Zorin OS 16 Beta finalmente foi lançado!

Zorin OS 16 Beta finalmente foi lançado!

O Zorin OS é um projeto bastante famoso entre os usuários de Linux. Baseado no Ubuntu LTS e trazendo uma interface GNOME customizada, ele agrada os corações por onde passa.

Após quase um ano do lançamento do Ubuntu 20.04 LTS, a equipe do Zorin OS anunciou que sua versão 16 está mais próxima que nunca e disponibilizaram uma versão beta pública para que os usuários possam conhecer as novidades que estão por vir.

Prepare sua bebida,  seu pendrive, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Zorin OS 16 beta.

Um desempenho aprimorado

Durante meu período de testes com o Zorin OS 15.3 para a Sexta do Hopping, eu senti uma perda considerável de desempenho em minha máquina se comparado com outras distribuições com um GNOME mais recente.

Para o Zorin OS 16, a velocidade é um fator principal e além de todos os aprimoramentos de desempenho existentes no GNOME 3.36, a equipe trabalhou em otimizações que vão desde o kernel até o ambiente de desktop.

Você sentirá os aplicativos abrindo mais rápido, além de melhorias no tempo de carregamento e animações mais suaves, tudo isso para que você possa passar mais tempo sendo produtivo no sistema.

Caso você utilize um notebook, navegar entre os aplicativos e áreas de trabalho virtuais no Zorin OS ficou ainda mais fácil, pois essa versão introduziu a navegação por gestos no touchpad.

Você pode alternar entre espaços de trabalho deslizando 4 dedos para cima ou para baixo. Pressione o touchpad com 3 dedos para abrir a visão geral das atividades e ver instantaneamente todos os aplicativos em execução em seus espaços de trabalho.

Um visual deslumbrante

O tema padrão do Zorin OS recebeu várias melhorias e agora possui uma aparência bastante agradável e polida. É possível perceber os detalhes trazidos ao tema e as novas animações para ações no sistema.

image 15

Modo gelatina

O modo gelatina ativa uma animação em todas as janelas que as deixarão se moverem de forma livre através da tela do computador. Ela me lembra bastante algumas das animações disponíveis no Compiz.

O modo gelatina pode ser ativado através da guia interface no Zorin Appearance.

Uma barra de tarefas customizável

O Zorin OS 16 está mais customizável que nunca, graças às configurações que a equipe disponibilizou para a barra de tarefas. Ao clicar com o botão direito no painel, temos um pequeno menu com algumas funções disponíveis como acessar alguns aplicativos e as configurações da barra de tarefas.

image 14

Uma nova extensão para área de trabalho ativa

Outra mudança interessante para o visual do sistema, foi a escolha de sua extensão de ícones para área de trabalho, Zorin Desktop. A extensão é um fork da extensão Desktop Icons do Ubuntu, com algumas mudanças e funcionalidades semelhantes ao Desktop Icons NG (DING).

image 13

Os aplicativos do Zorin OS

O Zorin OS trabalhou em melhorias para seus aplicativos e seus repositórios, e agora os usuários possuem acesso a uma biblioteca de aplicativos gigante, sem ter que instalar repositórios de terceiros ou ativar manualmente o suporte à snaps ou flatpaks.

Para a versão 16 do sistema, a equipe decidiu adicionar o repositório flathub por padrão, aumentando as opções de aplicativos disponíveis. Agora o sistema conta com snaps, flatpaks, debs, appimages e Wine.

Zorin sound record

Uma novidade para a nova versão do sistema é a adição de uma aplicação de gravação de voz, ideal para quem está criando um “diário” de voz ou começando um podcast, o Sound Recorder se adapta ao seu fluxo de trabalho e torna a tarefa de gravar áudios simples.

image 12

Um Zorin Appearance remodelado

O aplicativo Zorin Appearance recebeu um redesign e agora está ainda mais simples de se usar e navegar. Agora o aplicativo possui uma barra lateral para facilitar a navegação e separou os layouts de trabalho do tema, deixando-o com uma aparência mais limpa.

Zorin Tour

Uma aplicação que foi adicionada nesta versão do sistema e não poderia ficar de fora é o Zorin Tour. Com uma interface bastante limpa e intuitiva, o usuário conhecerá as aplicações básicas do sistema, além de ter seus primeiros passos para a personalização do mesmo.

Teste o Zorin OS 16 Beta

Embora o Zorin OS 16 Core Beta já esteja disponível para download e testes, a equipe recomenda que essa versão não seja utilizada em máquinas de produção, por ainda conter instabilidades. 

Download Zorin OS

As versões Lite, Education e Ultimate do sistema estarão disponíveis para os usuários nos próximos meses.

Você utiliza o Zorin OS? Pretende testar a versão beta? Deixe para gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste