A Snap Store ganha novas páginas personalizadas de instalação para as Distros
SnapNotíciasSistemas operacionais

A Snap Store ganha novas páginas personalizadas de instalação para as Distros [UPDATE]

A Canonical, dona do Ubuntu, desenvolveu o formato Snap para distribuir programas e assim facilitar a vida de quem quer portar o seu software para o Ubuntu e outras distros Linux. Para isso utilizam o Snapd como “motor” do pacote. Para saber mais sobre ele, basta acessar o novo artigo para habilitar a função em sua distro.

Pensando em melhorar a experiência de quem quer usar o formato em outras distros que não sejam o Ubuntu, agora o site da Snap Store tem uma nova página de instalação. Se você usa uma distro que já tem o snapd habilitado por padrão, basta clicar em instalar o programa normalmente. Entretanto,  se você usa alguma distro que não tenha o snapd ainda habilitado, essa novidade vai facilitar a sua vida e de quem queira usar.

No seu navegador de internet, pode ser Mozilla Firefox; Google Chrome; Brave; Vivaldi ou Opera, basta digitar uma simples URL (endereço do site). A sintaxe é a seguinte https://snapcraft.io/install/[nome do programa]/[nome da distro]. Vamos a alguns exemplos.

O primeiro é usando o Skype e o elementaryOS. A sintaxe do endereço é: 

https://snapcraft.io/install/skype/elementary

Então, aparecerá  a seguinte página (dividimos para ficar mais didático).

kLg9IBHxGa4FLVXxEKlGgwQuwtw
BunjQGOAAhwT 3cEsegNrSqgrSO25UD5d8sStN17UdLGFvvB1uJ6X2xFY4VX99rXWhkXCn5qWVsXK2fynnka6CdEdX9cck06 onim9psEwr7HyiXVWHqkDdkJsLi0v097d sDMBj

O segundo aplicativo e distro a serem usados, é o Spotify e o Linux Mint. Com a sintaxe:

https://snapcraft.io/install/spotify/mint
9Glt2RVLSPDoUzM68EWrF tv5ZarKR83q heDpRrTRyTYa R9Wz3t95hGapi65hSH 3pXJ3A9geHAHXwNgmwGzxSTdhuhCNW4BELqMGPvyC nJfUh7hp42Vc qvbwTYm6AI4Dp1A
NOPcEgTV9bjJxNQ33iRzC1 oXxa wm0XG6cgXzgGt3sq2HuYiiy 1VyIJnafX4n8DaCDS6RWWtWxRiwlfSAKqBGcEp4VN83TFJnzckD8AIXgxcJr7lU7jkan aInMriXrDm10dC

No terceiro exemplo, vamos utilizar o Fedora e o Telegram (sim, o Telegram tem uma versão oficial em Snap, mas não está no site, fazer o que né 😁). A sintaxe da URL para o Fedora é:

https://snapcraft.io/install/telegram-desktop/fedora
0pFbb7N0286nEmYA6ZSZwKmz eMwBUghDNP2fY3yo2q1a7vQU821ak9Kt vW0wrZuY06
t6UFbnhC8UMRK4q1NEns8voSarNXjQmpVKoVed rGp6Xy2

O último caso que vamos dar como exemplo, é o Slack e o Debian. Para o Debian, a sintaxe da URL é:

https://snapcraft.io/install/slack/debian
XoxhjRbeFBfKPj ldVhH4lLmufUEqklnY9X1tbLNzarXMcgzKRacugmkdP8UDtmyR6hQD34Y9Amn
V7bGe6HZjwUSHHhANrnTAGck1mZ6P

Até o momento, 11 distribuições Linux estão “suportadas”, são elas: Arch, CentOS, Debian, elementary OS, Fedora, KDE Neon, Kubuntu, Manjaro, Mint, OpenSUSE e Ubuntu.

[UPDATE]

Teve um update importante na pagina de instalação de cada aplicativo Snap. Agora, no final de cada pagina, aparece a lista das distros, com ícones de cada uma e “linkados” para a sua respectiva pagina de instalação personalizada. No exemplo abaixo, vamos utilizar o Spotify.

uqJ1F5QhV1Uh8Z2QXm9QnZQKanaa6RlUwXp16zjctoiNYMheR2kO6A5k7oo1KD3b4mTNKIIi5MIiR KOO1Tns6lqpCEcUBsiRXeYtpGfFIS7QoZiN trW2rJblr0niHM1ggHdopq

Com essa simples facilidade e comodidade na hora de instalar o programa em Snap, a Canonical tenta ampliar a sua participação no mercado e não ficando presa a base Ubuntu. Isso pode também aumentar a oferta de aplicativos, pois, com uma base maior, mais usuários e futuros consumidores poderão ser atingidos pelas empresas que distribuem tais softwares. Ainda assim, tem algumas coisas para serem arrumadas, como a questão dos temas, por exemplo. Creio também que muito em breve a opção de “Compra” ou “Buy” aparecerá,  proporcionando a venda de apps dentro da própria Snap Store, mas isso é só uma “previsão” rsrs.

Mas agora, comente aí para nós, o que achou dessa facilidade do Snap, de ter páginas específicas para as distros.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá  no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Ubuntu 24.10 utilizará Wayland com placas NVIDIA

    Notícias

    NVIDIA no Linux usará módulos abertos por padrão

    NotíciasVídeo

    Microsoft quer loja de aplicativos para iPhone e Android