Existem centenas de distribuições Linux disponíveis na internet, desde aquelas baseadas em projetos grandes, como o Linux Mint e o Manjaro, como sistemas operacionais independentes criados do zero a partir do kernel Linux.

O que estes projetos possuem em comum, além do kernel Linux, são suas diferenças que tornam cada sistema operacional único, seja um pacote de ícones, uma série de aplicações próprias ou quem sabe uma filosofia de sistema operacional.

No artigo de hoje, nós iremos falar sobre o NixOS, um sistema Linux independente que conta com uma abordagem única para o gerenciamento de pacotes e pode ser o seu próximo sistema operacional.

O projeto NixOS

Lançado no ano de 2003 por Eelco Dolstra e Armijn Hemel, o NixOS evoluiu bastante com o passar dos anos e se tornou um dos sistemas operacionais mais queridos de desenvolvedores, administradores de sistema e entusiastas da tecnologia.

Um gerenciador de pacotes poderoso

Utilizando seu gerenciador de pacotes exclusivo, o Nix, o NixOS conta com mais de 60 mil pacotes disponíveis para download, mas a quantidade de pacotes não é o que chama atenção, mas sim, como eles são gerenciados.

Isso porque o gerenciador de pacotes Nix garante que a instalação ou atualização de um pacote no sistema não quebre outros pacotes previamente instalados, além de permitir que pacotes sejam revertidos para uma versão anterior, garantindo uma atualização de sistema estável e confiável.

Como o Nix constrói os pacotes do sistema de forma isolada, eles são reproduzíveis e não possuem dependências não declaradas, fazendo com que se um pacote funcionar em uma máquina, também irá funcionar em outra (chega de ouvir “na minha máquina funciona”).

Pensado em desenvolvedores

Sabemos que a área de desenvolvimento segue em constante crescimento e ter um sistema operacional pensando em profissionais e entusiastas desta área faz toda a diferença.

Para auxiliar estes profissionais, o NixOS oferece um ambiente de desenvolvimento completo e consistente, para você perder menos tempo se preocupando em como instalar as dependências de seu projeto e passar mais tempo codificando.

Vale dizer que com o NixOS, o seu ambiente de desenvolvimento irá possuir integração continua, você não precisa de se preocupar com a falta de dependências em um projeto em seu, mesmo quando precisar continuar o trabalho em outro lugar

O que há de novo no NixOS 22.05

Já faz algum tempo desde que a equipe do NixOS lançou sua última versão estável 22.05, apelidada de “Quokka” e esta versão do sistema trouxe diversas novidades, como:

  • KDE Plasma 5.24.5;
  • Kernel Linux 5.15.46;
  • KDE Frameworks 5.93;
  • Firefox 101;
  • KDE Apps 22.04.

Vale dizer que o sistema conta com uma seleção de apps bastante simples e concisa, trazendo diversas soluções do KDE como o Elisa, Kate, Okular e Konsole por padrão.

Uma instalação simplificada

Uma das principais mudanças que o projeto NixOS trouxe está relacionada em melhorar a experiência de instalação do sistema, principalmente pensando em novos usuários, visto que o NixOS é bastante diferente de outras distribuições convencionais.

Para isso, a nova versão do NixOS oferece o instalador Calamares, que pode ser utilizado com as versões live do sistema, e através dele, você pode selecionar a interface que o sistema irá utilizar.

image 35

Caso você seja um usuário “raiz” do NixOS que queira construir o sistema inteiramente do zero, também existe uma ISO minimal do sistema para download, inclusive, é possível reviver PCs de 32 bits através dela.

image 36

Atualizando, adicionando e removendo pacotes

O NixOS já é conhecido na comunidade como a distribuição mais atualizada e com maior número de pacotes disponíveis em seu repositório. Para continuar com estes títulos uma manutenção nos repositórios sempre é necessária.

A versão 22.05 do NixOS trouxe aos repositórios do sistema 9.345 novos pacotes, além da atualização de 10.666 pacotes.

Para auxiliar a segurança do sistema, remover pacotes que não são mais mantidos por seus desenvolvedores é essencial e a versão mais recente do NixOS removeu 5.874 pacotes desde seu último lançamento estável (21.11).

Um gerenciador de pacotes atualizado

A nova versão do NixOS também trouxe a versão 2.8 do gerenciador de pacotes Nix como padrão, oferecendo aos usuários diversas correções, melhorias e é claro, um belo aumento em seu desempenho.

A principal novidade da nova versão do Nix está relacionada a sua funcionalidade chamada “flocos”, que permitirá aos usuários introduzir funcionalidades experimentais nos pacotes Nix.

NixOS, vale o teste?

Se você é um desenvolvedor e gostaria de testar algumas das funcionalidades do NixOS, ou simplesmente é um entusiasta em distribuições Linux e gostou das propostas do NixOS, testar o sistema pode te ajudar a experimentar algo totalmente novo.

O download do sistema pode ser realizado através de seu site oficial e como ele possui um instalador gráfico, não existem mais motivos para não testá-lo em uma máquina virtual ou quem sabe sua máquina secundária.

Você já conhece o NixOS? Que tal testar a mais nova versão deste sistema operacional?

Até o próximo artigo pinguim.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Novidades do Cutefish OS Beta 0.8
Continue lendo

Novidades do Cutefish OS Beta 0.8

O Cutefish OS é um sistema operacional em fase de desenvolvimento que pretende fornecer aos usuários um design de interface confortável e com ótima experiência, sendo uma melhor escolha em relação aos sistemas proprietários.