firmware update ubuntu
Notícias

Ubuntu está trabalhando em um novo aplicativo para realizar updates de firmware

As atualizações de firmware no Ubuntu costumavam ser feitas através da Ubuntu Software, porém, há algum tempo um número significativo de usuários reclamam que o software não consegue mais encontrar atualizações que aparecem como disponíveis no GNOME Firmware e no “fwupd”.

É claro que a falha no funcionamento da Ubuntu Software não deixa os usuários completamente “na mão” em relação às atualizações de firmware, já que as mesmas ainda podem ser realizadas pelo terminal ou através de softwares de terceiros. Todavia, a Canonical percebeu que algo deveria ser feito para suprir a ausência de um software gráfico próprio para a realização desta tarefa.

O novo atualizador de firmwares do Ubuntu

Para resolver este problema a Canonical está trabalhando em um software com interface gráfica para gerenciar atualizações de firmware no Ubuntu. Até o momento em que este artigo está sendo escrito esta aplicação está sendo chamada apenas de “Firmware Updater”.

ubuntu firmware gnome
Atualizador de firmwares do GNOME.

O software que está sendo desenvolvido utilizando o Flutter¹ e Dart² será um “front-end”, ou seja, uma interface gráfica para o “fwupd” (atualizador de firmwares do GNOME), está em desenvolvimento desde o mês de agosto (2021), e, até o momento não foram divulgadas imagens de como será o visual do software.

¹Flutter é um “kit de ferramentas” criado pelo Google para o desenvolvimento de interfaces gráficas para aplicações.

²Dart é uma linguagem de scripts voltada à web desenvolvida pelo Google.

A Canonical ainda não divulgou uma data de lançamento para a nova aplicação. O código-fonte do software pode ser encontrado na página da empresa no Github.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!