VídeoSistemas operacionais

Tuxedo OS é como um Pop!_OS, mas com KDE?

O Pop!_OS é um sistema operacional diferente, por ser um Linux mantido pela System 76, empresa que vende computadores e notebooks. Isso faz do Pop!_OS, um produto cujo desenvolvimento visa agradar os consumidores de produtos da empresa. Esse tipo de iniciativa incomum no mundo Linux tem trazido resultados incríveis, ao ponto que estão criando uma nova interface gráfica que deverá deixar o sistema operacional ainda mais único, mas tendo o potencial de apresentar uma série de bugs no início.

Com problemas à vista, buscamos e descobrimos outro sistema operacional com proposta semelhante, o Tuxedo OS, que, embora seja mais simples do que o Pop!_OS, é robusto e estável, oferecendo excelente experiência KDE. Confira como foi nossa experiência utilizando o Tuxedo OS.

Conheça o Tuxedo OS

Fundada em 2004, com base na Alemanha, a Tuxedo vende computadores com Linux, mas há pouco mais de um ano, eles vem trabalhando no Tuxedo OS, um sistema operacional para embarcar as máquinas deles. Utiliza o KDE Plasma bem atualizado como interface, semelhante ao Neon, tem base Ubuntu LTS, como o Pop!_OS, o Kernel do Tuxedo é mais atualizado do que o Ubuntu LTS, se mantendo na última versão disponível ou próximo disso, e os drivers também são bem atualizado, tanto o Mesa, quanto os binários da NVIDIA.

Área de trabalho do Tuxedo OS

O sistema favorece os Flatpaks, incluindo o Flathub diretamente com a loja, além disso, a ISO do Tuxedo já tem pre-instalado os drivers da NVIDIA, basicamente o que a System76 faz com o Pop!_OS. Quase poderíamos dizer que se o Pop!_OS usasse KDE, ele seria o Tuxedo, mas tem alguns detalhes que deixam a desejar.

Falta um pouco de tempero

O layout padrão do Plasma do Tuxedo OS é agradável, ele é quase o padrão do Plasma, mas com algumas diferenças. Porém, quem fez o tema, tem um gosto duvidoso. Verde já é uma cor meio esquisita para usar em tecnologia, mas fica até bom perto de vermelho e cinza. Parece que tentaram se aproximar das cores do logo da Tuxedo de alguma forma, mas não ficou legal.

O tema brega do Tuxedo OS

Felizmente, essa é uma das coisas que podem ser ajustadas nas configurações do KDE, e o tema Breeze, padrão do Plasma, mesmo antes do Plasma 6, é consideravelmente sóbrio, só é uma pena que acaba perdendo o logo da Tuxedo no menu.

Seria legal se a Tuxedo customizasse o Plasma, removesse e adicionasse coisas no sistema, no mesmo nível que a Zorin Group faz com o Zorin OS, mas parece que essa ainda não é exatamente a pegada deles.

Pequenos ajustes que fariam a diferença

Neste computador de testes, com componentes não tão convencionais, foi a única disto com KDE que testamos que não apresentou uma série e bugs gráficos relacionados aos múltiplos monitores e resolução. Entretanto, alguns problemas dentro do Plasma fazem o sistema parecer bagunçado.

A loja de aplicativos Discover, é um grande problema no KDE, a melhor qualidade dele é ser usável, alguns questionamentos são simples, como, porque o botão “home” fica na parte debaixo da tela, porque o “sobre” não fica simplesmente dentro das configurações, porque “instalado” e “atualizar” não são a mesma tela?

Discover no Tuxedo OS

Indo para o sistema em si, por que temos opções para desligar, reiniciar e suspender no menu, se vai precisar clicar de novo na opção na tela seguinte? Não seria mais fácil ter apenas um item no menu? Enfim, o próprio Tuxedo OS poderia fazer escolhas melhores em muitas coisas, ajustar a interface ao seu modo, mas, em geral, faz um trabalho bem decente. Para quem gosta do KDE, mas que eventualmente tem problemas com ele, é uma alternativa interessante para testar.

Ficaremos de olho no Tuxedo OS

Por ora, para deixar as coisas como queremos, ainda precisamos fazer algumas intervenções manuais no Tuxedo OS, uma vez configurado, tudo se manteve. Pretendemos continuar utilizando como sistema secundário por mais algum tempo, quem sabe, mais adiante, teremos mais algum conteúdo sobre ele.

Com o lançamento final do Plasma 6, o Tuxedo OS terá uma boa oportunidade de se repaginar. Acreditamos que o projeto tem grande potencial de se consolidar e ficar popular, como uma espécie de Pop!_OS do mundo KDE.

Falando em KDE Plasma 6, confira nossos testes com o tão aguardado lançamento que está atualizando a interface para o Qt6 e compatibilizando tudo ao Wayland! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!