Tecnologia

Alternativas ao WordPress: duas poderosas opções de código livre

O WordPress é uma plataforma de código aberto muito popular, utilizada por mais de 40% dos sites na internet. No entanto, mesmo com sua enorme flexibilidade e recursos, projetos com necessidades específicas podem precisar de soluções alternativas.

Neste artigo, apresentaremos duas alternativas ao WordPress de código livre para atender cenários onde ele pode se tornar menos atraente. Cada uma dessas plataformas tem seus prós e contras, e é importante escolher a que melhor se adapte as necessidades do seu projeto.

Qual a plataforma ideal para o seu projeto?

Antes de escolher uma plataforma ou tecnologia, é muito importante ter um escopo tão claro quanto possível do seu projeto, defina quais recursos são essenciais imediatamente e quais podem ser implantados em fases posteriores, além disso, avaliar a oferta de profissionais habilitados no mercado também pode ser um ponto a ser considerado.

Se, por outro lado, você precisa de um site dinâmico e com alta capacidade de integrações, mesmo que o WordPress seja plenamente capaz de atender estes requisitos, isso pode demandar a adoção de plugins e ferramentas externas. Felizmente, existem outras plataformas perfeitamente capazes de entregar soluções robustas e com qualidade profissional.

Uma vez que você tenha uma ideia clara do que precisa da sua plataforma, é hora de começar a avaliar as opções disponíveis no mercado. Existem muitas plataformas que são ótimas alternativas ao WordPress em diferentes níveis.

As vantagens de utilizar uma plataforma de código aberto

Uma das principais vantagens de utilizar uma plataforma de código aberto é a flexibilidade que ela oferece, como o código-fonte está disponível e geralmente segue padrões de mercado, é mais fácil encontrar profissionais que podem modificá-lo para atender às suas necessidades específicas.

Outra vantagem é a segurança, como todos podem ver o código e muitas comunidades são muito ativas é comum que correções de segurança e bugs sejam rapidamente compartilhados, diminuindo as oportunidades para que pessoas maliciosas explorem brechas para invadir o sistema.

Por fim, vale ressaltar que as plataformas de código aberto geralmente possuem opções gratuitas, o que pode representar uma economia significativa para qualquer empresa.

Duas das melhores alternativas ao WordPress e suas diversas características

Joomla! – Poderoso, robusto e customizável

Criado em 2005 por um grupo de desenvolvedores chamado OpenSourceMatters, como uma variação da plataforma Mambo, com a finalidade de criar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para websites alinhado com a filosofia de código livre. O Joomla é uma plataforma extremamente flexível e poderosa, capaz de rodar aplicações web complexas.

alternativas ao wordpress - joomla 002

O Joomla permite a criação de sites complexos e é uma ótima opção para quem precisa de um site com funcionalidades avançadas, como campos personalizados, múltiplos temas, tipos personalizados de conteúdo e customizações no framework.

  • A plataforma é bem documentada.
  • Possui um framework que permite a construção de aplicações em PHP.
  • Possui recursos avançados de controle de permissões de usuário.
  • Conta com suporte multilíngue nativo.

Segundo o site do projeto, conta com aproximadamente 5918 extensões divididas em cerca de 32 categorias, como finanças, compartilhamento de conteúdo, hospedagem, marketing e afiliados.

A plataforma é amigável e tem uma leve vantagem sobre o WordPress no quesito administração de grupos e também em relação ao desenvolvimento de soluções customizadas, devido ao seu framework.

Drupal – Gestão e desenvolvimento de nível industrial

Originalmente lançado em 2000, o Drupal representa aproximadamente 2.3% de todos os websites, foi originalmente desenvolvido por Dries Buytaert como um projeto universitário.

Muitos desenvolvedores web acreditam que o Drupal é uma das melhores alternativas ao WordPress para a criação de sites complexos que precisem lidar com grandes volumes de dados, isto se deve à sua flexibilidade e à grande escalabilidade que oferece.

alternativas ao wordpress - drupal

Existem milhares de módulos (plugins) disponíveis para Drupal, o que torna possível adicionar quase qualquer funcionalidade a um site Drupal. Além disso, a comunidade de desenvolvedores do Drupal é extremamente ativa e existem inúmeros recursos disponíveis online para quem está aprendendo a usar a plataforma.

O Drupal já foi bastante criticado por ser difícil de usar para não-desenvolvedores, mas isso mudou com o lançamento da versão 8 em 2015, que introduziu uma interface mais amigável e melhorias no gerenciamento de conteúdo.

Embora possa apresentar uma curva de aprendizado mais acentuada que outras plataformas, o Drupal com suas características únicas pode se justificar em termos de desempenho e escalabilidade no longo prazo.

  • Possui recursos avançados de segurança e gestão para diversas equipes.
  • Soluções customizadas para negócios como ONGs, governos e corporações.
  • Conta com mais de 49 mil módulos, temas e complementos para estender sua funções.

Um recurso que certamente torna o Drupal um “ser à parte” são as distribuições: soluções criadas utilizando as tecnologias do projeto para atender demandas específicas de mercado, como a criação de redes sociais, gestão de conteúdo para canais de entretenimento, entre centenas de outros cenários.

Conclusão

Como vimos, existem alternativas ao WordPress extremamente poderosas e que merecem atenção. Duas dessas alternativas são o Drupal e o Joomla, projetos de código livre que podem ser adaptados às necessidades de cada projeto. Se você está procurando por uma alternativa ao WordPress, definitivamente vale a pena dar uma olhada nessas duas plataformas. Em serviços de hospedagens integrados como a Hostinger é possível instalar com poucos cliques um ambiente completo para testar os recursos do Drupal, Joomla e dezenas de outros projetos.

alternativas ao wordpress - hostinger hpanel

Você já conhecia algumas destas plataformas? Assine a nossa newsletter e receba mais novidades e notícias diretamente no seu e-mail.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
174 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil

Tecnologia

Domine o CSS Grid Layout com o Penpot