Como ativar todos os efeitos do Compiz no Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Como ativar todos os efeitos do Compiz no Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Janelas gelatinosas e muitos outros efeitos

“Taí” uma das coisas que sinto um pouco de saudade, era muito legal ligar o Linux e ficar “brincando” com aqueles efeitos de desktop, os mesmos efeitos que não tem muito utilidade prática mas que deixam o desktop muito mais vivo e interessante.

Esses efeitos, especialmente as janelas gelatinosas ou Wobbly Windows fizeram muitas pessoas experimentar o Linux antigamente, com o passar do tempo o Compiz e seus efeitos foram sendo deixados de lado, especialmente no Ubuntu com a chegada no ambiente Unity.

Hoje vamos aprender a reabilitar estes efeitos e deixar o seu desktop mais bonito.

Como habilitar os efeitos na área de trabalho do Ubuntu 13.04

Você precisa primeiramente ter o compiz instalado, mas não se preocupe se você usa o Ubuntu com Unity ele já está instalado, inclusive o próprio Unity é um Plugin do Compiz, o que nos vamos precisar instalar são dois pacotes, um para gerenciar o os plugins e o outro é um pacote de plugins extras que traz todos aqueles efeitos.

Abra o terminal e digite:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager && sudo apt-get install compiz-plugins-extra

Feita a instalação abra o Centro de controle do Compiz pela Dash no Ubuntu:

Compiz Settings Manager na Dash no Ubuntu 13.04

Clique a sessão EFEITOS.

Sessão Efeitos do Compiz

Nesta janela você pode habilitar variados efeitos na área de trabalho, como as populares Wobbly Windows e o efeito água na área de trabalho, em Animações você defini as animações das janelas ao abrir, fechar e minimizar, clique nele.

RtPvwO6Noj eXWvp Qkx9EObTI3aZ14hZHcfWGs uEEjro 4b8wLyh7HWXrhMGgOp7rNhF7Idb0GALigu7hW NnJ6X4UjYz A2Wuvsh0zoqt9wiQAfb TmA hLpwHO1YKGNDs491

Na última aba Effect Settings habilite todos os efeitos como indicado na figura, a partir de agora você terá todos os efeitos do Compiz exatamente como tinha em versões anterior do Ubuntu.

DFd08fIUmaYi6TVmD SK36EkULs5iytxLzg9u0HH54teDlONCgOmm4N GRWae4ASkGFDZ fNgT01kwks 9Q

Veja um exemplo dos efeitos em ação e inscreva-se no nosso canal:

Até a próxima pessoal!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Instalando o básico para programar em Java no Ubuntu e Linux Mint
Continue lendo

Instalando o básico para programar em Java no Ubuntu e Linux Mint

Quando se está aprendendo uma linguagem nova de programação podem surgir muitas dúvidas, uma delas é: quais softwares eu devo instalar na meu computador? Aqui vamos apresentar a maneira mais simples (embora bastante completa e instalar o necessário para programar em Java) no Ubuntu. Antes que eu esqueça: quando eu falar em Java e JDK (mais a frente eu explico o que é), estou me referindo ao mesmo software.