A Snap Store ganha novas páginas personalizadas de instalação para as Distros [UPDATE]

A Snap Store ganha novas páginas personalizadas de instalação para as Distros

A Canonical, dona do Ubuntu, desenvolveu o formato Snap para distribuir programas e assim facilitar a vida de quem quer portar o seu software para o Ubuntu e outras distros Linux. Para isso utilizam o Snapd como “motor” do pacote. Para saber mais sobre ele, basta acessar o novo artigo para habilitar a função em sua distro.

Pensando em melhorar a experiência de quem quer usar o formato em outras distros que não sejam o Ubuntu, agora o site da Snap Store tem uma nova página de instalação. Se você usa uma distro que já tem o snapd habilitado por padrão, basta clicar em instalar o programa normalmente. Entretanto,  se você usa alguma distro que não tenha o snapd ainda habilitado, essa novidade vai facilitar a sua vida e de quem queira usar.

No seu navegador de internet, pode ser Mozilla Firefox; Google Chrome; Brave; Vivaldi ou Opera, basta digitar uma simples URL (endereço do site). A sintaxe é a seguinte https://snapcraft.io/install/[nome do programa]/[nome da distro]. Vamos a alguns exemplos.

O primeiro é usando o Skype e o elementaryOS. A sintaxe do endereço é: 

https://snapcraft.io/install/skype/elementary

Então, aparecerá  a seguinte página (dividimos para ficar mais didático).

kLg9IBHxGa4FLVXxEKlGgwQuwtw
BunjQGOAAhwT 3cEsegNrSqgrSO25UD5d8sStN17UdLGFvvB1uJ6X2xFY4VX99rXWhkXCn5qWVsXK2fynnka6CdEdX9cck06 onim9psEwr7HyiXVWHqkDdkJsLi0v097d sDMBj

O segundo aplicativo e distro a serem usados, é o Spotify e o Linux Mint. Com a sintaxe:

https://snapcraft.io/install/spotify/mint
9Glt2RVLSPDoUzM68EWrF tv5ZarKR83q heDpRrTRyTYa R9Wz3t95hGapi65hSH 3pXJ3A9geHAHXwNgmwGzxSTdhuhCNW4BELqMGPvyC nJfUh7hp42Vc qvbwTYm6AI4Dp1A
NOPcEgTV9bjJxNQ33iRzC1 oXxa wm0XG6cgXzgGt3sq2HuYiiy 1VyIJnafX4n8DaCDS6RWWtWxRiwlfSAKqBGcEp4VN83TFJnzckD8AIXgxcJr7lU7jkan aInMriXrDm10dC

No terceiro exemplo, vamos utilizar o Fedora e o Telegram (sim, o Telegram tem uma versão oficial em Snap, mas não está no site, fazer o que né 😁). A sintaxe da URL para o Fedora é:

https://snapcraft.io/install/telegram-desktop/fedora
0pFbb7N0286nEmYA6ZSZwKmz eMwBUghDNP2fY3yo2q1a7vQU821ak9Kt vW0wrZuY06
t6UFbnhC8UMRK4q1NEns8voSarNXjQmpVKoVed rGp6Xy2

O último caso que vamos dar como exemplo, é o Slack e o Debian. Para o Debian, a sintaxe da URL é:

https://snapcraft.io/install/slack/debian
XoxhjRbeFBfKPj ldVhH4lLmufUEqklnY9X1tbLNzarXMcgzKRacugmkdP8UDtmyR6hQD34Y9Amn
V7bGe6HZjwUSHHhANrnTAGck1mZ6P

Até o momento, 11 distribuições Linux estão “suportadas”, são elas: Arch, CentOS, Debian, elementary OS, Fedora, KDE Neon, Kubuntu, Manjaro, Mint, OpenSUSE e Ubuntu.

[UPDATE]

Teve um update importante na pagina de instalação de cada aplicativo Snap. Agora, no final de cada pagina, aparece a lista das distros, com ícones de cada uma e “linkados” para a sua respectiva pagina de instalação personalizada. No exemplo abaixo, vamos utilizar o Spotify.

uqJ1F5QhV1Uh8Z2QXm9QnZQKanaa6RlUwXp16zjctoiNYMheR2kO6A5k7oo1KD3b4mTNKIIi5MIiR KOO1Tns6lqpCEcUBsiRXeYtpGfFIS7QoZiN trW2rJblr0niHM1ggHdopq

Com essa simples facilidade e comodidade na hora de instalar o programa em Snap, a Canonical tenta ampliar a sua participação no mercado e não ficando presa a base Ubuntu. Isso pode também aumentar a oferta de aplicativos, pois, com uma base maior, mais usuários e futuros consumidores poderão ser atingidos pelas empresas que distribuem tais softwares. Ainda assim, tem algumas coisas para serem arrumadas, como a questão dos temas, por exemplo. Creio também que muito em breve a opção de “Compra” ou “Buy” aparecerá,  proporcionando a venda de apps dentro da própria Snap Store, mas isso é só uma “previsão” rsrs.

Mas agora, comente aí para nós, o que achou dessa facilidade do Snap, de ter páginas específicas para as distros.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá  no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste