A popular distribuição Ubuntu por anos vem distribuindo o navegador Firefox como um pacote .deb através de seus repositórios, porém, a partir da versão 21.10 do sistema operacional, uma versão snap do navegador é que virá incluída por padrão, segundo a descrição de uma exceção de congelamento de recurso (FFE) apresentada por Oliver Tilloy, da Canonical, na última quinta-feira(16).

snap compare

O que a mudança significa?

Sempre que uma nova versão do navegador Firefox é lançada, acaba havendo uma demora de alguns dias até que a nova versão seja disponibilizada no Ubuntu, pois os desenvolvedores da Canonical fazem todo o processo de empacotamento, teste, upload, até, finalmente, liberarem o .deb da versão atualizada do navegador, o que demanda tempo e esforço. Então, a mudança para o snap trará atualizações mais rápidas e imperceptíveis do navegador ”direto” da Mozilla, no dia do lançamento.

Os desenvolvedores da Mozilla e da Canonical também estão trabalhando para garantir que os perfis do Firefox sejam trazidos automaticamente para a versão snap, além de trabalharem para resolver alguns outros problemas que afetam a versão snap.

Quem será afetado pela mudança?

Isso afetará apenas os usuários do Ubuntu Desktop que instalarem a versão 21.10 ou atualizarem para a mesma. Por enquanto, o Ubuntu e derivados não serão afetados por essa mudança. O pacote .deb do Firefox permanecerá disponível no repositório até que a transição entre em vigor.

O que motivou a mudança?

Segundo Ken VanDine em uma publicação no Discourse, a mudança é o resultado da cooperação e colaboração entre as equipes do Ubuntu Desktop e Snap. Além disso, diz que esse é apenas o primeiro passo para uma transição “deb-to snap”.

“This is the result of cooperation and collaboration between the [Ubuntu] Desktop and Snap teams at Canonical and Mozilla developers, and is the first step towards a deb-to-snap transition that will take place during the 22.04 development cycle.”

– Ken VanDine

Em uma tradução livre:

“Este é o resultado da cooperação e colaboração entre as equipes [Ubuntu] Desktop e Snap através dos desenvolvedores da Canonical e Mozilla, e é o primeiro passo para uma transição deb-to-snap que ocorrerá durante o ciclo de desenvolvimento 22.04,”

– Ken VanDine

Essa mudança não tornará o Firefox lento?

Uma das principais críticas aos pacotes Snaps, é que eles apresentam alguma lentidão, mas, segundo o mesmo Ken VanDIne, os novos algoritmos de compressão que os snaps estão utilizando em conjunto com as ferramentas mais recentes e uma melhor otimização, provavelmente resultarão numa aplicação mais rápida.

Isn’t it going to be slow? We don’t want it to be. Have a read of how we solved the chromium startup problem, and a blog post about the speed improvements that come with the newest compression algorithm snaps use. Building the snap with a newer toolchain (clang & rust) and more optimisations will likely result in a faster application. But keep us honest, and let us know what speeds you see with the new snap.

– Ken VanDine

Em uma tradução livre:

Não vai ser lento? Não queremos que seja. Leia como resolvemos o problema de inicialização do chromium e uma postagem de blog sobre as melhorias de velocidade que vêm com os mais novos algoritmos de compressão que os snaps usam. Construir o snap com um conjunto de ferramentas mais recente (clang & rust) e mais otimizações provavelmente resultará em uma aplicação mais rápida. Mas mantenha-nos honestos e diga-nos quais as velocidades que você vê com o novo snap.

– Ken VanDine

Cabe lembrar que a Mozilla continuará a fornecer binários Linux independentes de distribuição para download, assim como o código-fonte para você que não gosta da ideia de usar snaps e nem .debs.

E você, o que achou dessa polêmica mudança? Gostou da ideia? Acha que pode ser uma ideia ruim?

Abraços, galera. Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste