System76 anuncia recurso para otimizar CPU 1
Notícias

System76 anuncia recurso para otimizar CPU

A System76, empresa por trás do Pop!_OS está desenvolvendo um novo software chamado “System76 Scheduler”, para ajustar automaticamente o modo de uso de energia do CPU, para entregar mais desempenho quando o equipamento estiver conectado a uma tomada e economizar energia quando estiver funcionando apenas com a bateria.

Mais desempenho no Pop!_OS com o “System76 Scheduler”

Parece que a System76 quer aproveitar a popularidade que o Pop!_OS conseguiu entre dos sistemas Linux para desktop, e,não para de investir em novidades para tornar o seu sistema operacional cada vez mais interessante, tanto para quem compra os seus equipamentos quanto para as pessoas que baixam o Pop!_OS para instalar nos seus computadores.

system76 scheduler otimizar cpu pop os

Atualmente, já existem softwares capazes de alterar o modo de uso de energia do CPU. Porém, esse procedimento deve ser realizado manualmente. O “System76 Scheduler”, por outro lado, irá executar esse procedimento automaticamente, tornando-o ainda mais simples e à prova de esquecimentos.

Vantagens em vários cenários

Segundo o que foi dito no Reddit do Pop!_OS, quando a máquina for conectada a tomada o “System76 Scheduler” passará a utilizar o “modo alto desempenho”. Isso fará com que as entradas dos comandos do mouse e do teclado sejam muito mais rápidas, o que poderá ser bastante perceptível em diversos cenários, como:

  • Equipamentos de baixo desempenho, como o Raspberry Pi 4;
  • Máquinas de alto desempenho executando tarefas como, compilação de software, em segundo plano e exibindo vídeos do YouTube em simultâneo;
  • Computadores “gamers”, especialmente aqueles rodando jogos competitivos, de tiro, onde a taxa de atualização do mouse pode fazer uma diferença significativa.

Mais do que apenas otimização de CPU

Atualmente, o “System76 Scheduler” é um trabalho em andamento, os desenvolvedores da System76 ainda estão pesquisando por outras maneiras de aprimorar a responsividade do sistema que possam ser integradas ao software e trabalhar em conjunto com o modo de uso de energia do CPU.

Uma dessas maneiras em potencial seria fazer com que o “System76 Scheduler” consiga alterar a prioridade de execução das aplicações que estão sendo mais utilizadas no momento. Identificando quais processos estão rodando em primeiro e segundo plano e, desta forma, melhor distribuir o desempenho do hardware.

Teste o “System76 Scheduler” agora mesmo!

Apesar de ainda não estar pronto, o “System76 Scheduler” já pode ser testado no Pop!_OS 21.10. Para instalá-lo, basta rodar o comando abaixo no seu terminal:

sudo apt install system76-scheduler

Se tudo correr bem, o “System76 Scheduler” já deve estar presente, por padrão, na próxima versão do Pop!_OS.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!