TecnologiaVídeo

Montamos um computador para trabalhar com Linux

Ter um bom PC para trabalhar faz muita diferença, mas a boa notícia é dependendo do tipo de trabalho que você faça, não precisa gastar muito para ter uma máquina bem funcional. Hoje você conhecerá o computador para trabalhar com Linux que montamos para o Ariel, que é redator aqui da equipe Diolinux.

Os programas que ele utiliza no dia a dia não são muito diferentes do que os da maioria das pessoas, ele escolheu basicamente:

  • O sistema operacional Pop!_OS, o Ariel gosta da proposta dele e quer aproveitar para conhecer melhor;
  • O navegador Google Chrome pela boa integração com o Google Docs e boa compatibilidade com a maioria dos sites;
  • O editor de imagens GIMP com o Photogimp para deixar com uma cara parecida com o Photoshop, projeto criado pela equipe Diolinux;
  • Upscayl, um aplicativo que aumenta a resolução de imagens utilizando inteligência artificial;
  • Inkscape para a criação de imagens vetoriais;
  • GNOME Boxes e Virtualbox para testar várias distros Linux utilizando máquina virtual;
  • Kdenlive para fazer edições de vídeo;
  • Steam e Heroic Games Launcher, afinal, computador não serve só para trabalhar.

Ficamos muito felizes em poder fazer esse projeto para o Ariel, viabilizado com a ajuda da Pichau que está dando esse presente para ele. A gente vai usar componentes vendidos lá no site da Pichau, a maioria da Mancer, que é uma das marcas deles.

O computador para trabalhar com Linux que a gente montou conta com processador AMD Ryzen 5 4600G, um CPU com 12 threads, o que é excelente para trabalhar com virtualização de sistemas operacionais, e como a gente não vai ter uma placa de vídeo dedicada aqui, o fato dele ter gráficos integrados é bem interessante também. Dá até para rodar alguns games atuais nele sem comprometer muito o desempenho, apesar do PC ser mais para trabalho.

Temos 16GB de RAM DDR4 de 3200Mhz, Mancer Dantalion Z, um SSD SATA Mancer Reaper S de 480GB, a placa mãe é a Mancer B450M-DA, um modelo simples, mas comporta tudo o que a gente vai fazer. A fonte que utilizamos é uma Mancer Thunder de 400W, tudo dentro do gabinete Mancer Kevlar.

Montamos um computador para trabalhar com Linux 1

Instalamos todos os programas de uma só vez utilizando um shell script nosso como base. Pode parecer algo trabalhoso demais para quem só vai fazer isso uma vez, mas esse shell script pode ajudar o Ariel quando ele quiser instalar algum outro sistema para produção e for utilizar os mesmos programas. Essa técnica é muito popular entre quem precisa configurar igualmente uma série de computadores.

Se você também quer aumentar sua produtividade automatizando tarefas com o shell script, conheça nossos cursos de shell script básico e avançado para membros Diolinux Play. Por R$ 19,99 mensais você tem acesso a esses e muitos outros cursos, assim como outros vídeos exclusivos, além de um grupo secreto no Discord com os outros membros e toda a equipe Diolinux, e ainda pode participar do quadro Diolinux Responde. Conheça esses e outros benefícios de ser membro Diolinux Play.

PC Montado e configurado com sucesso, agora é só a gente empacotar e enviar para o Ariel poder aproveitar essa máquina, esperamos que ela ajude ele a fazer o seu trabalho! Esta é uma ótima forma de mostrar que com pouca grana e sem gastar com licenças de sistemas operacionais, você pode ter um computador bom o suficiente para rodar a maior partes das aplicações.

Montamos um computador para trabalhar com Linux 2

Além desse PC basicamente rodar tudo em termos de escritório e ser competente para as tarefas de design do Ariel tem, ele também vai poder jogar vários games, isso sem falar em emuladores, cloud gaming e tudo mais. Obrigado a Pichau por nos ajudar a criar conteúdo, agora em texto também, com o PC do nosso redator.

Agora que você já conhece o PC do Ariel em detalhes, confira os equipamentos de cada membro da equipe Diolinux em detalhes na nossa página de ofertas!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!