A equipe de desenvolvedores de um dos maiores projetos do mundo Linux, o Wine, anunciou recentemente que o Wine 7.0 está terminado e disponível para ser utilizado.
O que é o Wine e para o que ele serve?
O Wine é um software que acrescenta uma camada de tradução entre o sistema operacional, Linux, MacOS ou Android. Ele traduz os comandos enviados ao kernel do Windows para serem executados pelo kernel do Linux, com isso é possível executar aplicações do Windows dentro desses sistemas.
As novidades do Wine 7.0
Essa nova versão representa cerca de um ano de trabalho, com mais de 9 mil mudanças dentro dessa poderosa ferramenta. Dentre todas as muitas mudanças anunciadas nós destacamos algumas, mas, você pode ler as notas de lançamento completas no anúncio oficial feito pela WineHQ.
Arquitetura Windows-on-Windows de 64 bits (WoW64)
A arquitetura WoW64 foi implementada e suporta a execução de um aplicativo Windows de 32 bits em um processo de host Unix de 64 bits, usando sub-rotinas para mapear chamadas de sistema NT de 32 bits para NTDLL de 64 bits.
Essas sub-rotinas da WoW64 são implementadas para a maioria das bibliotecas Unix, permitindo que um módulo de 32 bits chame uma biblioteca Unix de 64 bits. Depois que os módulos restantes forem convertidos, isso tornará possível executar aplicativos de 32 bits sem instalar bibliotecas Unix de 32 bits.
Melhoria nos temas
Um tema “Light” foi adicionado ao Wine, com as opções de cores “Blue” e “Classic Blue”, ele pode ser habilitado através do WineCfg. Todos os aplicativos integrados suportam os novos temas, bem como renderização de alto DPI.
Melhorias gráficas
Foram feitas melhorias no Vulkan para a implementação do Wine Direct3D. Geralmente, para aplicativos Direct3D 10 e 11, o Vulkan deve estar no mesmo nível do renderizador OpenGL mais antigo no Wine 7.0. Nesta versão do Wine o Vulkan pode ser ativado definindo o “configuração de registro do renderizador do Direct3D para Vulkan”.
Foram adicionadas placas de vídeo ao Banco de Dados do Direct3D, são elas:
- AMD Radeon RX 5500M;
- AMD Radeon RX 6800/6800 XT/6900 XT;
- AMD Van Gogh;
- Intel UHD Graphics 630;
- NVIDIA GT 1030.
Suporte aos novos processadores da Apple
O Wine 7.0 foi rápido em trazer suporte aos processadores Apple Silicon (Apple M1), esse suporte incluí a execução de binários x86-64 no Rosetta 2.
Como utilizar o Wine 7.0?
O Wine está disponível nos repositórios das principais distribuições Linux do mercado, e você pode instalar através da sua loja de aplicativos.
Neste vídeo do canal Diolinux, você pode aprender mais sobre o Wine e o que ele pode fazer.
Se você utiliza o Wine no seu dia-a-dia, conte nos comentários para qual finalidade e o que achou dessa nova versão.
Obrigado pela leitura. Até a próxima.