NotíciasVídeo

Thunderbird agora vai atualizar mais rápido!

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Diolinux News, onde mergulhamos nas novidades do mundo do código aberto e da tecnologia. Hoje, vamos falar sobre o kernel Linux, as atualizações do Firefox e Thunderbird, as mudanças no GNOME 48 e até um jogo de terror que está em promoção. Então, sem mais delongas, bora pras notícias!

40 milhões de linhas de código e contando

O kernel Linux acaba de atingir um marco impressionante: 40 milhões de linhas de código. Para colocar isso em perspectiva, se você decidisse imprimir o kernel em um livro, ele teria incríveis 952 mil páginas. Isso é mais ou menos o equivalente a uma biblioteca inteira dedicada apenas ao kernel. Em 2015, o kernel tinha “apenas” 20 milhões de linhas, o que significa que ele dobrou de tamanho em uma década.

Kernel Linux alcança um marco surpreendente 1
Em destaque, o número de linhas do kernel Linux

E, ao contrário do que alguns podem pensar, esse crescimento não parece estar desacelerando. O kernel Linux continua a evoluir, adicionando suporte para novos hardwares, melhorando a segurança e otimizando o desempenho. É um projeto colossal, mas que continua a ser mantido por uma comunidade global de desenvolvedores dedicados. Quem diria que o projeto iniciado por Linus Torvalds em 1991 se tornaria tão gigantesco?

Firefox 135: traduções, IA e links limpos

O Firefox, o navegador de código aberto da Mozilla, recebeu mais uma atualização mensal. A versão 135 chegou no dia 4 de fevereiro trazendo algumas novidades interessantes.

Primeiro, a ferramenta de tradução ganhou suporte para mais idiomas. Agora, páginas em chinês simplificado, japonês e coreano podem ser traduzidas diretamente no navegador. Além disso, você pode traduzir qualquer página para russo. 

Outra novidade é a liberação gradual de duas novas ferramentas: um chatbot de IA e a funcionalidade de autopreenchimento de cartão de crédito. O chatbot de IA é opcional e pode ser ativado nas configurações, na aba de Firefox Labs. Já o autopreenchimento de cartão de crédito promete facilitar suas compras online.

E, para finalizar, a ferramenta “Copiar link sem rastreio” agora se chama “Copiar link limpo”. A funcionalidade continua a mesma: remover rastreadores das URLs, mas o novo nome deixa mais claro o que, no fim, ela faz de mais perceptível ao usuário. O Firefox 135 já está disponível para download, mas se você usa a versão entregue pela sua distribuição Linux, pode ser que precise esperar um pouco para receber a atualização.

Thunderbird agora com atualizações mensais

A Mozilla não é só Firefox. O Thunderbird, o cliente de e-mail de código aberto, também está passando por mudanças significativas. Até agora, o Thunderbird seguia o modelo de atualizações ESR (Extended Support Release), com uma grande atualização por ano e correções de segurança no meio do caminho.

Mas isso está prestes a mudar. A partir de agora, o Thunderbird vai seguir o mesmo modelo de atualizações mensais do Firefox. A última versão lançada é a 135, mesma numeração do navegador. Isso significa que os usuários vão receber novas funcionalidades e melhorias com mais frequência, o que é uma ótima notícia para quem depende do Thunderbird no dia a dia.

GNOME 48 terá nova fonte

O GNOME 48 está em desenvolvimento e, mesmo no estágio alfa, já está recebendo novidades interessantes. Uma das mudanças mais notáveis é a possível substituição da fonte padrão da interface, que atualmente é a Cantarell. Durante o ciclo de desenvolvimento do GNOME 47, foi testada a fonte Inter, muito popular no mundo do design e código aberto. No entanto, essa mudança não foi adiante.

Agora, no GNOME 48, está sendo testada uma nova fonte chamada Adwaita Sans, um fork da Inter. A principal diferença é que a letra “L” minúscula foi modificada para evitar confusão com o “I” maiúsculo. Além disso, a fonte mono, usada em terminais, também deve mudar para a Adwaita Mono, uma versão modificada da Iosevka. Se tudo der certo, a nova fonte já deve estar presente no próximo lançamento do GNOME.

GNOME 48 apresentará novas fontes: Adeus, Cantarell! 1

Drops

Fechando o buraco na cerca

A Microsoft removeu o método para instalar o Windows 11 sem o requisito de TPM 2.0. Até então, era possível burlar essa exigência, mas a partir da atualização 24H2, isso não será mais possível. Se o seu computador não tem suporte a TPM 2.0, você tem duas opções: comprar um hardware mais recente ou, claro, migrar para o Linux.

Jogo em promoção da semana

Para os fãs de jogos de terror, a Capcom está com uma promoção imperdível no Steam. O remake de Resident Evil 3 está com 75% de desconto, saindo por menos de R$ 35. Neste jogo, você controla a Jill Valentine em uma Raccoon City devastada pela Umbrella, enquanto tenta escapar do temível Nemesis. O jogo funciona perfeitamente no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, e tem classificação “Ouro” no ProtonDB.

Se você quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do open source, não deixe de se inscrever na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
1395 postagens

Sobre o autor
Redator, além de estudante de engenharia e computação.
Artigos