Com a popularização dos softwares em flatpak e snap, cada vez mais aplicações estão sendo criadas ou “portadas” para o Linux. No vídeo App Showcase no canal Diolinux vimos alguns destes apps interessantes em ação e agora veremos em detalhes o Haguichi, Cryptomator e Xournal++.

Haguichi: para jogar online com seus amigos

O Haguichi é uma interface do hamachi para Linux, através dele você pode montar uma rede privada com outros computadores, para, por exemplo, jogar à distância com seus amigos como se estivesse em rede local.

Como o Hamachi é em modo texto no Linux, o Haguichi é uma interface muito útil para facilitar a configuração do serviço.No site oficial do projeto você pode obter mais informações e instrução de instalação em diversas distribuições Linux.

appshowcase haguichi

Ao instalar e executar o Haguichi pela primeira vez, a tela acima será mostrada, e se você não tiver o Hamachi instalado, ao clicar no botão “Baixar” você será redirecionado para o site abaixo:

appshowcase haguichi2

Escolha a versão referente ao seu sistema operacional e instale.

appshowcase haguichi3

Após a instalação você poderá realizar a configuração e Haguichi realizará uma conexão automaticamente, conforme a imagem acima.

Cryptomator: Proteja seus arquivos

Com o Cryptomator os arquivos de uma pasta específica ficam escondidos através de uma senha, ainda é possível que você salve o arquivo de chave para o caso de você esquecer a senha, semelhante com o que acontece com carteiras de criptomoedas. No site do software você pode fazer o download para Linux no formato Appimage que irá funcionar em qualquer distribuição, existem opções para ajudar o projeto. Para saber mais sobre a encriptação de arquivos, o site está em inglês.

appshowcase cryptomator

Na imagem acima você pode verificar uma pasta bloqueada com o Cryptomator, e no gerenciador de arquivos ela aparecerá de formas diferentes quando bloqueada e quando desbloqueada, conforme imagens abaixo:

appshowcase cryptomator2
Imagem: Pasta bloqueada pelo Cryptomator
appshowcase cryptomator3
Imagem: Pasta liberada pelo Cryptomator

Xournal++: Faça anotações e marcações em documentos

Particularmente eu utilizo bastante aplicativos de notas e o Xournal++ é parecido com o OneNote da Microsoft em alguns elementos. Para um melhor aproveitamento da aplicação é interessante que você utilize uma mesa digitalizadora ou uma tela sensível ao toque.

Ele é super simples e completo, cheio de recursos, ideal para você que está estudando ou até escrevendo um diário digitalmente.

Abaixo listamos algumas das diversas funções da aplicação:

  • Suporta canetas sensíveis à pressão e mesas de caneta digital (por exemplo, Wacom, Huion, XP Pen, etc. tablets);
  • Anote em cima de PDFs;
  • Exporte para vários formatos, incluindo SVG, PNG e PDF, tanto da GUI quanto da linha de comando;
  • Rotação e encaixe de grade para alinhamento preciso de objetos;
  • Estabilização de entrada para escrita/desenho mais suave;
  • Ferramenta de texto para adicionar texto em diferentes fontes, cores e tamanhos;
  • Suporte aprimorado para inserção de imagens;
  • Borracha com várias configurações;
  • Permite mapear diferentes ferramentas e cores para botões de caneta e mouse;
  • Gravação e reprodução de áudio com notas manuscritas;
  • Suporte a vários idiomas (mais de 20 idiomas suportados).
appshowcase xournal

No site oficial do projeto você pode ver mais informações, guias de instalação para Linux, Windows e MacOS, um espaço dedicado a comunidade para discussões e como reportar bugs aos desenvolvedores.

Outras aplicações além do Haguichi, Criptomator e Xournal++

Os aplicativos qBittorrent, Dia – Diagrams, Obsidian, Barrier e Synergy foram demonstrados no vídeo do canal Diolinux, sendo que todos os apps que vimos foram sugeridos pelos membros do canal lá no grupo do Discord.

Se quiser participar do próximo App Showcase considere se tornar membro e fique mais próximo ainda desta comunidade.

Você gostou destes apps? Utiliza algum deles no seu dia-a-dia? Compartilhe conosco.

Obrigado pela leitura. Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Qual a diferença entre NTFS, FAT32 ou exFAT?
Continue lendo

Qual a diferença entre NTFS, FAT32 ou exFAT?

Quando for configurar uma unidade de armazenamento interna ou externa e que precise ser usada em diferentes sistemas, você deve escolher o melhor sistema de arquivos para cada caso. Entenda as diferenças dos sistemas NTFS, FAT32 ou exFAT, os mais usados para interoperabilidade.