Se você acompanha o blog Diolinux há algum tempo, provavelmente já viu algum conteúdo nosso sobre o Regata OS, uma distribuição brasileira baseada no OpenSUSE que é bastante intuitiva para os usuários iniciantes.

Eu passei um mês utilizando o sistema para a Sexta do Hopping e simplesmente me apaixonei por ele. Confesso que fiquei um pouco triste quando precisei tirar a distribuição do meu computador para instalar outro sistema.

Recentemente, o projeto anunciou sua parceria com a Gate7 IT Solutions, uma empresa especializada em gestão de infraestrutura de TI. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre essa parceria.

Quem é a Gate7 IT Solutions?

A companhia Gate7 IT Solutions oferece suporte técnico especializado e projetos de alta tecnologia para empresas de todos os portes, atendendo clientes em mais de 11 países.

Ela também oferece serviços de nuvem, com uma equipe dinâmica de profissionais altamente capacitados nas áreas de Cloud Computing, incluindo áreas como Disaster Recovery, infraestruturas, banco de dados e várias outras soluções em TI.

Regata OS + Gate7, uma parceria de sucesso

Com esta parceria, o Regata OS poderá chegar em grandes empresas e organizações, visto que uma empresa de soluções em TI está oferecendo o sistema em seu roll de produtos, contando com o suporte empresarial.

Além disso, a curva de crescimento de usuários de software open source e do próprio sistema tende a aumentar mais rapidamente, visto que implementar Linux em uma empresa é uma solução muito mais barata que o Windows 10 com o pacote office.

“Ter a Gate7 como parceira é algo muito importante para o crescimento do projeto Regata OS, permitindo que o nosso sistema operacional possa estar tanto nas casas das pessoas quanto dentro de empresas, sempre oferecendo um ambiente bem familiar para os usuários graças ao KDE Plasma e a loja de aplicativos Regata OS Store, além de uma base sólida e robusta como o openSUSE”.

Marcos Queiroz, CTO no Regata OS

Essa parceria também será benéfica para os usuários domésticos do Regata OS, que provavelmente verão ainda mais recursos sendo implementados, novos softwares na loja e ainda mais estabilidade no sistema.

As vantagens do open source

Implantar o Regata OS para empresas, irá trazer ainda mais segurança e estabilidade, sem contar uma redução significativa nos custos de licenças de softwares.

“Fizemos uma parceria com o projeto Regata OS para reduzir os custos dos nossos clientes enquanto ajudamos a manter vivo um sistema operacional brasileiro, apoiando o mercado nacional e, porque não, incentivando outras empresas nacionais a fazerem o mesmo”.

Kaylon Andrade, Gerente de infraestrutura de TI na Gate7 IT Solutions

Vale dizer que com mais empresas utilizando e apoiando projetos de código aberto, todos os usuários ganham, visto que as empresas financiam novos recursos nestas tecnologias, por exemplo, o kernel Linux que recebe patrocínios de várias gigantes da tecnologia.

Um longo caminho a ser trilhado

Faz oito anos desde o primeiro artigo no blog Diolinux sobre o Regata OS, o sistema amadureceu e cresceu bastante, deixando de ser o projeto de uma pessoa só, para ter uma estrutura empresarial.

Durante estes anos, o sistema foi ganhando visibilidade, novos usuários, aprendizado e o projeto seguiu amadurecendo com seus erros e acertos. Agora com a parceria com a Gate7, novos desafios chegam para o projeto e toda a equipe.

Através do feedback dos usuários e das empresas o Regata OS pode evoluir muito, temos um episódio do Diocast com a participação do Krill Amorim e Marcos Queiroz onde eles falam um pouco mais sobre o sistema.

Você conhece o Regata OS? O que acha da parceria com a Gate7? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste