Apple demite centenas de funcionários com fim de projetos de carro e tela
Notícias

Apple demite centenas de funcionários com fim de projetos de carro e tela

Ao final de fevereiro, a Apple anunciou ao mundo o fim de um dos seus mais ambiciosos projetos, a criação de seu próprio carro elétrico automatizado. Com isso, os cerca de 2000 empregados dedicados ficaram sem saber o que aconteceria com seus empregos. A maioria permanecerá trabalhando com a maçã, mas uma parcela considerável deve perder seus postos.

Mas foram dois em seguida, outro projeto relevante da empresa foi cancelado, a Apple desistiu de buscar desenvolver suas próprias telas para smartwatch, a ideia era buscar independência do MicroLED da Samsung, algo que, se for acontecer, será por outras vias. Com isso, mais 87 funcionários precisam ser reposicionados.

Ontem, 4 de abril, a Bloomberg noticiou que desse montante, mais de 600 funcionários serão demitidos. Os demais foram realocados para outros setores, em especial, para os núcleos de inteligência artificial e robótica.

Não é a primeira vez que a Apple cancela projetos, mas é incomum ver a empresa encerrando dois tão grandes e famosos de uma só vez, ainda mais considerando que o Apple Vision Pro é a primeira nova linha relevante de produtos lançada em quase uma década.

Com isso, o sonho do carro da Apple acabou de vez, o trabalho no projeto iniciou em 2014 e tinha propostas grandiosas de ser um veículo sem acelerador nem volante, totalmente controlado por inteligência artificial, com nível 4 de direção automatizada. Após algum tempo, a expectativa foi reajustada para o nível 2+, com o aumento menor do que esperado da capacidade das IAs de dirigir sem oferecer risco às pessoas na rua.

Não sabemos exatamente a razão do encerramento do projeto do carro, mas segundo a Bloomberg, pode estar relacionado à redução de crescimento da indústria de carros elétricos, que em 2023 foi de 47% e para este ano está projetado em 11%. Além da queda de demanda, diversas companhias, como a GM e a Ford, estão mudando o foco do carro totalmente elétrico para o híbrido, devido à falta de infraestrutura de recarregamento das baterias e do alto custo de componentes elétricos, em especial, a bateria.

Podemos supor que com o arrefecimento do hype dos carros elétricos, a Apple está focando no hype da inteligência artificial. Com isso, a maior contribuição da Apple no mundo dos carros que o público conhece é o CarPlay, software que dá ao motorista acesso a recursos do iPhone, como a Siri e o Maps. O mais importante, esperamos que os funcionários demitidos conquistem rapidamente seu lugar no mercado.
Não perca as principais notícias do mundo da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!