizar futuramente? 

Um abraço, amigos e até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o Zoom no Linux
Continue lendo

Como instalar o Zoom no Linux

O Zoom é um dos mais conhecidos e utilizados softwares de videoconferência do mercado e no artigo de hoje, você irá aprender a instalar o Zoom no Linux.