TecnologiaVídeo

Por onde posso aprender terminal Linux?

Uma das ferramentas mais incríveis do mundo open source é o terminal Linux. O ecossistema do pinguim é onde o terminal mais se desenvolveu, com um enorme número de pessoas e empresas interessadas em criar e utilizar ferramentas incríveis que, por não ter interface gráfica, conseguem atingir alto desempenho e, devido a sua natureza, pode automatizar tarefas conforme a necessidade do usuário. Entretanto, iniciantes podem se assustar com a interface composta apenas por texto e a sintaxe específica, por isso, criamos um material completo para te ajudar a aprender terminal Linux.

Sendo assinante Diolinux Play, você tem acesso a 14 cursos sobre tecnologia, Linux e desenvolvimento pessoal, que te ajudam a se preparar para o mercado e a ter intimidade com diversos temas. O número de cursos cresce com o tempo, sem custo adicional para os assinantes.

Hoje apresentamos nosso curso de terminal Linux, feito em parceria com Tiago Salem, renomado profissional da área de tecnologia, em especial do mundo Open Source, reconhecido por seus trabalhos na Conectiva, Canonical e SUSE. Você vai aprender terminal Linux Bash, a versão mais popular, presente nas principais distribuições Linux e deixará de ter medo da “tela preta cheia de letras”.

Aprender terminal Linux te dá acesso às ferramentas mais poderosas para seu computador

Muita gente associa o terminal Linux a computadores antigos, mas essa é uma interpretação equivocada. De fato, o terminal é uma das primeiras formas de interação com o computador, com ele, utilizamos uma linguagem humana, conforme a capacidade do computador de interpretá-la. O terminal Bash utiliza majoritariamente a linguagem universal, o inglês, falada provavelmente pela maioria dos usuários. 

Por padrão, grande parte das distros Linux podem trazer milhares de programas de terminal instalados e tem uma quantidade ainda maior disponível para quem quiser instalar. Programas de terminal Linux possuem diversas vantagens:

  • Eles são mais leves, ocupando menos armazenamento e consumindo menos recursos computacionais;
  • Frequentemente são construídos utilizando padrões, de modo que uma vez com intimidade com o terminal, terá relativa facilidade em aprender a utilizar novos programas;
  • Podem ser executados concatenadamente, dessa maneira, o usuário consegue processar um dado numa série de programas de forma automatizada;
  • Conseguem fazer abstrações inviáveis numa interface gráfica, de modo que conseguimos realizar tarefas complexas com comandos simples de maneira muito mais rápida do que num programa “convencional”;
  • Tendem a ter uma construção mais simples e direta, reduzindo pontos de falha que podem tornar o software instável ou vulnerável.

Por isso, o terminal é tão popular entre servidores e no desenvolvimento de softwares, esses são ambientes onde a segurança, otimização dos recursos computacionais e do tempo são mais importantes do que um programa bonito e fácil para iniciantes. Se você pretende trabalhar com algo relacionado a essas áreas, aprender terminal Linux pode ser imprescindível.

O vídeo no início desse artigo é uma cortesia, a primeira aula do nosso curso de terminal Linux, mas não é a única fonte de conhecimento sobre o assunto que disponibilizamos, aqui no nosso site e em nossos canais Diolinux e Diolinux Labs, no YouTube, frequentemente postamos materiais ensinando a utilizar ferramentas de terminal Linux. Um que se destaca, são 30 comandos do terminal Linux que você precisa saber.

Sendo assinante Diolinux Play você tem vários benefícios, além dos cursos, oferecemos vídeos exclusivos, um grupo secreto no Discord com os outros membros e toda a equipe Diolinux, você pode contribuir com o quadro Diolinux Responde, e muito mais. Confira!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!