Tecnologia

Distribuições para ficar de olho em 2022

Sempre que um novo ano chega, ele traz consigo promessas de novidades na maioria dos âmbitos. No universo do pinguim isso não é diferente.

Traremos aqui uma breve lista com algumas distribuições Linux que prometem novidades interessantes para o ano de 2022 para você não deixar de ficar de olho nelas.

Distribuições prontas para uso geral

Sabemos que cada distribuição Linux possui um propósito específico. Quando o assunto são iniciantes no sistema do pinguim, nada melhor do que um sistema operacional fácil, amigável e totalmente pronto para uso.

Pop!_OS 22.04

Abrindo a nossa lista, temos a popular distribuição da System 76, o Pop!_OS que nesse novo ano de 2022 deve chegar a sua versão 22.04 trazendo diversas novidades.

Trata-se de uma distribuição sólida e pronta para uso, que se concentra principalmente em aprimorar o fluxo de trabalho, enquanto fornece uma experiência de desktop única.

O fato da System 76 ter tomado a decisão de deixar de lado o Launchpad em favor de seu próprio sistema…

Somado aos planos de construir o seu próprio ambiente de desktop (COSMIC) baseado em Rust do zero são alguns dos motivos empolgantes que podem fazer você ficar de olho na distribuição.

pop os 21 04 cosmic desktop

Ubuntu 22.04 LTS

Quando o assunto são distribuições Linux prontas para uso, jamais podemos esquecer do Ubuntu que possui o lançamento da sua versão 22.04 LTS agendada para 21 de abril de 2022, tendo como codinome “Jammy Jellyfish”.

ubuntu 1 760x427 1

O GNOME 42 é o esperado para chegar como ambiente desktop da nova versão do Ubuntu, além de um novo instalador e Wayland como a sessão de desktop padrão.

Cabe ressaltar que as novidades do Ubuntu padrão são replicadas pelas flavours, por isso apenas citaremos ele em específico.

Linux Mint 21

Os desenvolvedores sempre se mostraram bastante conservadores em relação à aparência do Linux Mint, porém, a versão 20.3 do sistema operacional mostrou que eles começaram a se preocupar em melhorar também o aspecto visual da distro.

Sendo assim, o Linux Mint 21 pode ser um lançamento para esse ano de 2022 do qual você pode esperar uma revisão visual significativa, melhorando a experiência do usuário para o desktop moderno.

2021 12 15 17 31 760x395 1

Distribuições para jogar

Quem disse que o sistema do pinguim não roda jogos? Atualmente, essa afirmação está mais que ultrapassada e já é possível rodar diversos games na grande maioria dos sistemas operacionais baseados em Linux, existindo até mesmo distribuições voltadas a esse intuito.

SteamOS 3.0

O primeiro dispositivo portátil da Valve, o Steam Deck, executa o SteamOS, a distribuição Linux interna da Valve que passou a ser derivada do Arch Linux em vez do Debian, como as versões anteriores.

Como anunciado pela Valve durante a Steam Deck Development live, o SteamOS 3.0 chegará sendo disponibilizado para download gratuito, qualquer usuário que queira experimentar a distribuição será capaz de instalá-la e ter uma central de jogos completa.

Fedora 36

Sabemos que o Fedora ainda não é a distribuição Linux mais recomendada para quem pretende jogar, porém, isso pode começar a mudar em 2022.

Os desenvolvedores do Fedora levaram bastante a sério o feedback da série de desafios Linux feito pelo pessoal da Linus Tech Tip.

O time do Fedora têm se esforçado para que sua edição Workstation apresente o que há de melhor e mais recente, sem comprometer a estabilidade do sistema. É possível notar isso com o lançamento do Fedora 35, com a estréia do GNOME 41, pipewire e a introdução da nova variante do ambiente desktop KDE.

2022 02 02 16 56

Para o ano de 2022, algumas mudanças são esperadas no Fedora como a inclusão do Wayland por padrão com drivers proprietários da Nvidia e o GNOME 42. O que pode melhorar a experiências de gamers e streamers que utilizam o sistema operacional.

Por isso, o Fedora é uma das distribuições para ficar de olho neste ano de 2022.

Distribuições para o âmbito empresarial

Sistemas operacionais baseados em Linux são amplamente utilizados em âmbitos empresariais e há distros chegando com melhor suporte empresarial para você ficar de olho.

Zorin OS 17

O Zorin OS 16 chegou impressionando com inúmeros novos recursos e melhorias na UX, sendo uma das distribuições que tiveram uma das atualizações mais extensas, focando em mudanças de qualidade para entregar uma experiência de desktop aprimorada.

Considerando as mudanças que vieram com a versão mais recente do sistema operacional, não seria um exagero esperar ainda mais do Zorin OS em sua versão 17 que (possivelmente) chegará ainda em 2022, muito provavelmente, com base no Ubuntu 22.04 LTS.

macos

Regata OS

O Regata OS é uma distribuição Linux Brasileira, cujo objetivo é fazer com que o usuário obtenha mais facilmente o que realmente é importante, oferecendo tudo o que é necessário para aproveitar um melhor desempenho com o seu PC, seja fazendo tarefas simples do dia a dia, como abrir apps e arquivos, bem como curtindo seus jogos favoritos ou criando conteúdo.

Screenshot 20191014 162851

Ano passado, o projeto anunciou sua parceria com a Gate7 IT Solutions, uma empresa especializada em gestão de infraestrutura de TI. A companhia oferece suporte técnico especializado e projetos de alta tecnologia para empresas de todos os portes, atendendo clientes em mais de 11 países.

Com esta parceria, o Regata OS poderá chegar em grandes empresas e organizações, visto que uma empresa de soluções em TI está oferecendo o sistema em seu roll de produtos, contando com o suporte empresarial.

Sendo assim, o Regata OS é mais uma distro para você que está pretendendo implementar uma solução baseada em Linux na sua empresa não deixar de ficar de olho.

Distribuição para usuários avançados

Existem usuários mais avançados no universo do pinguim que preferem utilizar distros considerados mais “hardcore”. Há distro voltada a esse intuito chegando com novidades para o ano de 2022.

Slackware 15

O Slackware é “nada mais nada menos“ que a distribuição Linux mais antiga em atividade. Ano passado, seis anos após a versão 14, foi lançado o Slackware em sua versão 15 beta.

Para esse ano de 2022, podemos esperar a versão estável do Slackware 15. Embora possa não ser um lançamento empolgante para novos usuários de desktop, se você deseja uma distribuição para hardware mais antigo ou algo que faça uso eficiente de recursos, trata-se de uma distribuição para você ficar de olho.

Lembrando que o Slackware trata-se de uma distribuição Linux para usuários mais experientes.

Menções honrosas

Encerraremos a nossa lista fazendo uma menção honrosa a algumas distros que podem se destacar ao decorrer desse ano de 2022 para você não deixar de ficar atento.

Nitrux Linux

Recentemente, foi introduzido ao Nitrux Linux o Maui Shell. Trata-se de um shell utilizado em desktops, tablets e telefones. O projeto Nitrux sempre foi bom em lidar com a parte de design e esse novo shell pode ser uma novidade bastante interessante na distribuição para o ano de 2022.

promoslide min

CutefishOS

Apesar de ainda estar em estágio de desenvolvimento (beta) o CutefishOS é cotado para rivalizar com o Deepin Linux no que se refere a experiência do usuário. Porém, trata-se apenas de suposições, considerando que ainda não há uma versão estável do sistema operacional.

Para o ano de 2022, o CutefishOS é um projeto a se ficar de olho. Afinal, distribuições que fornecem uma experiência de usuário agradável com o intuito de competir com algumas das mais belas distribuições Linux disponíveis, são sempre bem-vindas.

home.a5604e32 3

E você aí, qual distribuição Linux você espera que chegue trazendo novidades empolgantes para esse ano de 2022?

Um abraço, galera.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Principais diferenças entre VPNs domésticas e para empresas

Tecnologia

Epomaker Shadow-X, um teclado sem fio, compacto e estiloso

VídeoTecnologia

Programas e jogos em nuvem ainda são o futuro?