Steam Deck, o console da Valve, consolidou o formato de videogame portátil com hardware de notebook gamer e ainda contribuiu grandemente com a popularização do Linux entre os gamers. Estamos vendo diversas iniciativas independentes para a criação de dispositivos e sistemas operacionais gamer, uma que vem se destacando, é o Orange Pi Neo com uma versão customizada do Manjaro.
Conheça o Manjaro Gaming Edition
A iniciativa vem da parceria entre o Orange Pi e o Manjaro para criar um console portátil bastante similar ao Steam Deck. O sistema operacional, chamado Manjaro Gaming Edition, vem sendo desenvolvido oficialmente desde maio de 2023. Ele inclui uma versão adaptada do Gamescope, o compositor para Wayland desenvolvido pela Valve que roda jogos numa sandbox isolada, totalmente configurável pelo usuário para obter o máximo de desempenho e qualidade que o hardware pode oferecer.
Segundo a publicação do projeto, o Manjaro Gaming Edition é integrado à interface do Steam (SteamUI), por onde não apenas é possível encontrar jogos, mas manter o sistema operacional atualizado com pouco trabalho. No uso do desktop, o usuário encontra uma versão customizada do KDE Plasma, com a loja Discover configurada para encontrar flatpaks.
Ainda não é possível testar o sistema para conhecer em detalhes, é citado que haverá algum tipo de integração entre a Discover e o SteamUI, facilitando a navegação pelos usuários. Para aumentar a confiabilidade do sistema e promover uma experiência descomplicada, o Manjaro Gaming Edition é imutável, com instalações atômicas periódicas.
Como será o Orange Pi Neo?
Com corpo compacto, visual discreto, hardware potente e sistema operacional baseado no Arch Linux, o Orange Pi Neo parece até mesmo algum tipo de revisão do Steam Deck, inclusive em particularidades da sua construção.
Os desenvolvedores do Manjaro continuam trabalhando no suporte ao controle, que poderá ser ajustado pelo usuário via OpenGamepadUI. Ele é completo, com quatro botões de ombro, dois analógicos, D-pad, os quatro botões de face padrão, além de dois pequenos touchpads para controlar a seta do mouse, como o videogame da Valve.
Seu processador AMD Ryzen 7 7840U com gráficos embutidos possui configurações avançadas, com 8 núcleos, 16 Threads, clock máximo de 5.1 GHz, com TDP de até 30W. Ainda não há testes demonstrando o desempenho do Orange Pi Neo, na prática, mas é o mesmo processador do ROG Ally, console capaz de rodar jogos modernos, como Counter Strike 2, Fortnite, Cyberpunk 2077 e Red Dead Redemption 2.
Com duas entradas USB 4.0 tipo C, uma em cima e outra embaixo, o Orange Pi Neo é muito prático para quem joga enquanto carrega, ou quer usar algum acessório. Estas portas também facilitam utilizar o dispositivo como computador, ligado em monitor, mouse, teclado e pen drive. Confira as principais especificações do Orange Pi Neo:
- Tela sensível ao toque FHD+ (1920 x 1200) 120Hz;
- Memória RAM 16 ou 32 GB em dual channel LPDDR5 6400MHz;
- Tamanho 259mm*107mm*19.9mm;
- Conectividade sem fio Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E;
- 2 USB 4.0 tipo C, entrada de fone de ouvido 3.5mm, slot para cartão de memória;
- Armazenamento 512GB até 2TB SSD NVMe M.2;
- Giroscópio de 6 eixos;
- Bateria de 50W/h.
O console deve ser lançado entre abril e junho nos Estados Unidos, sem previsão de venda oficial no Brasil, seu preço inicial deve competir com modelos mais básicos do Steam Deck.
Saiba mais sobre o console que criou a tendência atual de portáteis, veja como é ter o Steam Deck em mãos!