Canonical Futuro da Snapcraft
Tecnologia

Canonical apresenta o futuro da Snapcraft

A Snapcraft é uma plataforma de desenvolvimento que permite aos programadores construir e publicar suas aplicações. Em um “pacote snap” são incluídos os metadados e o código da aplicação em uma “sandbox” segura para o usuário final.

A Snapcraft é a base da Snapstore, que abriga os principais aplicativos em formato snap.

Canonical Futuro da Snapcraft, snapstore.
Snapstore no Ubuntu 21.10

As opiniões sobre a Snapcraft e a Snapstore são um pouco controversas na comunidade Linux, principalmente por ser proprietário e pela Canonical obviamente forçar a utilização do formato snap em seus produtos.

Com isso um anúncio desse tipo pode gerar ainda mais inquietação aos usuários e desenvolvedores. O vídeo a seguir pode esclarecer muito a respeito da Snapcraft e aplicativos em snap.

O que muda na estrutura da Snapcraft?

Para o futuro da Snapcraft vemos que ela será mais simples, pois partes de código de uma aplicação poderão ser aproveitados em outra, como explica Igor Ljubuncic da Canonical:

“The basic concept revolves around breaking Snapcraft apart – into smaller, even more modular and reusable components that can be utilized across a range of different products.”

Em uma tradução livre:

“O conceito básico gira em torno de separar o Snapcraft — em componentes menores, ainda mais modulares e reutilizáveis ​​que podem ser utilizados em uma variedade de produtos diferentes.”

Contudo, no mesmo post explicando o futuro da Snapcraft, foi esclarecido que, o que foi feito no passado continuará lá, mantendo desenvolvedores e usuários seguros em relação às suas aplicações.

Os snaps antigos continuarão funcionando

As aplicações desenvolvidas e distribuídas em core18 e core20 seguem utilizando o modelo atual da Snapcraft, segundo o anúncio oficial da Canonical.

Já as novas aplicações, chamadas core22 utilizarão a nova forma modular de programação.

Mais aplicações snap em 2022

Para os desenvolvedores, o futuro da Snapcraft pode ser glorioso, a implementação desta nova plataforma promete mais agilidade e facilidade para programar uma aplicação no formato snap e distribuí-la através da Snapstore.

A Snapstore hoje é a loja oficial do Ubuntu. Você utiliza aplicações em formato snap? Nos conte nos comentários o que achou desse anúncio e o que você espera do futuro da Snapcraft.

Obrigado pela leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

Testamos o Fifine AM8, um microfone com bom custo-benefício

TecnologiaVídeo

Por que todo mundo está migrando para Linux?

TecnologiaVídeo

Tem um homelab? Conheça os servidores e softwares que utilizamos!