Razões pelas quais faz sentido usar open source para design – Diocast
Neste episódio do Diocast vamos conversar sobre como construir uma carreira nas áreas de criação, comunicação ou redes sociais: afinal de contas faz sentido usar open source para design?
Cursos formais, como graduações e pós-graduações, oferecem uma base teórica sólida e reconhecimento do mercado. Enquanto formações livres, por outro lado, são mais flexíveis e focadas em habilidades práticas. Hoje também podemos contar com os Workshops, cursos online e bootcamps como ótimas opções para quem deseja se especializar em áreas específicas ou adquirir novas competências rapidamente.
Sabemos que a decisão entre um curso formal e uma formação livre pode ser desafiadora, por isso, tente colher o máximo de informações possíveis sobre os cursos que te interessarem.
Independente da sua escolha em relação à formação, ao usar open source para design você terá ao seu alcance excelentes opções de programas para profissionais criativos que buscam ferramentas de alta qualidade sem a necessidade de grandes investimentos em licenças. Outro benefício da adoção do open source é que você estará protegido de empresas que tentam te prender em uma solução, o famoso “vendor lock in”.
Se você tem interesse em adotar ferramentas open source para design, confira uma lista com algumas das soluções mais famosas para criar artes profissionais:
- GIMP: um editor de imagens completo, capaz de realizar desde simples ajustes até complexas manipulações fotográficas. Com ele, você pode criar artes gráficas, manipular fotos e muito mais.
- Inkscape: Para quem trabalha com logotipos, ilustrações e desenhos técnicos, o Inkscape é a ferramenta ideal. Ele permite a criação de gráficos vetoriais escaláveis e personalizáveis.
- Blender: uma suíte completa para criação de animações 3D, jogos e efeitos visuais. Com ele, você pode modelar, texturizar, animar e renderizar seus projetos.
- Audacity: para trabalhar com áudio, o Audacity é a escolha perfeita. Grave, edite, misture e aplique efeitos sonoros em seus arquivos de áudio.
- Scribus: é ideal para quem precisa criar revistas, livros, panfletos e outros materiais gráficos. Com ele, você terá total controle sobre o layout e a diagramação de seus projetos.
- Krita: é uma ferramenta poderosa para artistas digitais, permitindo a criação de ilustrações, concept art e quadrinhos com pincéis personalizados e efeitos especiais.
- Darktable / Rawtherapee: poderosas suítes para tratamento e processamento de imagens em lote. Particularmente úteis para profissionais que precisam lidar com arquivos em formato RAW.
- KDEnlive / Shotcut: editores de vídeo open-source com suporte a aceleração via hardware, transcrição de legendas, filtros avançados e tratamento de cor.
A área da comunicação oferece um vasto campo de possibilidades para profissionais criativos. Ao escolher entre cursos formais e formações livres, e ao utilizar softwares open source, você estará dando um passo importante para alcançar seus objetivos. Lembre-se que a criatividade não tem limites, e a busca por conhecimento constante é fundamental para se destacar no mercado.
Escolha onde ouvir o Diocast sobre usar open source para design
O Diocast está disponível em todas as principais plataformas de podcast. Você pode ouvir diretamente do Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts, Deezer ou em vídeo, no Diolinux Labs! Você também pode acompanhar os lançamentos em qualquer outro aplicativo utilizando o feed RSS.
Se preferir, também é possível ouvir diretamente no portal Diolinux através do player acima ou na página dedicada ao Diocast.
Participantes
- Edson C da Silva (Editor)
- Raul Craveiro (convidado)
- Dionatan Simioni (convidado)
Links Relevantes
- Freehive – HNOME 42
- Freehive – Ubuntu 22.04
- É possível viver sem Adobe? – O que os especialistas falam? (vídeo)
- 105 alternativas de softwares para deixar a Adobe de lado (vídeo)
- Migrar para Linux não precisa ser um show de horrores (Diocast)
- Curso de GIMP (Diolinux Play)
- Como se comunicar melhor com Story Telling (Diolinux Play)