O POCO F4 GT, um dos smartphones para gamers mais poderosos do mercado, acabou de ser lançado, e, a Poco irá sortear uma unidade do dispositivo entre as pessoas que estiverem seguindo a “@pocoglobal” no Twitter.

A popularização dos games “mobile”

Há pouco mais de uma década, era impensável que teríamos a oportunidade de rodar, em celulares, jogos mais complexos e pesados do que aqueles que estavam disponíveis para os computadores e consoles da época.

Em contrapartida, em 2022, a indústria dos games para smartphones possui um valor de mercado de mais de 94 bilhões de dólares.

Hoje em dia, nem todos têm condições para adquirir um console da última geração ou um computador poderoso o suficiente para rodar os jogos atuais. Porém, a maioria das pessoas possui um smartphone que pode rodar um grande número de jogos.

Mesmo com esse crescimento rápido e grande valor de mercado, a experiência de jogar nos smartphones, ainda possui deficiências graves e, solucionar essas deficiências, foi um dos principais fatores que levaram a POCO a desenvolver o POCO F4 GT.

Os problemas de se jogar em smartphones e como o POCO F4 GT irá solucioná-los

As deficiências dos smartphones para o mercado gamer atual vai muito além do desempenho do hardware, baixa duração da bateria ou falta de recursos nas telas, estes são apenas alguns dos fatores que podem afetar a sua jogatina. 

A POCO desenvolveu soluções criativas para resolver esses problemas no POCO F4 GT, que a empresa afirma ser o melhor smartphone para gamers da atualidade.

O problema do superaquecimento nos smartphones

Os smartphones atuais são extremamente compactos e isso é ótimo, do ponto de vista da praticidade. Porém, essa mesma característica torna extremamente difícil a criação de um bom sistema de resfriamento.

Entusiastas de jogos e profissionais de E-sports podem passar diversas horas ininterruptas jogando. Como grande parte desses jogos exigem um alto poder de processamento, a temperatura dos smartphones costuma subir bastante após, relativamente, pouco tempo de uso.

superaquecimendo smartphone

Além do desconforto tátil, o superaquecimento dos dispositivos pode gerar perda de desempenho, já que o processador precisa diminuir o seu “ritmo” de trabalho para reduzir a energia que está sendo consumida e, consequentemente, baixar a temperatura (o famoso throttling).

A solução da POCO para o superaquecimento

Para evitar que o POCO F4 GT superaqueça, foi desenvolvida uma nova tecnologia de resfriamento chamada “Liquid Cooling 3.0”. Essa tecnologia permite que o dispositivo seja utilizado com os jogos mais pesados por longos períodos sem superaquecer.

A POCO estava pensando nos problemas causados pelo superaquecimento já na fase de projeto do POCO F4 GT. Por isso, os chips de processamento foram colocados o mais afastado possível dos chips de carregamento, os dois componentes que mais geram calor em um smartphone.

POCO F4 GT

Além disso, o sistema operacional do POCO F4 GT conta com melhorias exclusivas para jogos específicos, como para o título Genshin Impact. Essas melhorias otimizam a execução do jogo pelo dispositivo em vários aspectos, inclusive, diminuindo os riscos de superaquecimento.

Problemas de carregamento e duração da bateria

Outro grande problema para quem quer passar horas e horas jogando no smartphone. Utilizar o aparelho conectado no carregador é um opção, porém, além do desconforto devido à posição do cabo, muitos carregadores não conseguem fornecer energia suficiente para sustentar um smartphone rodando um jogo pesado.

charging phone

Para solucionar isso, um novo modelo de cabo de carregamento foi criado, desenhado para ser utilizado com o dispositivo em uso, para não gerar desconforto e prejudicar o “grip” do jogador.

Segundo a POCO, o smartphone poderá ser utilizado com o cabo de carregamento conectado para jogar ou assistir filmes sem gerar a mínima inconveniência física.

carregador do POCO F4 GT

Além disso, o POCO F4 GT virá com um carregador de 120W equipado com a tecnologia “HyperCharge”. A POCO afirma que, mesmo que você esteja jogando ou assistindo filmes em alta resolução, o tempo de carregamento do dispositivo não irá exceder os 30 minutos.

Taxa de atualização da tela e o “input lag”

O “input lag” é o tempo que leva para que o pressionamento de uma tecla seja reconhecido pelo jogo, e a devida ação seja realizada. Aliada ao “input lag” está a “taxa de atualização”, que é quantos quadros por segundo o seu monitor consegue exibir.

Esses termos são recorrentes entre os “gamers” de computadores, especialmente, entre aqueles que gostam de jogos de tiro competitivos, como CS ou Overwatch.

As pessoas envolvidas nesse “universo” sempre buscam pela melhor conexão possível com a internet e gastam altos valores em mouses e teclados que prometem o menor “input lag” possível. 

POCO F4 GT amoled 120hz

Para eliminar estes problemas o POCO F4 GT conta com uma tela AMOLED de 120Hz, o que significa que a mesma é capaz de exibir até 120 quadros por segundo, o dobro dos 60 QPS encontrados na maioria dos smartphones e monitores de computador.

Além disso, a função de toque na tela do dispositivo conta com uma frequência de 480Hz, isso significa que o smartphone irá detectar mudanças no posicionamento dos seus dedos na tela 480 vezes por segundo.

Desempenho “bruto” e multitarefas

Não basta ser jogável! Hoje em dia, para agradar à maioria das pessoas um game precisa rodar a uma boa taxa de quadros por segundo e em uma qualidade gráfica razoável.

Além disso, o público “gamer” mais “hardcore” também precisará utilizar outras aplicações, como apps de comunicação, rodando em segundo plano, e um dispositivo para atender a este público precisa ser poderoso o suficiente para oferecer uma boa experiência multitarefas.

Foi pensando em todos esses requisitos que a POCO definiu quais seriam os hardwares escolhidos para compor o seu novo smartphone.

Os companheiros perfeitos: Poco Watch e Poco Buds Pro

A POCO anunciou também dois novos produtos para complementar sua linha, o smartwatch Poco Watch e seu novo fone de ouvido TWS Poco Buds Pro Genshin Impact Edition.

O Poco Watch tem um display AMOLED quadrado de 1,6 polegadas com resolução de 360 por 320 pixels, pesando apenas 31 gramas. Ele conta com uma gama variada de recursos como:

  • monitor de frequência cardíaca;
  • monitor de nível de oxigênio no sangue;
  • rastreamento específico para mais de 100 esportes;
  • GPS;
  • resistência à água de 5 ATM (até 50 M);
  • bateria que dura até 14 dias de uso misto.

As especificações do POCO F4 GT

Para responder às necessidades de desempenho, o POCO F4 GT chegou com uma combinação de hardware “de cair o queixo”. Confira:

  • Processador: Octa-core Qualcomm SM8450 Snapdragon 8 Geração 1;
  • RAM: Versões com 8GB e 12 GB;
  • GPU: Adreno 730;
  • Bateria: Duas baterias de 2350mAh cada, totalizando 4700mAh;
  • Sistema operacional: MIUI 13 (baseado no Android 12);
  • Tela: AMOLED de 6,67 polegadas com 120Hz, resolução de 1080×2400 e densidade de pixels de 395ppi;
  • Armazenamento: versões com 128 GB e 256 GB;
  • Suporte a cartão de memória: Não;
  • Câmera traseira: 36 MP com lente de 26 mm (wide), HDR e gravação de vídeos em até 4k/60fps;
  • Câmera frontal: 20 MP com HDR e gravação de vídeos em até 1080p/60 FPS;
  • Cores disponíveis: preto, prata e amarelo.

O dispositivo ainda conta com tecnologia 5G e Bluetooth 5.2.

Quanto custa o POCO F4 GT?

O POCO F4 GT já está disponível para compra através do AliExpress por valores a partir de R$2597,12. No momento em que este artigo está sendo escrito o produto encontra-se com frete grátis para o Brasil.

Na hora da compra, você ainda pode escolher alguns itens adicionais, como película, capinha, fones de ouvido, entre outros.

Como ganhar um “na faixa”

Para comemorar o lançamento do dispositivo, a POCO fará sorteios entre as pessoas que adquirirem um Poco F4 GT! Confira as regras abaixo e fique atento nas suas chances!

  • Primeiras 10 compras: 10 sorteados ganharam um POCO F4 GT.
  • Primeiras 300 compras: 100 sorteados ganharão um POCO Watch ou POCO Buds Pro Genshin Impact Edition.
  • Primeiras 300 compras: 200 sorteados ganharão uma camiseta ou chapéu personalizados da POCO.

Os vencedores serão definidos pela ordem de compra (efetivada) e os ganhadores não serão repetidos.

Um excelente produto por um bom preço

Considerando todas as vantagens oferecidas pelo modelo, o preço base me parece bastante razoável. É claro que nós, brasileiros, sempre temos um fator dificultante a mais, que é a possibilidade de taxação.

O quê você achou das características e do preço do POCO F4 GT? Será um bom “custo x benefício”? Comente, abaixo, quais são as suas impressões sobre o dispositivo.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
beneficios atuais do uso de VPN
Continue lendo

5 benefícios atuais do uso de VPN

Streaming, wifi público, privacidade: conheça 5 formas diferentes pelas quais você pode se beneficiar da utilização de uma VPN.