pop os cosmic mockups
Notícias

Cosmic: a nova interface do Pop!_OS deve chegar já em 2023

Há alguns meses a System76, empresa responsável pelo desenvolvimento do Pop!_OS, está trabalhando no Cosmic, um novo ambiente desktop que deverá substituir o GNOME Shell no sistema operacional.

Conheça o Cosmic: o novo ambiente do Pop!_OS

Conforme relatamos em outro artigo, o que a System76 considera ser o “ideal” para o seu sistema é, significativamente, diferente do que os desenvolvedores do GNOME querem para o seu projeto.

Essas diferenças chegaram ao ponto em que fazer modificações no GNOME Shell não é mais o suficiente para atender as necessidades da System76 com o Pop!_OS.

pop os cosmic
Grade de apps do novo Cosmic.

Isso fez com que a empresa americana embarcasse na jornada de criar o seu próprio ambiente desktop, o Cosmic.

As novidades do ambiente desktop Cosmic

Bonito, moderno, mas não tão diferente

Apesar de ainda ser um projeto em desenvolvimento e não estar pronto para uso, o Cosmic já pode ser testado e, conforme você pode ver na imagem abaixo, não está ficando tão diferente, visualmente, do que o Pop!_OS é hoje em dia.

pop os cosmic
Comparação do mecanismo de buscas no Pop!_OS com Cosmic vs GNOME Shell.

Mesmo assim, a nova interface gráfica do Pop!_OS, para o meu gosto, está ficando mais bonita do que a atual. Além disso, conforme o que foi dito por Carl Richell, CEO da System76, no Tweet abaixo, é possível que tenhamos novos recursos visuais no sistema, como “blur”.

Ao ser questionado por um usuário se “blur” e transparência serão considerados para o Cosmic, Carl responde:

Eu gostaria de manter algumas surpresas 😉

Quando o Cosmic será lançado?

Em outro “tweet” Carl deu algumas informações sobre quando será lançada a primeira versão do Pop!_OS com o novo Cosmic, e, que teremos novos lançamentos “alfa” para conferir mais novidades do projeto.

“O primeiro lançamento do Pop!_OS com o ambiente desktop Cosmic sairá em 2023. Nós o chamamos de Epoch 1. Nós, provavelmente, teremos lançamentos de versões alfa neste verão.”

Considerando que Carl está se referindo ao verão do hemisfério norte, podemos esperar novos lançamentos de testes do Cosmic a partir do final de junho deste ano.

A expectativa está crescendo

Estou gostando bastante das novidades que vem sendo divulgadas pela System76 em relação ao novo ambiente desktop do Pop!_OS. Além de me agradar visualmente, será muito bom termos mais uma interface gráfica disponível para ser utilizada tanto no “Pop” quanto em outras distros.

Você está ansioso para ver como o Pop!_OS vai ficar com a sua nova interface gráfica original? Compartilhe conosco, nos comentários abaixo, o seu ponto de vista sobre o assunto!

Isso é tudo pessoal! 😉

Imagens: edfloreshz

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!