O sistema operacional para dispositivos móveis mais utilizado no mundo é o Android da Google, principalmente pelo fato de vir embarcado em vários dispositivos das mais diversas empresas.

Embora ele seja baseado em Linux, vários usuários se incomodam com a Google gerenciando algumas partes do sistema, como, por exemplo, o download de aplicativos para o celular.

No artigo de hoje, você irá conhecer a Aurora Store, uma alternativa open-source a Google Play Store que irá trazer privacidade para o download de seus aplicativos.

Uma alternativa poderosa

Sem dúvida nenhuma, ter privacidade é algo essencial em nossas vidas e a Aurora Store deseja que as informações de download sejam exclusivamente suas. 

Ela é bastante parecida com a Google Play Store e possui as mesmas aplicações disponíveis, porém, de forma anônima, sem a necessidade de uma conta Google para efetuar o download de uma aplicação.

image 24

Com um visual bastante semelhante ao da loja oficial do Google, a Aurora Store pode confundir alguns usuários e trazendo uma curva de aprendizado menor durante a migração entre os aplicativos.

image 23

Além de instalar e atualizar aplicativos, a Aurora Store possui diversos recursos que podem te ajudar a extrair o máximo de seu sistema operacional, dentre eles:

  • Falsificação de dispositivo: permite que aplicativos que deixaram de rodar em seu dispositivo possam ser baixados;
  • Filtro de aplicações do F-Droid: Impede que os aplicativos que você instalou através do F-Droid apareçam em sua lista de atualizações;
  • Lista Negra: Ao adicionar um aplicativo na lista negra, o Google não irá saber que ele está instalado em seu celular;
  • Login com o Google: Permite que você instale um aplicativo comprado ou utilize a versão beta de alguns apps.

Um projeto de código aberto

Um detalhe importante a se notar é que a Aurora Store, assim como todos os softwares disponibilizados pela Aurora OSS, são livres e de código aberto, utilizando a licença GNU GPL v3.

Isso traz ainda mais confiança sobre a privacidade do aplicativo, visto que caso o usuário esteja com receio de ter seus dados sendo coletados, pode auditar todo o código e tirar suas próprias conclusões.

Utilizando a Aurora Store

A Aurora Store pode ser baixada através de seu site oficial e roda em dispositivos que utilizam o Android 4.4 ou superior, o que pode oferecer uma sobrevida a um dispositivo antigo que você tenha guardado na gaveta.

Você conhecia a Aurora Store? O que acha desse projeto? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste