Tecnologia

Manjaro 21.3.6 Ruah ganha correção para falha Retbleed

O Manjaro 21.3.6 Ruah continua evoluindo e sua versão mais recente traz várias novidades, destaque para a versão final do instalador Calamares 3.2.60 que suporta agora partições criptografadas LUKS (Linux Unified Key Setup).

A equipe do Manjaro adicionou ao instalador Calamares 3.2.60-5 uma lista de nomes de login e de dispositivo (host) para evitar conflitos durante a instalação. A distribuição traz também o gerenciador de aplicativos Pamac na versão 10.4.1-1, integrando pacotes Alpm, AUR, Flatpak e Snap.

O kernel 5.15.57-2 é utilizado como padrão, e as versões LTS 5.4, 5.10 e 5.15 já vem com os drivers atualizados para os hardwares mais antigos.

Instale novas versões do kernel através da ferramenta de gerenciamento do Manjaro 21.3-Ruah.
Instale novas versões do kernel através da ferramenta de gerenciamento do Manjaro 21.3-Ruah.

Todos os kernels vem com atualizações de segurança, incluindo as primeiras para a vulnerabilidade de hardware Retbleed (CVE-2022-29901) nos processadores Intel Core gerações 6, 7 e 8 e os AMD Zen 1, Zen 1+ e Zen 2. A falha é uma variante do Spectre e 48 arquivos do kernel foram corrigidos para impedir a localização do /etc/shadow na memória física e o vazamento da senha de root.

Vídeo acelerado mostra roubo de senha de usuário root (tempo real cerca de 90 minutos).

A correção foi lançada para o kernel Linux, mas computadores Windows ou Apple também são afetados por essa falha de segurança. Infelizmente, as correções impactam o desempenho do computador, o que nos leva a esperar novas atualizações nos próximos meses.

Atualizações de aplicativos e drivers do Manjaro 21.3.6 Ruah

Os principais aplicativos pré-instalados nas três edições da distribuição são o Firefox 103-0, OnlyOffice 7.1.1.57, Timeshift 22.06.5 e o VLC 3.0.17.4. O Gimp, o Thunderbird e o Steam não vem instalados por padrão, mas basta pesquisar por eles que o Manjaro irá redirecionar você até a loja de aplicativos.

O driver Mesa 21.1.4 recebeu correções para as placas Radeon e o Pipewire não vem mais com um bug crítico que travava os aplicativos JACK.

O site do Manjaro está de cara nova, com informações mais úteis e mais integrado com as atuais propostas do projeto.

Manjaro 21.3 Ruah - Novo site do projeto.
Manjaro 21.3.6 Ruah — Novo site do projeto.

Esta nova versão do Manjaro, distribuição rolling release baseada no Arch Linux, é distribuída em três opções oficiais de interface gráfica:

A edição Gnome

Os desenvolvedores optaram pelo modo escuro como interface padrão do Gnome 42.3, ainda que, como é lógico, você pode retornar ao modo claro no novo painel “Aparência” no aplicativo “Configurações”. É esperada uma melhoria no desempenho dos aplicativos por conta da atualização do GTK 4 e do libadwaita. O gerenciador de máquinas virtuais Boxes vem na versão 42.3-stable.

Manjaro 21.3 Ruah - Edição Gnome.
Manjaro 21.3.6 Ruah — Edição Gnome.

A edição Plasma

A edição do Manjaro com KDE vem com a série Plasma 5.24.6 (Frameworks 5.96.0) que traz melhorias nos painéis e a nova “Visão geral”, semelhante à do Gnome, permitindo mover os aplicativos abertos entre as áreas de trabalho, além de permitir uma pesquisa mais ampla no sistema através dos plugins do KRunner (clique no ícone do ponto de interrogação à direita).

Manjaro 21.3 Ruah - Edição KDE.
Manjaro 21.3.6 Ruah — Edição KDE.

A edição Xfce

Na versão 4.16, o Xfce dá suporte nativo à resolução fracionada e, nas configurações de exibição, o modo sugerido de exibição é destacado com um asterisco. Os filtros e as pesquisas nas configurações também receberam melhorias. Novidade é a função de pausa ao copiar ou mover arquivos no gerenciador Thunar 4.16.11, cujo visual suporta agora transparência nos temas GTK.

Manjaro 21.3 Ruah - Edição Xfce.
Manjaro 21.3.6 Ruah — Edição Xfce.

Instale a distro no seu computador de forma simples

Você testou recentemente o Manjaro? O que achou da versão Manjaro 21.3.6 Ruah? Ficou com alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!