Notícias

Vivaldi 3.1 chega com um gerenciador de anotações embutido

O Vivaldi é um navegador baseado em Chromium conhecido por sua grande capacidade de personalização, desde questões visuais como cores e posicionamento das informações, até mesmo ferramentas diferenciadas como abas em mosaico, agrupamento de abas, e agora, um gerenciador de anotações.

Disponível nas versões para Windows, MacOS e Linux, o novo recurso permitirá que os usuários tenham acesso à um gerenciador de anotações completo diretamente da barra lateral do navegador.

Funcionalidades do editor

O editor possui suporte para Markdown, e através dele será possível formatar o texto de maneira prática, utilizando apenas atalhos de teclado. 

Para quem preferir, também é possível realizar a formatação através de um menu acima do texto, que permitirá adicionar anexos e alternar entre o modo Markdown ou Visual.

O Vivaldi agora conta com um gerenciador de anotações embutido

Outras ferramentas disponíveis no novo editor: 

  • Procurar por texto: Através do atalho CTRL + F será possível procurar um texto específico dentro de uma nota;
  • Editor WYSIWYG: Esta sigla gigante significa “O que você vê é o que você obtém”, e implica que o editor possui uma resposta visual imediata das formatações, com um funcionamento igual aos aplicativos de escritório;
  • Suporte para adicionar links de abas abertas e anexos;
  • Caso tenha acidentalmente apagado algo com o atalho CTRL + Z, é possível utilizar o CTRL + Y para voltar ao estado anterior;
  • Contador de palavras: o editor conta com uma ferramenta embutida para contar as palavras de uma anotação, perfeito para criadores de conteúdo;
  • Edição em tela cheia: se precisar editar sem nenhuma distração do navegador, é possível deixar o editor em modo de tela cheia;
  • Pesquisa pelas notas: é possível pesquisar por uma informação específica dentro de todas as notas.

Sincronize as notas com o Vivaldi

O Vivaldi possui uma ferramenta de sincronização na nuvem que mantém salvo todas as suas configurações e favoritos salvos. Através desta mesma ferramenta, também será possível sincronizar todas as suas notas, para acessá-las em qualquer dispositivo. 

O Vivaldi garante que os dados são criptografados de ponta-a-ponta, garantindo a segurança das informações. E também, informa que os dados serão armazenados no servidor do Vivaldi na Islândia.

Vivaldi: um navegador all-in-one

A missão do Vivaldi é entregar um navegador que possibilite realizar o máximo de tarefas diretamente do mesmo aplicativo. Seguindo esta linha, faz sentido ter um gerenciador de anotações embutido.

A ideia, é fazer com que o usuário dependa de menos extensões e aplicativos de terceiros, teoricamente, aumentando seu desempenho e a segurança dos usuários.

Outra funcionalidade que chega ao navegador seguindo a proposta de personalização do mesmo é a possibilidade de customizar os menus. Através do menu de configurações, agora é possível organizar as funcionalidades que cada usuário utiliza com mais frequência, removendo o que não faz sentido, tornando o navegador mais pessoal.

Agora é possível editar os menus do Vivaldi

Esta funcionalidade de anotações diretamente do navegador pode ser muito útil para pessoas que precisam de agilidade, e uma ferramenta simples para anotar informações relevantes. Mas, para quem precisa de uma plataforma mais completa, opções como o Notion ou Evernote ainda podem ser mais viáveis.

Você utiliza o Vivaldi no dia a dia? Relate a sua experiência com este navegador aqui nos comentários.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!