diolinux - seguranca do wordpress
Tecnologia

Melhore a segurança do WordPress com estas dicas

Ela é uma plataforma de código aberto muito popular para desenvolvimento de sites e blogs, como qualquer outra ferramenta, é importante tomar alguns cuidados para manter a segurança do WordPress em dia, evitando problemas como roubo de dados e outros tipos de ataque.

A escolha do provedor de hospedagem certo pode fazer toda a diferença quando se trata da segurança do WordPress. Procure por um provedor que ofereça backups regulares e proteção contra malware inclusos no serviço, e integração com serviços como a Cloudflare podem ajudar a proteger seu site de ataques DDoS.

Verifique se o provedor tem um bom histórico de uptime e suporte técnico 24/7, além disso, é muito importante zelar pela manutenção da estrutura do projeto todo, mantendo backups regulares do site para ter certeza que as informações estão sempre seguras.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas extras para melhorar a segurança do seu WordPress.

Atualize o seu WordPress e plugins regularmente

Novas versões do WordPress são lançadas com regularidade e cada uma delas traz consigo novas funcionalidades de segurança, manter o WordPress atualizado também permite que você receba as últimas correções de bugs e outras melhorias.

Outros benefícios das atualizações regulares é que elas são uma ótima oportunidade de limpar o site, removendo conteúdos, arquivos, temas, usuários e plugins que não são mais necessários, ajudando a manter a estrutura do site muito mais enxuta e confiável. Até mesmo nós, aqui no Diolinux já enfrentamos problemas no blog por conta de plugins com falhas de segurança.

Diolinux – Uma daquelas lições DURAMENTE aprendidas

Crie boas senhas para seus usuários

Quando se trata de segurança do WordPress ou de qualquer projeto online, é muito importante criar senhas fortes e utilizar a autenticação de dois fatores. Senhas fracas são um alvo fácil para hackers e uma das principais causas de invasões de sites, escolha senhas que sejam fortes o suficiente para dificultar que os hackers possam adivinhá-las, cada usuário precisa criar uma senha forte que seja difícil de ser quebrada. Adotar um gerenciador de senhas como o Lastpass, o Bitwarden ou o Nordpass podem facilitar o trabalho de criar e utilizar senhas fortes e diminuem as chances das senhas serem descobertas.

Além disso, a autenticação de dois fatores oferece uma camada extra de proteção, pois requer que o usuário insira um código gerado por um dispositivo confiável antes de poder acessar o site.

Aumente a segurança do WordPress com um firewall

Existem vários plugins de segurança disponíveis para o WordPress que podem ajudar a proteger o seu site contra diversos tipos de ameaças, alguns dos mais populares incluem o iThemes Security e o Wordfence Security. Um plugin de firewall ajuda a bloquear ataques maliciosos antes que eles cheguem ao seu site, além de permitir a ativação de outros recursos como a proteção contra ataques de força bruta.

Existem diversos plugins disponíveis, então escolha aqueles que melhor atendem às suas necessidades. Independente da solução de segurança escolhida, é sempre importante ficar atento a qualquer sinal de comportamentos estranho no tráfego do site e verificar os logs do servidor frequentemente. Eles podem fornecer informações valiosas sobre possíveis tentativas de invasão no seu site, analise os logs regularmente para verificar se há algo suspeito acontecendo e tome as medidas necessárias caso identifique algum problema.

Limitar o número de tentativas de login é outro recurso simples, mas, eficaz para dificultar que hackers tentem adivinhar as senhas do seu site, fazendo com que o processo se torne muito mais lento e exija muitas tentativas, o que pode aumentar significativamente as chances de você perceber o ataque antes de sofrer algum prejuízo. Por isso, sempre limite o número de tentativas de login permitidas em um determinado período. Isso pode ser feito com um plugin como o Limit Login Attempts Reloaded ou no próprio Wordfence.

Protegendo o painel de administração do WordPress

Se você está preocupado em aumentar a segurança do WordPress, uma forma bastante eficiente de protegê-lo é restringir o acesso à URL do seu painel de controle com uma senha. Isso significa que, mesmo que alguém tente acessar o seu painel de controle, eles não conseguirão entrar, pois precisarão da senha antes mesmo de poder tentar acessar o WordPress.

Isso adicionará um obstáculo extra para os hackers que tentarem acessar o seu site. Existem diversas formas de bloquear o acesso a uma URL específica do seu website, desde a utilização de plugins de específicos, até a configuração manual do servidor web.

Em serviços de hospedagem com painel de gestão integrados como a Hostinger é possível proteger URLs com apenas alguns cliques. Após fazer login no hPanel, basta clicar no menu Hospedagem e depois na opção “Gerenciar” do domínio escolhido.

seguranca do wordpress - hpanel - gerenciamento de dominio
HPanel da Hostinger – gerenciamento de sites hospedados.

Na tela seguinte clique em “Plugins e Segurança”, por fim, no menu da esquerda, clique em “Diretório de Proteção e Senha” e preencha os dados, informando a URL que deseja proteger e as credenciais do usuário.

seguranca do wordpress - hpanel - configuracao da protecao de url
HPanel da Hostinger – ativando a proteção de URLS por senha.

Após clicar em “Proteger” a URL solicitada somente poderá ser acessada após a confirmação de um usuário e senha, diferentes dos usuários necessários para logar no WordPress.

Com as dicas que demos aqui, você aprendeu a aumentar a segurança do WordPress. Mas isso não é tudo! O blog Diolinux está sempre trazendo novidades e dicas para ajudar você a transformar sua vida através da tecnologia. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Novidades do ONLYOFFICE DocSpace 2.5 melhoram a colaboração em equipe

Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil