diolinux - principais diferencas entre VPNs
Tecnologia

Principais diferenças entre VPNs domésticas e para empresas

Você já se perguntou quais são as principais diferenças entre VPNs corporativas e VPNs com foco no cliente final? Neste post, vamos explicar como elas funcionam, os objetivos por trás de cada solução, suas vantagens e desvantagens. 

As VPNs, ou redes privadas virtuais, são tecnologias que permitem criar uma conexão segura entre dois pontos na internet. Elas podem ser usadas para diversos fins, como aumentar a privacidade online, contornar barreiras geográficas ou conectar redes remotas. Cada tipo de VPN possui características específicas, pensadas para atender diferentes necessidades e públicos.  

Quais as diferenças entre VPNs com foco no cliente final? 

Quando falamos de segurança e privacidade para internet doméstica, é comum que VPNs sejam uma das primeiras soluções a serem citadas. E apesar de serem muito importantes, seu uso precisa ser acompanhado de boas práticas e de bom senso pelos utilizadores, nem mesmo a melhor VPN do mundo vai te proteger se seus hábitos te expõem ao risco constantemente. 

As VPNs para usuário final conectam o usuário a um servidor remoto (ou conjunto de servidores) que interage com a internet pública em nome do usuário. Elas usam um cliente VPN instalado diretamente no dispositivo do usuário ou um serviço instalado em um roteador de acesso na rede local, por exemplo, o Netgear R6400 ou o Linksys WRT1900ACS que possuem um cliente integrado da NordVPN, que é um serviço altamente confiável que já usamos em diversas ocasiões aqui no projeto, você pode conhecer mais sobre os serviços NordVPN acessando o site oficial. 

O usuário escolhe o servidor remoto ao qual quer se conectar, geralmente localizado em outro país. O cliente VPN cria um túnel criptografado para o servidor remoto, que mascara o endereço IP do usuário e criptografa seus dados.  

As principais vantagens das VPNs com foco no cliente final são: 

  • Auxilia na proteção da privacidade online do usuário. 
  • Pode contornar restrições geográficas ou de censura. 
  • Acessar conteúdo bloqueado ou exclusivo por região. 
  • Aumenta a segurança ao usar Wi-Fi público. 

Um dos serviços que utilizamos em algumas situações e em nossos testes é o NordVPN, que é serviço totalmente direcionado ao mercado consumidor. A NordVPN opera redes de anonimato em grande escala e distribuídas globalmente, o que ajuda a entregar boas taxas de velocidade nos mais diversos locais.  

Nós já publicamos um tutorial completo de instalação do cliente da NordVPN, inclusive, como comemoração pelos 12 anos da empresa, a NordVPN está com uma promoção muito interessante: até 20 de março de 2024, você pode assinar os planos de 2 anos ganhando 67% de desconto + um cupom que dá 3 meses grátis.  

Esses cupons podem ser utilizados tanto por usuários existentes quanto por novos usuários do NordVPN, essa é uma ótima oportunidade para assinar um serviço respeitado como a NordVPN, além de economizar e ainda fazer um upgrade na sua segurança online. 

Principais características das VPNs corporativas 

Os produtos com foco no mercado corporativo podem ter diversas funções, empacotadas como uma solução que acaba agregando serviços de VPN, firewall, controle de acesso e muitas outras. Mas de forma feral, VPNs corporativas são aquelas que permitem que os funcionários ou escritórios remotos de uma empresa se conectem à sua rede interna de forma segura. 

Quando falamos de VPNs corporativas, o mais comum é que existam equipamentos dedicados e capazes de lidar com um grande fluxo de dados, como o NordLayer que é uma solução criada pela NordVPN. Ele oferece ferramentas flexíveis e fáceis de implementar para empresas de qualquer tamanho ou modelo de trabalho, seu foco está na segurança cibernética avançada, especialmente no contexto de trabalho híbrido e distribuído.  

Em parques menores, soluções do tipo SaS também são bem comuns, de forma geral, elas aplicam as mesmas regras de proteção e monitoramento da rede interna aos funcionários remotos. 

As principais vantagens das VPNs corporativas são: 

  • Garantir a segurança dos dados e da comunicação da empresa. 
  • Permitir o trabalho remoto e a colaboração entre equipes. 
  • Reduzir os custos de infraestrutura e manutenção de redes. 

Conclusão 

Como você pode ver, existem muitas diferenças entre VPNs corporativas e as VPNs com foco no cliente final, que devem ser levadas em conta na hora de escolher a melhor opção para cada caso. Em ambos os casos, podemos contar com os serviços como a NordVPN, inclusive, agora é uma ótima hora para assinar e aproveitar a promoção de aniversário, para economizar até 67% enquanto aumentamos a nossa segurança online. 

Esperamos que este post tenha servido para esclarecer suas dúvidas sobre as diferenças entre VPNs. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Novidades do ONLYOFFICE DocSpace 2.5 melhoram a colaboração em equipe

Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil