Notícias

O Windows 11 não causará o fim do Winrar!

O Winrar é um programa para compressão e descompressão de arquivos mais populares, tanto por ser muito utilizado, como por ser alvo de memes que brincam com o fato de apesar de ser um programa pago, ele funciona gratuitamente. Com a adição de funcionalidades relacionadas no Windows 11, muitos pensaram que este seria o fim do Winrar, será?

Entenda o Winrar

Este clássico programa para compactação e descompactação de arquivos, suporta dezenas de formatos, dentre eles, o que mais se destaca por sua eficiência e capacidade de criptografia, é o .rar. Ao instalar o programa, nos deparamos com um aviso de que ele é gratuito apenas durante os primeiros 40 dias de uso, mas depois disso, ele apenas recebe algumas limitações relacionadas ao processamento paralelo, além de uma janela que precisa ser fechada toda vez que abrir o programa. Ademais, para uso comercial, é necessário adquirir o Winrar, caso contrário, poderá incorrer em problemas legais.

O formato .rar é propriedade do Winrar e ele funciona sob duas licenças:

  • O sistema de descompactação de arquivos tem código aberto, podendo ser utilizado e replicado por quem quiser;
  • O sistema de compactação tem código fechado e só pode ser utilizado através do programa Winrar, ou sob autorização do detentor do programa.

Não é o fim do Winrar!

O nosso editor Rafael Shikamaru, que também mantém o canal WINchester, entrou em contato com o Winrar e foi informado de que, como o sistema de descompactação de arquivos .rar tem código aberto, qualquer empresa pode adicionar a funcionalidade aos seus programas. Entretanto, como o sistema de compactação não está sob o mesmo regime, a funcionalidade está disponível somente no Winrar e em programas autorizados.

Ou seja, a Microsoft não possui autorização para utilizar o algorítimo de compactação .rar, mas, pode integrar a funcionalidade de descompactar ao Windows 11. Para pessoas que utilizam o programa apenas para extrair arquivos, isso já é o bastante, mas quem precisar compactar e criptografar arquivos sob o formato, ainda recorrerá ao Winrar.

Tudo isso explica o uso do meme “This is Fine”, que a empresa compartilhou em seu twitter:

Toda a repercussão sobre o caso gerou propaganda gratuita ao Winrar que em 9 de junho, comemorou uma excelente semana para o projeto, com mil novos seguidores no Twitter e aumento nas vendas! A empresa respondeu aos comentários de foma bem humorada, dizendo que se lembra de cada venda e oferecendo descontos especiais para possíveis novos clientes.

Ainda não sabemos exatamente quando a atualização do Windows 11 que traz suporte ao formato .rar estará disponível para todos, isso deverá acontecer até o último trimestre de 2023, mas participantes do Windows Insider já podem testar o recurso.

A adesão ao formato .RAR pelo Windows 11 foi anunciada na última Microsoft Build, assim como outras novidades incríveis, como o substituto da Cortana e as ferramentas de inteligência artificial que integrarão o sistema. Você pode ficar por dentro dos principais anúncios da empresa assistindo ao episódio do Diocast, onde conversamos sobre o evento!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!