O Visual Studio Code é um dos principais editores de código do mercado, sendo desenvolvido pela Microsoft. Open source e multiplataforma, está disponível para Windows, MacOS e Linux, neste último sendo disponibilizado em diversos formatos diferentes. Hoje, iremos ensinar como instalá-lo no Fedora.

Flatpak

A maneira mais simples de instalá-lo no Fedora é através da versão disponível no Flathub. O flatpak já vem instalado por padrão no Fedora, porém é necessário configurar o Flathub, principal repositório de aplicativos flatpak, no sistema. Para isso, basta inserir o seguinte código no terminal:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Feito isso, basta reiniciar o computador e o Flathub estará disponível no sistema.

Logo após, basta acessar a página do VS Code e clicar no botão “Install” para iniciar a instalação do software através da loja de aplicativos e pronto! O VS Code estará instalado no seu sistema.

Caso preferir, também é possível realizar a instalação através do terminal com o seguinte comando:

flatpak install flathub com.visualstudio.code

Repositório da Microsoft

A segunda alternativa para instalar o VS Code é através do repositório da Microsoft. Para isso, basta inserir os seguintes comandos no seu terminal:

sudo rpm --import https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
sudo sh -c 'echo -e "[code]\nname=Visual Studio Code\nbaseurl=https://packages.microsoft.com/yumrepos/vscode\nenabled=1\ngpgcheck=1\ngpgkey=https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc" > /etc/yum.repos.d/vscode.repo'

O que estes comandos fazem é instalar o repositório da Microsoft no seu sistema, tornando possível a instalação e atualização do Visual Studio Code diretamente do terminal ou loja de aplicativos.

Feito isso, é necessário atualizar o cache dos pacotes para garantir que o pacote seja exibido com o seguinte comando:

sudo dnf check-update

Em seguida, basta inserir o comando para instalar o VS Code:

sudo dnf install code

Pronto! O software já está instalado e disponível no seu sistema Fedora!

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste