Ubuntu 17.10 está corrompendo BIOS de Notebooks Lenovo

Ubuntu 17.10 está corrompendo BIOS de Notebooks Lenovo

Alguns usuários estão relatando problemas ao utilizar o Ubuntu 17.10 com Notebooks Lenovo, alguns desses problemas acabaram danificando a BIOS dos equipamentos.

Hoje alguns usuários relataram que a BIOS de seus computadores foi corrompida depois da instalação do Ubuntu 17.10. Aparentemente, a maior parte dos computadores afetados é da Lenovo, mas surgiram alguns relados de modelos da Acer, Toshiba e Dell. O problema não é generalizado e parece afetar somente modelos específicos, no entanto, o problema é grave demais para ser ignorado.

A Canonical até removeu temporariamente os links para download do Ubuntu 17.10 para evitar esses problemas até que o problema fosse resolvido, felizmente, ele já foi, e o Ubuntu 17.10 já está disponível novamente.

Leia também: As novidades do Ubuntu 17.10

Aparentemente o componente do sistema que estava corrompendo as BIOS é o Driver Intel SPI incorporado ao Kernel Linux 4.13 que o Ubuntu utiliza, por questão de segurança a Canonical desabilitou este recurso.

Apesar de os relatos terem surgido com o Ubuntu 17.10, não está descartado este tipo de problema com outras distros que usem a mesma versão do Kernel, incluindo distribuições derivadas do Ubuntu, muitas vezes a quantidade de relatos está diretamente relacionada a quantidade de usuários que o Ubuntu tem, talvez tenha acontecido em outras distros, porém, não ganharam a mesma repercussão, vale a pena ficar de olho.

Eu mesmo tenho um Notebook Lenovo e felizmente não sofri com este problema com o Ubuntu, para o bem ou para o mal, o desenvolvimento open source foi ágil novamente e corrigiu o problema em poucas horas.

Os computadores que foram afetados, segundo os relatos, são estes modelos:

– Lenovo B40-70

– Lenovo B50-70

– Lenovo B50-80

– Lenovo Flex-3

– Lenovo Flex-10

– Lenovo G40-30

– Lenovo G50-70

– Lenovo G50-80

– Lenovo S20-30

– Lenovo U31-70

– Lenovo Y50-70

– Lenovo Y70-70

– Lenovo Yoga Thinkpad (20C0)

– Lenovo Yoga 2 11 “- 20332

– Lenovo Z50-70

– Lenovo Z51-70

– Lenovo Ideapad 100-15IBY

– Acer Aspire E5-771G.

Até a próxima!

Fonte


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o Ubuntu no modo OEM
Continue lendo

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Você já pensou em como são configurados os computadores que compramos nas lojas? Logo que você liga ele pela primeira vez o sistema está todo instalado e configurado mas mesmo assim você pode criar no momento da inicialização o seu usuário e colocar a senha que você desejar, este é o modo de instalação OEM (Original Equipment Manufacturer) e nós vamos aprender a instalar o Ubuntu desta forma hoje.