Já faz um bom tempo que eu trabalho para o blog Diolinux e de uns tempos para cá, além de redigir artigos, produzir vídeos também se tornou algo bastante comum em minha rotina de trabalho.

Após algumas gravações para o Papo Extra da nossa newsletter e a gravação de breves vídeos para o canal Diolinux Clips, percebi que eu não sou tão bom quanto gostaria em guardar textos e nessas horas, um teleprompter pode ser bem útil.

Uma solução barata e bastante funcional para isso é o QPrompt, um software de teleprompter multiplataforma que irá elevar ainda mais a sua produtividade e a qualidade de seus vídeos.

QPrompt, chega de errar o texto

Escrito em C++ e QML, com a ajuda dos frameworks Qt e Kirigami, o QPrompt é um software livre que possui uma interface rápida e flexível, capaz de atender todo  tipo de demanda dos criadores de vídeo, podendo ser executado no Linux, Windows, MacOS e até mesmo Android (ainda em fase de testes).

Ele é altamente customizável, permitindo ao usuário ter poder sobre todos os elementos da interface, desde a fonte utilizada no texto e até mesmo a opacidade da janela, algo interessante para quem deseja gravar com um preview de câmera, por exemplo.

SNV9T2GhnNFpI2zOqOtoHo0hmwSW6MMYunArxSMT7rAYA7Lp7 XqJQRvLvQkc qxITbHUQjbXKLljFmOy6

Instalando o QPrompt no Linux

A equipe do QPrompt caprichou bastante quando decidiu trazer seu software para a plataforma do pinguim, oferecendo três formas de instalar o software, Snap, Flatpak e AppImage.

A escolha destes formatos deixa o software compatível com a maioria das distribuições Linux do mercado, visto que são pacotes universais e podem ser instalados em qualquer sistema.

Sem mais delongas, vamos aprender a instalar o QPrompt no Linux através destes três meios:

Como instalar o QPrompt via AppImage

As aplicações em formato AppImage são bastante agradáveis para alguns usuários que não querem instalar centenas de softwares em sua máquina, visto que arquivos .appimage são executáveis, de forma semelhante aos softwares portables do Windows.

Executar o QPrompt em formato .appimage em seu sistema Linux não é nada complicado e o primeiro passo é realizar o download do executável através do site oficial do projeto QPrompt.

Tf47xLxrz c8 uDRlEgF9XyGtbHE5 7tAjXk qTlUhkyC e8Q0a 72t AnBTGwHMMJyaZiMlpll7A6u76Bm JU39LHa93MrIZ Big3xOlYSbP8EdopO6cp7Q oaBG0 K0mH9XR c

Com o software baixado, clique com o botão direito, vá até o menu de propriedades e navegue até a aba “permissões”. Após isso, marque a caixa de seleção que diz “permitir execução do arquivo como um programa”.

OiiqXH12vtpPQmnEEalMgBYWiS1Qhqy4MvhkVgOF KH2LREQ64LFxFOZWtoPlaOM2I3JVVzIvizv8GC8fNu M3g9yojnhLJVPU 1ZSlma83mkWeIZX6qf2wapDCCV0Ucl4wj1gBX

Com a caixa marcada, feche o menu de propriedades e dê um duplo clique no arquivo .appimage para que o software seja executado.

cRExEyaz9XEB5O KNFqe6yEe3WegupvauMhFqMCl7F wmfXih6LeLncHKLnR8W9vQnYqHMlAZTK Xxdtae0SW8NmB

Instalando o Qprompt no formato Flatpak

Sem dúvida nenhuma, os aplicativos no formato Flatpak ficaram bastante famosos nos últimos anos e vêm sendo a principal escolha de muitos usuários quando o assunto é adicionar um novo software ao seu sistema.

Por ser um formato tão popular entre os usuários, várias distribuições já o trazem ativados no sistema e em alguns casos, com o próprio repositório do Flathub, como o que ocorre com o Linux Mint e Zorin OS.

Para instalar o QPrompt no Linux via Flatpak, basta se certificar que o sistema possui suporte a este formato de empacotamento e caso não tenha, temos um artigo que irá te ajudar a solucionar este problema.

Com o sistema preparado, basta acessar a página do QPrompt no Flathub e realizar o processo de instalação através do arquivo .flatpakref, ou utilizar o seguinte comando no terminal:

flatpak install flathub com.cuperino.qprompt

Instalando o Qprompt via snap

Desenvolvido pela Canonical, mesma empresa por trás do sistema operacional Ubuntu, o Snap é um formato de empacotamento bastante utilizado por grandes empresas para distribuir suas aplicações para o Linux, parte disso, por conta de parcerias da Canonical com alguns desenvolvedores.

Atualmente, a Canonical vem adotando este formato de empacotamento em seu sistema juntamente com o .deb trazendo diversas aplicações em snap pré-instaladas no Ubuntu, como a SnapStore e o Mozilla Firefox.

Para instalar o QPrompt via Snap em seu sistema, o primeiro passo é garantir que o suporte a este formato esteja ativado, caso ainda não esteja, temos um artigo te ensinando a como utilizar snaps nas principais distribuições Linux.

Feito isso, basta acessar a página do software na Snapcraft Store ou digitar o comando abaixo no terminal:

sudo snap install qprompt

Após o final da instalação, basta executar o software que estará no menu principal de seu sistema operacional.

Disponível também para outras plataformas

Se você utiliza Windows, macOS, Android ou alguma distribuição baseada no Debian para processadores ARM de 64 bits, saiba que você também pode utilizar o QPrompt, realizando o download através do site oficial do aplicativo.

Você conhecia o Qprompt? Utiliza algum outro programa com função similar? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
OBS Studio agora está na Steam
Continue lendo

OBS Studio agora está na Steam

O OBS Studio é um poderoso software de gravação e transmissão disponível para download na internet que ganhou recentemente uma versão para a Steam.