XWayland ganha suporte a HiDPI e escala fracionada
Notícias

XWayland ganha suporte a HiDPI e escala fracionada

2024 parece ser realmente o ano do Wayland, com tantas novidades chegando ao poderoso recurso. Um dos tópicos mais importantes para uma tecnologia conseguir efetivamente substituir a outra é a retrocompatibilidade, por isso, as novas atualizações do XWayland, camada de compatibilidade para rodar aplicativos X11 no Wayland, vem ganhando destaque na comunidade Linux.

Em novembro de 2023, um engenheiro da Red Hat fez um request para incluir suporte a HiDPI e escala fracionada no XWayland. HiDPI são telas com um grande número de pixels por polegada, como as telas “Retina” da Apple. Entretanto, tipicamente interfaces gráficas se ajustam considerando que telas de alta resolução são grandes, de modo que os elementos fiquem pequenos demais para conseguir enxergar em telas pequenas, precisando fracionar a escala para eles se ajustarem ao tamanho. Outro problema recorrente em telas HiDPI, softwares incompatíveis podem ficar com aspecto borrado.

Por outro lado, quando tudo está funcionando corretamente, a definição da imagem de um monitor HiDPI é excelente, os pixels ficam indistinguíveis. Para isso, o sistema operacional e o programa precisam dar suporte ao recurso, algo que está ficando cada vez mais comum. O Wayland é compatível com o HiDPI, mas até então o XWayland não. Dessa forma, a qualidade de imagem de qualquer aplicativo X11 rodando pela camada de compatibilidade, ficava comprometida em monitores com o recurso.

Agora, o XWayland aderiu o HiDPI e começará a disponibilizar nas próximas atualizações, mas para utilizar, precisa rodar no modo rootfull. O modo rootfull é o padrão do XWaland, mas a maioria dos compositores ativa o modo “rootless”, pois dessa forma, a aplicação funciona com melhor integração ao ambiente gráfico, ficando praticamente indistinguível se ela foi feita para Wayland ou X11. Entretanto, todos os clientes rootless compartilham do mesmo servidor, impossibilitando cada aplicação aberta ter sua própria escala. Enquanto isso, no modo rootfull, os clientes são independentes, dessa forma, a atualização consegue fazer com que cada um trabalhe numa escala diferente. 

XWayland ganha suporte a HiDPI e escala fracionada 1
Calculadora do GNOME rodando no XWayland rootfull com escala fracionada em 150%. Imagem: Olivier Fourdan

Há alguns meses o modo rootfull era considerado inadequado para usuários comuns, pois ele não permitia redimensionar ou mover a janela, mas o problema foi resolvido com o Xwaland 23.2 pela extensão Xrandr. Ainda assim, ele permanece com um cabeçalho diferente das demais aplicações, quebrando a experiência de uso do computador.

De todo modo, o Xwayland em modo rootfull abre uma série de novas possibilidades quando o assunto é rodar aplicações X11 no Wayland, conseguindo até mesmo rodar todo um ambiente gráfico dentro de uma janela. Com isso, você consegue testar outros ambientes gráficos sem realmente precisar instalar na sua distro, ou rodar todo o sistema numa máquina virtual. Neste modo, os atalhos de teclado duplicados não funcionam dentro da janela, restringindo-se ao sistema operacional principal.

XWayland ganha suporte a HiDPI e escala fracionada 2
Xfce rodando no XWayland Rootfull num sistema Linux utilizando GNOME. Imagem: Olivier Fourdan

Será que, em breve, veremos mais aplicações rodando no modo rootfull do XWayland? Fique por dentro das principais notícias da semana sobre Linux e tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!