Tecnologia

Amarok Linux lança versão 22.08 e remove suporte ao ambiente KDE

Assim como o BigLinux, o Amarok Linux é uma distribuição brasileira e, ao passar sua base para o Debian Testing, receberá atualizações constantes (Rolling Release). Suas duas interfaces gráficas, LXQt e MATE, proporcionam leveza e fluidez em computadores modestos

Ela também vem com algumas ferramentas multimídia e codecs nos seus próprios repositórios. Recentemente, o desenvolvedor do Amarok Linux, Jean, fez mudanças significativas no projeto, que adotará o modelo Rolling Release baseado no Debian Testing (atualmente a Bookworm) e também, a oferta de interfaces gráficas foi reduzida ao MATE e ao LXQt, deixando de lado o KDE Plasma.

Os drivers Mesa foram atualizados para a versão 22.2.0. O Libc6 está na versão 2.34-3 o que, em princípio, deverá proporcionar um melhor desempenho ao sistema.

O kernel modificado na versão 5.19 (5.19.0-amarok1) já supera a versão 5.18, padrão atual do Debian, sendo totalmente compatível com os drivers da Nvidia.

O Amarok Linux vem com o navegador Firefox na versão 103.0.2 e o mensageiro Telegram 4.0.2. A distribuição também ganhou uma nova Loja de Aplicativos, baseada no Software Center do Pardus Linux, abandonando a loja anterior baseada no Mintinstall.

Quanto aos ambientes gráficos (desktops), o MATE está na versão 1.26 e o LXQt está em sua versão mais recente, a 1.1.0.

O carregador de inicialização (bootloader) é o GRUB 2.06, o que significa que as entradas de outros sistemas operacionais não aparecem mais por padrão. Veja como corrigir o seu dual-boot mais adiante.

As versões anteriores do Amarok Linux, baseadas no Debian Stable, serão descontinuadas em 31 de dezembro de 2022.

Amarok Linux: um Debian rolling release

Não são muitas as distribuições rolling release baseadas no Debian Testing. Além do Amarok Linux, as distribuições mais conhecidas usando os repositórios Debian Testing são:

  • Kali Linux com as interfaces Gnome, KDE Plasma e Xfce;
  • MakuluLinux com Cinnamon, Gnome e Xfce;
  • Parrot Linux e sua nova Architect Edition (as versões KDE Plasma e MATE não estão mais disponíveis);
  • Sparky Linux (semi-rolling release) com KDE Plasma, LXQt, MATE e Xfce.

Saiba mais sobre a estabilidade dos repositórios do Debian neste vídeo do nosso canal:

Requisitos de sistema recomendados

  • CPU: Processador dual core de 2 GHz ou superior;
  • Memória RAM: 2 GB ou mais;
  • Armazenamento: 25 GB de espaço livre no disco rígido;
  • Monitor: VGA, DVI ou HDMI, resolução 1366 × 768 ou superior;
  • Portas: unidade de DVD ou porta USB para a mídia de instalação.

Corrija o seu dual-boot

A versão 2.06 do GRUB 2.06 não gera as entradas de outros sistemas operacionais presentes no computador. Caso você esteja em dual-boot, por exemplo, com o Windows, e deseja voltar ao comportamento anterior, remova o comentário ou adicione a opção abaixo ao final do arquivo /etc/default/grub:

GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false

Salve o arquivo e gere novamente a lista de menus do GRUB com o seguinte comando:

sudo update-grub

Que tal apoiar o Amarok Linux com uma pequena ajuda financeira? Procure no site oficial como contribuir com o projeto e deixe o seu comentário em nosso fórum.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!