Ubuntu

Ubuntu 21.04 não virá com GNOME 40

O Ubuntu é uma das distribuições Linux com maior visibilidade, tanto por usuários de computadores pessoais quanto pelo mercado corporativo. O sistema que atualmente utiliza o GNOME como interface padrão,  já possui um visual muito bem definido e maduro, e, aparentemente não pretende mudá-lo tão cedo.

Com o GNOME 40 chegando e trazendo mudanças em diversas áreas, muitos usuários do Ubuntu estavam empolgados para receber essa atualização da interface já no próximo lançamento da distro, porém, segundo o time de desenvolvimento, não será dessa vez.

Em uma postagem do Discourse do Ubuntu, foi falado que a equipe de desktop do sistema não planeja trazer a nova versão do GNOME em sua próxima versão do sistema, 21.04 “Hirsute Hippo”.

Quer saber os motivos e impactos dessa decisão? Então sente-se confortavelmente, prepare sua bebida favorita e vamos falar sobre o Ubuntu.

Mudanças de estrutura no GNOME 40 

Embora pareça que o GNOME 40 apenas traz mudanças no design, vale lembrar que ele encerra o ciclo do GTK 3 e inicia o ciclo do GTK 4. Sendo assim, teremos inúmeras mudanças no código de algumas aplicações, temas e extensões.

Essas mudanças no código ainda não concluídas, portanto, não puderam ser revistas pela equipe de desenvolvimento do Ubuntu Desktop e segundo eles, não será possível revisar todo o código em apenas 3 meses, principalmente se considerarmos que o GNOME 40 será lançado no final de março, mesmo período de lançamento da versão beta do Ubuntu.

Para evitar eventuais problemas como bugs (desconsidere a Snap Store) e falta de coesão na interface, já que o Ubuntu precisa de extensões para manter seu visual, a equipe decidiu não arriscar a mudança para o GTK 4 e irá manter a versão mais recente do GNOME 3.38 com tema Yaru e aplicativos em GTK 3.

O que a equipe do Ubuntu tem a dizer?

Faz algumas horas que o desenvolvedor Sebastien Bacher publicou um tópico no discourse onde foi dito que a próxima versão do sistema virá com o GNOME 3.38.

Dentre alguns pontos do tópico, podemos destacar:

The new shell design, is it going to be fully ready in one cycle? What’s the impact on our desktop and extensions? It’s likely that we will have design questions to resolve and non trivial code changes

GTK4 is out, Debian is packaging it (currently waiting on NEW review) so that part shouldn’t create extra work for us but then what’s the impact? Is the new version stable enough? GNOME isn’t likely to transition fully over a cycle, does it bring risks?

Tradução:
O novo design do Shell vai estar totalmente pronto em um ciclo? Qual é o impacto em nossa área de trabalho e extensões? É provável que teremos questões de design para resolver e mudanças de código não triviais.
O GTK 4 ainda está fora dos repositórios Debian (que atualmente está esperando a nova revisão). Essa parte não deve criar trabalho extra para nós, então qual é o impacto? A nova versão é estável o suficiente? O GNOME provavelmente não fará uma transição completa ao longo de apenas um ciclo, isso traz riscos?

Quais os impactos do GTK 4 no sistema?

Com a mudança de Toolkit pela equipe do GNOME, serão necessárias algumas mudanças nas aplicações do Ubuntu como a Snap Store, e uma reformulação do tema Yaru, que foi escrito em GTK 3 para manter a coesão visual do sistema.

Além disso, extensões como “Ubuntu Dock” e “Ubuntu Applications” deverão ter algumas mudanças em seus códigos, para que não apresentem bugs e falhas durante o funcionamento do sistema.

A nova interface apresenta algum impacto?

A resposta é sim. Caso o Ubuntu deseje manter seu visual como ele está atualmente, as áreas de trabalho virtuais deverão voltar a sua posição na vertical e serão removidas do menu principal onde elas também aparecem.

gnome 1
Novo “menu iniciar” do GNOME

Cuidado nunca é demais

Ao que tudo indica, apenas o Ubuntu 21.04 que não irá seguir o ciclo de desenvolvimento do GNOME, porém o Ubuntu 21.10 poderá vir com o GNOME 41, já que a equipe terá mais tempo para adequar as extensões e o tema Yaru para o GTK 4.

Essa foi uma decisão bastante sábia da equipe do Ubuntu Desktop que deseja entregar um ambiente mais polido (coisa que não fizeram com o Ubuntu 18.04 LTS). 

Será que o Ubuntu irá se render ao novo design do GNOME? Teremos um novo tema escrito em GTK 4? O que você espera das próximas versões do Ubuntu? Deixe sua opinião para a gente nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoUbuntu

    Vale a pena atualizar para o Ubuntu 23.10?

    Ubuntu

    Ubuntu 23.04 "Lunar Lobster": o que sabemos até agora

    UbuntuTutoriais

    11 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04.6 LTS