O Pop!_OS é um sistema operacional bastante conhecido e utilizado por diversos membros da comunidade Linux, por ser uma alternativa viável ao Ubuntu, principalmente no ramo de desktops, onde o sistema da Canonical deixou a desejar por anos.

Recentemente, tivemos o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e com ele, diversos sistemas operacionais baseados no Ubuntu estão preparando novas versões e um destes é o Pop!_OS, que trouxe sua versão 22.04 LTS.

Vamos falar um pouco sobre este lançamento, comentando alguns dos recursos e novidades que ele oferece a sua comunidade de usuários.

Agora com o novo GNOME 42

Uma das principais novidades que o Pop!_OS 22.04 LTS oferece aos seus usuários está relacionado a versão do GNOME, pois, temos o mais novo GNOME 42 como a interface padrão do sistema.

Mas não se anime tanto, embora o GNOME 42 esteja disponível, você ainda não verá o novo visual que a libadwaita oferece aos aplicativos, pois o Pop!_OS optou por fazer uma customização “pesada” no sistema, mantendo o visual clássico de suas versões recentes.

image 32

Além disso, o Pop!_OS não oferece o Console e GNOME Text Editor, as novas aplicações do GNOME 42, mantendo o Gedit e GNOME Terminal como os aplicativos padrão do sistema.

image 31

Uma interface cósmica

Sem dúvida nenhuma, uma das maiores diferenças da versão 20.04 LTS do Pop!_OS para a 22.04 LTS está relacionada a interface do projeto que deixou de ser o GNOME “vanilla” para ser o COSMIC.

Esta ainda não é a interface baseada em Rust que a System76 está desenvolvendo, mas uma customização no GNOME que conhecemos, oferecendo uma nova forma de trabalhar.

image 30

Agora, temos um novo menu de aplicativos, uma dock totalmente remodelada na posição inferior da tela e recursos como o Pop Launcher ainda mais em foco, visto que ele é o padrão ao pressionarmos a tecla “meta”, comportamento este que pode ser mudado.

Se você deseja saber mais sobre o COSMIC e todos os recursos que ele oferece aos usuários, temos um artigo completo no blog com detalhes da nova interface.

Mantenha o sistema sempre atualizado

Manter seu sistema operacional sempre atualizado é uma tarefa muito importante para aumentar a sua segurança digital. Embora seja relativamente simples atualizar o Pop!_OS, nada melhor do que automatizar uma tarefa rotineira, não é mesmo?

A equipe da System76 atualizou a sessão “OS Upgrade & Recovery” das configurações do sistema, trazendo a opção de automatizar as atualizações do sistema operacional.

image 29

A ferramenta permite a você instalar uma atualização que estiver disponível ou agendar dias da semana para efetuar a atualização. Você pode saber mais sobre esta ferramenta através deste vídeo do Diolinux Clips:

Uma nova aba de suporte para o sistema

Em algum momento durante o uso de seu computador você pode precisar de suporte, porém, nem sempre sabemos onde buscar apoio ou como gerar os arquivos de log corretos para descobrir o problema causado em sua máquina.

Isso é uma situação comum e pensando em seus clientes (e usuários do Pop!_OS), a System76 adicionou uma nova sessão nas configurações do sistema, chamada suporte que conta com várias opções para te auxiliar a obter os dados e enviar tickets aos desenvolvedores.

image 28

Através desta sessão, você tem acesso a informações como o modelo de seu computador (caso seja um dispositivo da System76) e a versão do sistema operacional utilizada no computador.

Além disso, ela te dá acesso rápido a documentação do projeto e ao Pop!_OS Chat para você poder ter acesso ao suporte da comunidade, além da opção de criação de arquivos log para enviar ao suporte.

Outras mudanças relevantes nesta edição

A equipe da System76 trouxe outras mudanças bastante relevantes para o Pop!_OS 22.04 LTS, sendo elas:

  • Adição do pipewire como servidor de som;
  • Desempenho aprimorado com o System76 Scheduler;
  • Adição dos drivers da NVIDIA na Pop!_Shop;
  • Melhor suporte à múltiplos monitores;
  • Correções na interface em displays HiDPI;
  • Protocolo RDP será o padrão para acessos remotos;
  • Se uma atualização for interrompida, será possível continuar de onde você parou;
  • O tipo de arquivo padrão para ícones foi alterado para .svg;

Utilizando o novo Pop!_OS 22.04 LTS

Se você deseja utilizar a mais nova versão do Pop!_OS como seu sistema operacional principal ou realizar alguns testes com a nova interface, , basta realizar o download da ISO através do site oficial do projeto.

Se você já utiliza o Pop!_OS é possivel realizar a atualização para o Pop!_OS 22.04 LTS através da sessão “OS Upgrade & Recovery” nas configurações do sistema ou através do terminal com os seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt full-upgrade
pop-upgrade release upgrade

Você gosta do Pop!_OS? O que achou do Pop!_OS 22.04 LTS?

Até o próximo artigo pinguim!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento
Continue lendo

Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento

O Pop!_OS 21.10 teve um lançamento bastante conturbado com usuários reportando vários problemas no sistema e sofrendo com alguns bugs na interface gráfica.
Pop!_OS 21.10 pode ser lançado com versão em ARM
Continue lendo

Pop!_OS 21.10 pode ser lançado com versão em ARM

O Pop!_OS 21.10 está há poucas semanas de seu lançamento oficial e contará com algumas novidades que podem deixar os usuários do sistema bastante empolgados, incluindo uma possível versão em ARM.