tactile
Tecnologia

Tactile: TWM no GNOME acaba de ficar fácil

Tiling Window Manager é um conceito de gerenciamento de janelas, onde é deixado de lado o empilhamento e as janelas passam a ser dispostas em forma de ladrilho, uma ao lado da outra sem nunca se sobreporem, sendo que o principal objetivo é fazer com que você poder operar sempre pelo teclado e, com isso, ser mais produtivo. E existem diversas distribuições que oferecem este recurso nativamente.

O Tactile é uma extensão para GNOME  que permite organizar as janelas lado a lado em uma grade personalizada usando o teclado.

A grade é personalizável e pode ser configurada até em diversas combinações diferentes, cada linha/coluna pode ser regulada para ocupar mais ou menos espaço na tela.

tactile

Como ativar o Tactile

Você pode instalar o programa gerenciador de extensões para o GNOME através da loja de aplicativos da sua distribuição com esta interface de usuário, conforme abaixo:

tactile

No Gerenciador, basta você pesquisar e instalar a extensão, conforme imagem abaixo:

tactile inst1

Com o programa aberto, siga os seguintes passos:

  1. Clique em “Browse”;
  2. Pesquise por tactile;
  3. Clique em “Instalar”.

Após a instalação, a extensão entrará na aba “Installed”, conforme abaixo:

tactile inst2

Outra opção de instalação é através do site de extensões do GNOME, acesse o site e pesquise a extensão. Clique em Tactile:

tactile instsite
tactile instsite2

Na página da descrição da ferramenta mude a chave de “OFF” para “ON” e ela será adicionada.

Os atalhos do Tactile

Ao trabalhar com o Tactile você terá às opções padrão de atalhos de teclado, conforme a tela de configuração abaixo:

tactile usaratalhos

É possível alterar cada um dos atalhos, com clique duplo em cada opção atual e selecione um novo por uma letra do teclado.

Como utilizar no seu GNOME

Para utilizar no GNOME é muito simples, basta iniciar os tiles através do atalho Super+T e a tela atual aparecerá com o “grid” 4×3, conforme imagem abaixo:

tactile usargrid

Assim que a tela se divide, você pode selecionar através dos atalhos descritos na tela, por exemplo: Super+T QW para a janela ficar no canto esquerdo.

Veja uma demonstração abaixo:

uMgsNQUf6I1x3yzpmq TG3tvUOERxr8hkbmckInRWN3Cdq0yIw4wloaBY67RTopliXSIJCqYril4S5o9KZvzlmVBYnL2MfrgbvAn2RMs61aPucj6xPkpCJ4Df Q1ivBav ZdTYSh

Você gostaria de trabalhar com tile window manager de forma fácil apenas instalando uma extensão? Você seria mais produtivo trabalhando desta forma?

Compartilhe conosco!

Obrigado pela leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

Adeus Apple! Migrando do macOS para o Linux

TecnologiaVídeo

O que a Microsoft não te contou sobre o Recall no Windows 11

TecnologiaVídeo

EPOMAKER x AULA F75 - O teclado super completo pode ser seu, de presente!