O CentOS é uma distribuição de Linux que se diferencia das demais opções disponíveis pelo foco no ambiente empresarial, embora possa ser usada tranquilamente por qualquer usuário sem nenhum tipo de problema.
O objetivo dos desenvolvedores é fornecer um ambiente de operação totalmente compatível com o código binário, permitindo uma adaptação fácil a qualquer tipo de hardware, sem deixar de lado as aplicações – que, no final das contas, é o que faz a diferença entre optar entre sistemas operacionais diferentes.
A maior vantagem do CentOS em relação a outras distribuições disponíveis é a proximidade que os desenvolvedores têm com a comunidade de usuários.
É bastante fácil entrar em contato direto com eles para a troca de ideias e críticas sobre o que deve ser melhorado nas próximas versões – isso sem contar com listas de discussão, fóruns e chat por IRC da comunidade.
Como instalar
Antes de realizar o download do CentOS é importante levar em conta a arquitetura do processador utilizado pelo computador. O link disponível para download é a da versão x86_64, que não é compatível com todos os hardwares do mercado. Abaixo segue a lista dos processadores compatíveis e o link para a versão i386.
Versão x86_64 (Link)
- Intel – Atom 230, Atom 330, Core 2 Duo, Centrino Core 2 Duo e Xeon;
- AMD – Athlon 64, Athlon x2, Sempron64 e Opteron;
- Apple – MacBook, MacBook Pro e MacBook Air
Versão i386 (Link)
- Intel (exceto os modelos listados acima);
- AMD (exceto os modelos listados acima);
- VIA C3, C7
Depois de realizar o download da versão correta do programa, você tem duas opções: ou grava o arquivo baixado em um CD ou DVD (o que facilita a instalação em múltiplos computadores) ou pode utilizar programas como o ISO2USB antes, que permitem testar o sistema operacional antes de colocá-lo na máquina através de um pendrive qualquer.
O CentOS traz em seu pacote diversos aplicativos consagrados que facilitam a vida de quem deseja partir direto para o uso do sistema operacional após finalizar a instalação. Entre os nomes disponíveis estão a versão 3.1.1 do OpenOffice.org, o Samba3x e o Freeradius 2, embora os dois últimos não sejam instalados como padrão no computador.