No mundo da informática, uma hora ou outra, vamos nos deparar com alguns computadores que já não estão mais “aguentando o tranco” dos sistemas operacionais de hoje. Bom, o ZorinOS Lite 15 veio para dar esse fôlego a mais nesses equipamentos 😄.
O ZorinOS Lite vem como uma proposta muito interessante para quem tem aquele “pczinho old school”, que nos dias atuais não daria conta de rodar os sistemas mais atuais, como o Ubuntu.
Em junho deste ano (2019), foi feito uma review no Diolinux, mostrando como seria a versão do ZorinOS 15, que faz uma modificação muito interessante do Gnome e como o pessoal do ZorinOS acha que o Gnome deria ser. O vídeo você pode conferir abaixo.
O sistema é muito bonito, mas para os “pczinhos old schools”, não daria muito certo, pois poderia ficar muito pesado e deixá-los lentos. Assim cortando a magia de ter uma máquina novamente funcional e podendo transformar isso em frustração, vamos assim dizer. Mas como eu disse no começo da matéria, o ZorinOS 15 Lite veio para preencher essa lacuna.
Como podemos ver, a interface é muito bonita e chamativa, que ainda segundo o site do projeto, ela foi pensada com base no layout do Windows 7 deixando o sistema mais “user-friendly” para quem estiver chegando do sistema da Microsoft, que chega ao fim no começo de 2020.
O ZorinOS 15 Lite se baseia no Ubuntu 18.04 LTS que o suporte vai até abril de 2023, também já vai com o Kernel Linux na versão 5.0 e o ambiente gráfico que é o XFCE, está indo com a versão 4.14. O sistema já está com os suportes para Snap e Flatpacks habilitados, sendo assim, não é necessário fazer nenhuma “instalação” dos mesmos.
Os requisitos para rodar o ZorinOS Lite, são:
- CPU : Single Core de 700 MHz (64 ou 32 bits);
- 512 MB de memória ram;
- Armazenamento de 8 GB;
- Monitor com resolução mínima de 640 x 480.
Para baixar o ZorinOS Lite 15, basta acessar aqui e para saber todos os detalhes desta versão do sistema operacional, acesse este link.
Isso é muito bom de se ver, uma empresa como a Zorin Group, dona do ZorinOS, pensar neste tipo de público, que no ano de 2020 vai perder o suporte total do Windows 7 e que não tem condições para fazer a migração para o Windows 10. Assim ela consegue em teoria, dar mais alguns meses de vida para essas máquinas, e isso é muito bom. Tanto que discutimos sobre como aumentar a participação do Linux no desktop, no Diolinux Friday Show. Vale a pena você conferir 😃.
Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.