ZorinOS Lite 15 é lançado com base no XFCE

ZorinOS Lite 15 é lançado com base no XFCE

No mundo da informática, uma hora ou outra, vamos nos deparar com alguns computadores que já não estão mais “aguentando o tranco” dos sistemas operacionais de hoje. Bom, o ZorinOS Lite 15 veio para dar esse fôlego a mais nesses equipamentos 😄.    

O ZorinOS Lite vem como uma proposta muito interessante para quem tem aquele “pczinho old school”, que nos dias atuais não daria conta de rodar os sistemas mais atuais, como o Ubuntu.  

Em junho deste ano (2019), foi feito uma review no Diolinux, mostrando como seria a versão do ZorinOS 15, que faz uma modificação muito interessante do Gnome e como o pessoal do ZorinOS acha que o Gnome deria ser. O vídeo você pode conferir abaixo.  

O sistema é muito bonito, mas para os “pczinhos old schools”, não daria muito certo, pois poderia ficar muito pesado e deixá-los lentos. Assim cortando a magia de ter uma máquina novamente funcional e podendo transformar isso em frustração, vamos assim dizer. Mas como eu disse no começo da matéria, o ZorinOS 15 Lite veio para preencher essa lacuna.  

7Cq5dkEAhUGsBo3aLJ71 K8YhGDeQHssO2F8 G9sLgqTpk lTapfFUIGZt0b8x38XOgOzGrrv8ruMqcszEeRrJuv L2fesGrcSTAGECO6en0m50vp MY6u1 bjdVIUFwotrUHWK

Como podemos ver, a interface é muito bonita e chamativa, que ainda segundo o site do projeto, ela foi pensada com base no layout do Windows 7 deixando o sistema mais “user-friendly” para quem estiver chegando do sistema da Microsoft, que chega ao fim no começo de 2020.  

9Gd501kynJVlCfz 6dnk2p6pwGEl5UmmQHzBjtQVeJxIkUwY7BlLNfg5R9WREcEjub5DSYeZkA8n67Eleqp DTlqa5Zu1 3EDa40n5uc1gNw1DH3gCyd4M22J7RduLH g0hK9cyF

O ZorinOS 15 Lite se baseia no Ubuntu 18.04 LTS que o suporte vai até abril de 2023, também já vai com o Kernel Linux na versão 5.0 e o ambiente gráfico que é o XFCE, está indo com a versão 4.14. O sistema já está com os suportes para Snap e Flatpacks habilitados, sendo assim, não é necessário fazer nenhuma “instalação” dos mesmos.  

Os requisitos para rodar o ZorinOS Lite, são:  

  • CPU : Single Core de 700 MHz (64 ou 32 bits);  
  • 512 MB de memória ram;  
  • Armazenamento de 8 GB;  
  • Monitor com resolução mínima de 640 x 480.  

Para baixar o ZorinOS Lite 15, basta acessar aqui e para saber todos os detalhes desta versão do sistema operacional, acesse este link.  

E0LFofTwJ61BTOs8AwLahIcI75h2fzy ru9N2vGchO5D5OsnFCwDQFXFjkwfW9jiGoTO2YsYHaRxU5pr TnRp MmbgQ eKX1dvmhx7RMD8b1pAgQ1daYy

Isso é muito bom de se ver, uma empresa como a Zorin Group, dona do ZorinOS, pensar neste tipo de público, que no ano de 2020 vai perder o suporte total do Windows 7 e que não tem condições para fazer a migração para o Windows 10. Assim ela consegue em teoria, dar mais alguns meses de vida para essas máquinas, e isso é muito bom. Tanto que discutimos sobre como aumentar a participação do Linux no desktop, no Diolinux Friday Show. Vale a pena você conferir 😃.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Laptops Linux com Coreboot começam a ser distribuídos pela System76
Continue lendo

Laptops Linux com Coreboot começam a ser distribuídos pela System76

O Coreboot, anteriormente conhecido como LinuxBIOS, é um projeto que começou em meados de 1999 no Laboratório Nacional de Los Alamos, Novo México. Visando ser uma alternativa livre aos firmwares proprietários (BIOS ou UEFI) disponíveis na maioria dos computadores. Gigantes como o Google, já deram algum tipo de apoio no projeto ao longo destes anos. Curiosamente os Chromebooks também executam a firmware livre.