diolinux-selo-de-reconhecimento-para-desenvolvedores
NotíciasSnap

Snapcraft implanta selo de reconhecimento para desenvolvedores

O selo de reconhecimento para desenvolvedores foi apresentado pela Canonical, criadora e mantenedora do formato Snap, que está passando por algumas adaptações nesse ano, essas mudanças prometem melhorar a imagem que a comunidade Linux tem a respeito. Atitudes como, contas de empresas verificadas mostrando que os pacotes vêm de uma fonte confiável e o reaproveitamento de códigos em outros pacotes Snaps, deixando assim o desenvolvimento muito mais modular.

A iniciativa pretende mostrar aos usuários finais e a comunidade, que o desenvolvedor é ativo e consegue entregar pacotes de alta qualidade com um bom suporte, gerando assim um sentimento maior de confiança.

A adoção de um selo de reconhecimento para desenvolvedores, batizado com o nome “star developers”, em uma tradução mais livre “desenvolvedores estrelares”.

diolinux-selo-de-reconhecimento-para-desenvolvedores-snapcraft
Selo star developer

O selo de reconhecimento para desenvolvedores pode melhorar o desenvolvimento de software livre?

Apesar do selo de reconhecimento para desenvolvedores ser algo simbólico, ele mostra a importância de um desenvolvedor ter um bom posicionamento em uma comunidade, suas interações  com outros usuários, desenvolvedores e empresas. A Canonical tenta com essas estratégias, assim como o seu novo formato de evento, o Ubuntu Summit, abrir espaço para ouvir as principais questões e problemas, melhorando os seus produtos e serviços.

Interações e compartilhamento são pontos que fortalecem projetos de código aberto, sem um bom direcionamento e execução, grandes projetos podem ser descontinuados e acabar no fundo de uma gaveta (ou em um repositório esquecido).

Projetos de código aberto podem ser uma boa alternativa para novos desenvolvedores mostrarem o seu talento, trabalhando além de linhas de código, as suas habilidades interpessoais, que em projetos e empresas maiores são indispensáveis.Desenvolvedores talentosos podem entrar em evidência através do selo, empresas do ramo de software tendem a buscar profissionais com uma maior proficiência nas suas atividades. Esse é um dos mercados que tem se tornado mais competitivos durante os últimos anos.

Segundo o Imasters, o Brasil vivência um “apagão” na área de tecnologia da informação, apesar da alta taxa de capacitação desses profissionais e a alta disponibilidade de vagas de emprego, os profissionais mais qualificados são atraídos por uma melhor qualidade de vida, salário atraente e a possibilidade de ter maiores experiências culturais e profissionais em outros países.

Melhorias na distribuição dos pacotes Snap

A Snap store por muito tempo tem sido alvo de muitas críticas dos usuários, problemas como demora na inicialização da loja, falta de ícones em alguns aplicativos, aba de programas instalados vazia, programas instalados não mostravam na hora de instalar e até aplicativos duplicados na loja. No canal do Diolinux Clips no YouTube, temos um vídeo mostrando algumas mudanças na interface da Snap Store.

Com melhorias na distribuição da Snap Store, seja com atenção a detalhes como responsividade da interface, melhor descrição sobre os pacotes instalados ou uma melhor resposta durante a navegação na loja, usuários têm um incentivo a aderirem o uso de pacotes snaps, melhorar a experiência do usuário, é tão fundamental quanto melhorar um produto.

Recebendo o selo de reconhecimento para desenvolvedores na Snapcraft

A Canonical afirma que para se tornar um Star Developer, não é necessário muitos requisitos, a empresa criou uma página no fórum da snapcraft, onde explica toda a sua política que os desenvolvedores devem se atentar para receberem este selo de reconhecimento para desenvolvedores.

Dentre alguns pontos, o candidato deve fazer uma postagem na categoria política falando sobre as suas contribuições para o pacote snap ou até mesmo em outras comunidades de código aberto. De forma periódica, os desenvolvedores terão seus perfis revisados pela Canonical, a fim de verificar se continuam mantendo os ideais que o selo de reconhecimento para desenvolvedores exige.

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Venha fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
22 postagens

Sobre o autor
Designer gráfico e editor de vídeos, apaixonado pelo aprendizado, blocos de montar, games e gatos. "A luz da aurora brilhará" OSS!
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

GNOME Foundation quer deixar de operar em déficit 

Notícias

Microsoft abre o código de versões do MS-DOS

Notícias

NVIDIA contribui com drivers de código aberto