Notícias

Vozes Inclusivas: um evento internacional de inclusão digital

Para a maioria de nós, profissionais e entusiastas de T.I., chega a ser difícil perceber a imensa quantidade de pessoas que, em pleno ano de 2021, ainda sofrem com a falta de acesso a este tipo de tecnologia.

O Vozes Inclusivas é um evento internacional no qual profissionais de tecnologia da informação e diversas outras áreas do Brasil e Portugal estão trabalhando em prol da inclusão digital.

O que é o Vozes Inclusivas?

É exatamente para suprir essa necessidade que foram dados os primeiros passos do que veio a se tornar o Summit de Inclusão Digital – Vozes Inclusivas.

“Por vozes que se somam em um lugar de ação. Vozes que buscam co-criar o presente e consequentemente o futuro. E acima de tudo, por aqueles que veem no coletivo, na integração, caminhos para construção, para a valorização, resgate, para o encontro, o reconhecimento, a superação, e a transformação, a mudança.”

Conclui Renato Peixoto, idealizador do movimento Vozes Inclusivas, e produtor do Summit de Inclusão Digital 2021.

vozes inclusivas objetivos

O evento reunirá mais de 40 profissionais de diversos setores, incluindo Franklin Luzes Junior (COO Microsoft e idealizador da iniciativa Women Entrepreneurship), Claudia Mendes (Women in Tech) e Fábio Rua (IBM). O Vozes Inclusivas apresentará casos e iniciativas em prol da redução da desigualdade e da divisão digital em diferentes cenários.

Quando o evento será realizado?

O Vozes Inclusivas acontecerá de 9 a 19 de agosto deste ano (2021) e será totalmente online. Para participar do Summit, que será 100% gratuito, tudo o que você precisa fazer é realizar a sua inscrição através do site oficial do evento.

Todos os painéis do evento serão transmitidos através do Zoom, então recomendamos que você crie uma conta de usuário no serviço para poder aproveitar o Vozes Inclusivas da melhor maneira possível.

A organização do evento

O Summit de Inclusão Digital – Vozes Inclusivas contará com painéis de duas horas que se estenderão ao longo de toda a duração do evento. Cada painel terá a presença de vários palestrantes tanto do Brasil quanto de Portugal, sendo eles professores, jornalistas, profissionais de T.I., voluntários, entre outros.

vozes-inclusivas-horarios

Confira a seguir quais serão os principais tópicos de cada um dos painéis que serão realizados ao longo dos 8 dias do Vozes Inclusivas:

  • PAINEL 1 – Realidades e Retratos da Divisão Digital;
  • PAINEL 2 – Modelos e estratégias financeiras para promover o acesso;
  • PAINEL 3 – Infraestrutura, Acesso à Dispositivos (Hardwares) & Economia Circular;
  • PAINEL 4 – Conectividade, Segurança & Privacidade e Democratização Digital;
  • PAINEL 5 – Caminhos de Aprendizagem, Ferramentas e Metodologias Educativas;
  • PAINEL 6 – Conteúdo Localizado, Educacional, Prático e Cotidiano;
  • PAINEL 7 – Carreiras digitais, Empregabilidade e Empreendedorismo Social;
  • PAINEL 8 – Pensamento Computacional e Ensino de Programação.

Contamos com a sua ajuda!

Além de fazermos questão da presença de vocês “Pinguins”, também pedimos para que nos ajudem na divulgação do Vozes Inclusivas, que além de ser um evento que irá ajudar muitas pessoas também é completamente gratuito.

Conforme disse Renato Peixoto no grupo do evento no Telegram:

“O summit é um evento gratuito e não contamos com nenhum tipo de patrocínio. Dessa forma, precisamos do apoio de todos para a nossa comunicação, que está ocorrendo de forma orgânica.”

Além disso, também não deixe de seguir e compartilhar os perfis do evento no Instagram e no LinkedIn.

A gente se vê no Vozes Inclusivas!

A iniciativa, o investimento e o empenho que está sendo feito por todos os envolvidos em tornar este projeto realidade é algo incrível, e, com certeza merece toda a sua atenção.

Deixamos aqui um muito obrigado, de todo coração, pela sua participação e apoio, em nome de todos os membros do projeto Diolinux e todas as pessoas envolvidas na realização do Vozes Inclusivas!

E não se esqueça: a gente se vê no dia 9 de agosto! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!