Encontrar um sistema operacional para utilizar em hardware fraco não é nada simples, pois muitas vezes nos deparamos com algumas limitações que podem quebrar o nosso fluxo de trabalho.
Pensando nisso, o Peppermint OS acabou de anunciar seu mais recente lançamento, trazendo uma grande evolução para o produto, além de recursos que os usuários acharão úteis.
Conheça o Peppermint OS
Utilizando o Debian como base e a interface gráfica XFCE, o Peppermint OS é uma distribuição Linux centrada na nuvem, onde os usuários podem realizar todas suas tarefas através de um navegador de internet e WebApps.
O nome Peppermint faz uma pequena alusão ao Linux Mint que é um dos sistemas que inspiraram a equipe, devido sua facilidade de uso e utilitários do sistema, porém, por ser um pouco mais “temperado”, a equipe do sistema apimentou um pouco seu nome.
Vale dizer que a equipe do Peppermint OS desenvolveu o utilitário de criação de WebApps ICE que permite aos usuários criar um WebApp com qualquer navegador instalado no sistema operacional.
O que há de novo no Peppermint OS?
O Peppermint OS mudou muito desde seu último lançamento, com a interface gráfica que deixou de ser o LXDE para a versão mais recente do XFCE (4.16).

Seu processo de instalação também passou por algumas alterações e agora, o Calamares é o novo instalador padrão do sistema, substituindo o Ubiquity. Vale dizer também, que o “num lock” virá ativado por padrão, então, fique atento ao utilizá-lo em um notebook.
Seja bem-vindo ao sistema
O Peppermint OS conta com uma nova tela de bem-vindo, ainda mais completa para os usuários do sistema, que agora podem realizar uma série de configurações através de um único local.
Essa aplicação será bastante importante para que o usuário dê os seus primeiros passos no sistema, como instalar um navegador de internet, pois esta edição não possui nenhum instalado por padrão, permitindo a você escolher a opção que mais lhe agrada.

Entre os recursos desta aplicação, o usuário pode optar por baixar alguns temas GTK, temas de ícones e wallpapers para o sistema através do Peppermint Extras.

Peppermint Hub, acessando todas suas configurações
O sistema também oferece um novo aplicativo chamado Peppermint Hub, que reúne todas as configurações relacionadas ao desktop, hardware e software em um único local.

Por último, mas não menos importante, o Peppermint OS 10 traz o bloqueador de anúncios baseado em terminal hblock pré-instalado no sistema, para que o usuário possa ativá-lo e desativá-lo a qualquer momento.
Utilizando o Peppermint OS 10
Se você ficou curioso quanto ao Peppermint OS e deseja testá-lo ou até mesmo utilizá-lo como em uma máquina real, você pode realizar o download do sistema através do site oficial do projeto.
Você gosta da ideia de sistemas operacionais focados em nuvem? O Peppermint OS seria um bom sistema operacional para o seu dia a dia?
Isso é tudo pessoal, nos vemos no próximo artigo!