Aplicativos

As novidades do Thunderbird (você não leu errado)

O Thunderbird é um aplicativo de e-mail gratuito para uso pessoal e comercial, que também gerencia notícias, conversas e a sua agenda; fácil de configurar e personalizar.

Recentemente, a equipe do Thunderbird parece ter renascido das cinzas e, como uma fênix, pulou da versão 91 para a 102, apresentando ótimas novidades, além de ter trazido para do projeto os desenvolvedores do K-9 Mail que prometem um Thunderbird para Android muito mais moderno.

O projeto está agora sob a tutela de outra subsidiária da Mozilla (a MZLA Technologies Corporation) e não mais sob a Mozilla Foundation, permitindo que arrecade receitas por meio de parcerias e doações de empresas para cobrir os custos dos serviços e do desenvolvimento.

O Thunderbird é uma alternativa de código aberto ao Microsoft Outlook por aliar as mais recentes tecnologias de comunicação com velocidade e, principalmente, privacidade, pois bloqueia automaticamente os rastreadores embutidos no conteúdo das mensagens.

No momento, a versão 102 está presente nos repositórios principais de várias distribuições:

  • Alpine Linux;
  • Arch;
  • Fedora;
  • Funtoo;
  • Gentoo;
  • KaOS;
  • NixOS;
  • openSUSE Tumbleweed;
  • PCLinuxOS;
  • Slackware;
  • Void.

Também está disponível em Flatpak, Snap e Appimage; além das versões para Windows e macOS.

A versão para Android está próxima

Em vez de desenvolver um aplicativo do zero, a equipe da MZLA integrou o cliente de e-mail de código aberto K-9 Mail para Android, que vai se transformar no Thunderbird no Android.

Os recursos serão alinhados e a sincronização entre o seu computador e o Android será completa, ainda que a interface deva receber melhorias para alinhar os fluxos de trabalho e facilitar o uso nas telinhas.

Está nos planos da equipe do Thunderbird o uso da ferramenta Firefox Sync para a sincronização segura das contas: num primeiro momento, apenas os e-mails estarão disponíveis, mas em seguida deve chegar o suporte ao calendário, tarefas, feeds e bate-papo.

Ainda não está decidido se haverá um aplicativo para o iOS.

Novidades no Thunderbird 102

A equipe do Thunderbird surpreendeu há uns meses ao anunciar a nova versão 102: acompanhe conosco as novidades!

Novos ícones e pastas coloridas

Para facilitar a visualização e a navegação, todos os ícones foram redesenhados e estão mais coloridos.

thunderbird icons folders
Thunderbird 102 — Novos ícones e pastas coloridas

Nova barra de ferramentas “Espaços”

O Thunderbird agora possui uma barra de ferramentas central, chamada “Espaços”, para que você possa acessar rápida e facilmente as suas atividades no próprio aplicativo: E-mail, Agenda, Calendário, Tarefas, Bate-papo e quaisquer outros complementos que você mesmo tenha instalado.

thunderbird spaces toolbar
Thunderbird 102 — Nova barra de ferramentas “Espaços”

Novo cabeçalho da mensagem

thunderbird message header
Thunderbird 102 — Novo cabeçalho de e-mail

Agora você pode ir direto ao ponto e escolher os itens que deseja ver em cada mensagem:

  • Foto do perfil do remetente;
  • Endereço de e-mail completo do remetente;
  • Remover as etiquetas de identificação dos campos (para reduzir a poluição visual);
  • Mostrar o assunto do e-mail em letras grandes.

Você encontrará seus e-mails com mais facilidade, além de poder “favoritar” os que forem importantes no próprio cabeçalho e convertê-las em um evento de calendário ou uma tarefa.

Novo catálogo de contatos

Uma interface visualmente limpa permite localizar e interagir melhor com as pessoas, tornando-se uma plataforma única para mensagens e criação de eventos com cada um dos seus contatos.

O catálogo de contatos é compatível com o formato vCard, o que significa que pode você importar os contatos previamente exportados do “Contatos do Google” ou diretamente do seu celular Android.

thunderbird contacts
Thunderbird 102 — Nova visualização dos contatos

Novo assistente de importação/exportação

A equipe trouxe para o aplicativo as ferramentas de importação e exportação de dados: um assistente que guia a sua migração do Microsoft Outlook, SeaMonkey ou até mesmo de outra instalação do Thunderbird.

thunderbird import export
Thunderbird 102 — Assistente de exportação e importação

A contratação de Jason Evangelho

O marketing do projeto também está de cara nova: Jason Evangelho, jornalista que cobre software livre para vários veículos, incluindo a Forbes, agora faz parte da equipe e interage com todos os usuários do fórum, recebendo sugestões e críticas, falando do que acontece no interior do projeto.

thunderbird nova equipe marketing
Thunderbird 102 — Nova equipe de marketing

Suporte aos complementos

Os desenvolvedores se esforçam por manter a compatibilidade com todos os principais complementos, pois sabe que eles são imprescindíveis muitos fluxos de trabalho.

Mesmo antes de atualizar o seu Thunderbird (a partir da versão 68 ou mais recente), instale a extensão oficial que verifica a compatibilidade dos complementos (a “Addon Compatibility Check for TB 102”) da própria loja do aplicativo.

thunderbird compatibilidade
Thunderbird 102 — Verificação de compatibilidade dos complementos

Uma vez instalada, aparecerá um ícone de quebra-cabeça na parte superior direita da página de extensões, basta clicar nele para que o aplicativo verifique as extensões instaladas e informe sobre a sua compatibilidade; caso existam alternativas às extensões abandonadas e que não recebem mais atualizações ou suporte, elas aparecerão no relatório de compatibilidade.

thunderbird compatibilidade relatorio
Thunderbird 102 — Relatório de compatibilidade dos complementos

E-mail mais seguro

O Thunderbird oferece várias camadas de segurança:

  • Verificação automática contra e-mails fraudulentos, evitando que você forneça, sem querer, as suas informações pessoais e confidenciais a cibercriminosos;
  • Notificação caso você clique num link que possa levá-lo a um site diferente do indicado no endereço na mensagem;
  • Atualizações automáticas para correção de brechas de segurança;
  • Filtros de spam que melhoram a sua produtividade.

Suporte ao Matrix Chat

O Matrix Chat é um popular protocolo de bate-papo descentralizado e você tem agora suporte nativo na versão 102 para mensagens seguras, VOIP e transferência de dados.

Como participar do desenvolvimento

Você pode se envolver no projeto do Thunderbird de várias maneiras:

  • Participando do fórum de discussão e desenvolvimento;
  • Como desenvolvedor, você pode contribuir com melhorias e sugestões ao código-fonte, tanto do Thunderbird quanto do K-9 Mail;
  • Você pode apoiar financeiramente o projeto fazendo uma pequena doação que ajude na contratação de desenvolvedores e pagamento da infraestrutura.

O Thunderbird é muito personalizável através de temas e extensões das suas funcionalidades, compatível com Linux, macOS e Windows e os desenvolvedores afirmam possuir mais de 20 milhões de usuários.

Você gostaria de migrar os seus e-mails para o Thunderbird? Converse com outros usuários através de um comentário no nosso fórum!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!