A Canonical, dona do Ubuntu, desenvolveu o formato Snap para distribuir programas e assim facilitar a vida de quem quer portar o seu software para o Ubuntu e outras distros Linux. Para isso utilizam o Snapd como “motor” do pacote. Para saber mais sobre ele, basta acessar o novo artigo para habilitar a função em sua distro.
Pensando em melhorar a experiência de quem quer usar o formato em outras distros que não sejam o Ubuntu, agora o site da Snap Store tem uma nova página de instalação. Se você usa uma distro que já tem o snapd habilitado por padrão, basta clicar em instalar o programa normalmente. Entretanto, se você usa alguma distro que não tenha o snapd ainda habilitado, essa novidade vai facilitar a sua vida e de quem queira usar.
No seu navegador de internet, pode ser Mozilla Firefox; Google Chrome; Brave; Vivaldi ou Opera, basta digitar uma simples URL (endereço do site). A sintaxe é a seguinte https://snapcraft.io/install/[nome do programa]/[nome da distro]. Vamos a alguns exemplos.
O primeiro é usando o Skype e o elementaryOS. A sintaxe do endereço é:
Então, aparecerá a seguinte página (dividimos para ficar mais didático).
O segundo aplicativo e distro a serem usados, é o Spotify e o Linux Mint. Com a sintaxe:
No terceiro exemplo, vamos utilizar o Fedora e o Telegram (sim, o Telegram tem uma versão oficial em Snap, mas não está no site, fazer o que né 😁). A sintaxe da URL para o Fedora é:
O último caso que vamos dar como exemplo, é o Slack e o Debian. Para o Debian, a sintaxe da URL é:
Até o momento, 11 distribuições Linux estão “suportadas”, são elas: Arch, CentOS, Debian, elementary OS, Fedora, KDE Neon, Kubuntu, Manjaro, Mint, OpenSUSE e Ubuntu.
[UPDATE]
Teve um update importante na pagina de instalação de cada aplicativo Snap. Agora, no final de cada pagina, aparece a lista das distros, com ícones de cada uma e “linkados” para a sua respectiva pagina de instalação personalizada. No exemplo abaixo, vamos utilizar o Spotify.
Com essa simples facilidade e comodidade na hora de instalar o programa em Snap, a Canonical tenta ampliar a sua participação no mercado e não ficando presa a base Ubuntu. Isso pode também aumentar a oferta de aplicativos, pois, com uma base maior, mais usuários e futuros consumidores poderão ser atingidos pelas empresas que distribuem tais softwares. Ainda assim, tem algumas coisas para serem arrumadas, como a questão dos temas, por exemplo. Creio também que muito em breve a opção de “Compra” ou “Buy” aparecerá, proporcionando a venda de apps dentro da própria Snap Store, mas isso é só uma “previsão” rsrs.
Mas agora, comente aí para nós, o que achou dessa facilidade do Snap, de ter páginas específicas para as distros.
Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.
Espero você até a próxima, um forte abraço.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.