Os usuários Linux da “velha guarda”, irão se alegrar com a postagem de hoje. No entanto, se você está “chegando agora”, não se preocupe a dica também pode ser de seu agrado.
O Clementine é uma player de música relativamente conhecido entre os usuários Linux, ainda mais se você for usuário de longa data. Player preferido de muitos, o Clementine fazia sucesso com seu jeitão despojado e que remetia outro player clássico, o Amarok, especificamente inspirado em sua versão 1.4 (bons tempos).
Infelizmente o projeto anda meio parado, sem receber atualizações ou novos recursos desde 2016, na qual foi lançada sua atual versão 1.3.1. Quem acompanha as minhas postagens aqui no blog Diolinux sabe que venho “em busca do player perfeito” (ao menos para minha utilização). Alguns que testei e recomendo são: Olivia, Elisa, e estou utilizando outros (aguardem novas postagens). Além destes, outras postagens foram feitas no blog com algumas opções, o Museeks e Tauon Music Box (postadas por meu colega de trabalho Ricardo, O Cara do TI).
“De um pedaço pequeno de laranja à um morango”
O Clementine é famoso por possuir um pedaço de laranja como logo, já o player de música Strawberry possui um morango. Isso não é coincidência, o Strawberry é um fork (baseado) no Clementine. Veja algumas de suas características:
- Player de música e biblioteca (organize suas músicas);
- Ampla gama de formatos suportados, como: WAV, FLAC, WavPack, DSF, DSDIFF, Ogg Vorbis, Speex, MPC, TrueAudio, AIFF, MP4, MP3, ASF e Monkey’s Audio;
- Reproduz de CD’s;
- Notificações na área de trabalho nativamente;
- Playlists em múltiplos formatos;
- Saída de áudio avançada, e configurações de dispositivo com reprodução perfeita para usuários mais exigentes;
- Edite as tags de suas músicas;
- Busque tags diretamente do MusicBrainz;
- Arte da capa do álbum em serviços, como: Last.fm, Musicbrainz, Discogs, Deezer e Tidal;
- Letras de músicas de AudD e ChartLyrics;
- Suporte para vários back-ends;
- Analisador de áudio;
- Equalizador de áudio;
- Transfira músicas para o player USB do iPod, iPhone, MTP ou armazenamento em massa;
- Suporte à streaming de músicas (Tidal, Qobuz e Subsonic);
- Scrobbler com suporte ao Last.fm, Libre.fm e ListenBrainz;
- Desenvolvido em C++ e Qt 5, além de ser Open Source;
- Versões para Linux, OpenBSD, Windows e macOS.
O programa está disponível em diversos formatos e para vários sistemas operacionais, você pode acessar a página do Github do projeto e obter mais informações.
Como instalar o player Strawberry
O Strawberry pode ser obtido de diversas maneiras, em seu site oficial é descrito os procedimentos para cada sistema, no Windows existem dois instaladores executáveis (32bits e 64bits) para macOS a opção de compillar ou instalar via DMG. No Linux você poderá compilar ou instalar diretamente do repositório, caso sua distribuição esteja na lista abaixo:
Nessas distribuições pesquise pelo pacote “strawberry” e instale como costuma fazer.
Existem maneiras bem práticas para instalar o player em seu sistema, uma delas é via AppImage e outra Snap (o player está na Snapcraft). Testei ambas, e a integração com o Gnome-Shell (Ubuntu) foi muito boa. Com um indicador na barra superior (um pequeno morango) e botões com opções de pausar, avançar ou voltar as músicas, diretamente na área de notificações do Gnome-Shell.
Baixe a versão em AppImage por este link, observe a data do lançamento e priorize o último disponibilizado. Se não sabe como executar um arquivo AppImage, essa postagem demonstra todo passo a passo.
O Snap do Strawberry pode ser instalado tanto via terminal, como pela Loja (no caso do Ubuntu). Pesquise por: “strawberry” e instale o aplicativo.
Para as outras distribuições que não possuem o Snap configurado, essa postagem ensina o processo.
Obviamente que a instalação do player pode ser via terminal, se assim desejar, utilize estes comandos.
Instalação do Strawberry Snap via terminal:
sudo snap install strawberry
Remoção do Strawberry Snap via terminal:
sudo snap remove strawberry
Foi bem nostálgico utilizar o Strawberry, para os fãs do Clementine que prezam por um software em pleno desenvolvimento e com atualizações (sejam elas de segurança ou melhorias), com certeza o player é uma ótima pedida.
Você conhecia o Strawberry? Usava o Clementine ou ainda usa? Participe de nosso fórum Diolinux Plus e fique por dentro das novidades, vai que você acaba descobrindo algo novo.
Até o próximo post, que vou ouvir umas músicas, SISTEMATICAMENTE! 😎
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.