Como utilizar o instalador de arquivos Eddy no Ubuntu

Eddy no Ubuntu

Pra quem vem de outro sistema operacional para uma distribuição Linux, uma das “exigências” mais comuns é a facilidade em se instalar algum programa. Nesse quesito, hoje em dia o Linux está muito mais amigável, com a adoção dos empacotamentos em Snaps, Flatpaks, AppImage, RPM ou DEB.

Nas distribuições baseadas no Debian e Ubuntu, o formato de arquivos de instalação por padrão são terminados em “.deb”, facilitando a identificação na hora de baixar algum programa, que ainda não tenha uma versão oficial ou comunitária em Snaps, Flatpacks ou em AppImage. 

Para instalar o .deb, existem algumas formas: como abrir pela loja de aplicativos (no caso do Ubuntu) ou pelo programa “Instalador de pacotes GDebi”, que basicamente é clicar em instalar, por  a senha e esperar a instalação acabar.

2020 04 29 02 31
Instalação feita através da loja de aplicativos, tipo a Gnome Software ou a Ubuntu Software
2020 04 29 02 32

Hoje vou mostrar como usar uma ferramenta desenvolvida pelo pessoal do elementaryOS e que foi adaptada pela equipe da System76 para funcionar no Pop!_OS. Estou falando do Eddy.

2020 04 29 02 40

O Eddy, vamos assim dizer, é um primo do GDebi mas com alguns “plus”. Como, por exemplo, a opção de arrastar e soltar um arquivo .deb dentro do Eddy, o que  já começa seu processo de instalação. Além das possibilidades de carregar os arquivos da pasta “Downloads” ou indicar manualmente onde está o arquivo .deb em seu computador.

2020 04 29 02 45

Instalação do Eddy

Para instalar o Eddy no Ubuntu é extremamente fácil. Basta baixar o DEB dele, que foi empacotado pela equipe do Pop!_OS, e sair usando. No momento, o Eddy está disponível para as versões 18.04/19.04/19.10 e 20.04 do Ubuntu.

Depois de baixar e esperar pela conclusão da instalação, é só usufruir do Eddy nas futuras instalações de aplicativos ✌😁✌.

Eu gostei da possibilidade de usar o Eddy no Ubuntu 20.04 LTS, pois é mais uma ferramenta para instalar facilmente aplicativos, além das opções já existentes, como a loja do Ubuntu, a Gnome Software, além do GDebi, que é muito eficiente nessa tarefa. Se você quiser dar uma olhadinha no código fonte, basta acessar o repositório dele no GitHub.

Em caso de dúvidas acessem o nosso fórum, o Diolinux Plus. Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Governo vai contra a Anatel e proíbe a limitação de internet
Continue lendo

Governo vai contra a Anatel e proíbe a limitação de internet

Boa notícia para nós, consumidores de internet, o Governo resolveu vetar a posição da Anatel de não ir contra a utilização de franquias de internet no nosso país. Hoje mesmo nós noticiamos que o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, simplesmente "deu de ombros" para a situação.