EditorialNotícias

“Se as máquinas tiverem um interesse diferente do nosso, teremos um problema”, Stephen Hawking

Stephen Hawking é uma das mentes mais brilhantes da nossa história e sempre que ele resolve dar a sua opinião sobre algum assunto as pessoas costumam prestar atenção. Hawking participou recentemente de uma discussão do Reddit onde explicou a sua preocupação com a evolução da A.I.

O problema para a humanidade da Inteligência Artificial segundo Stephen Hawking

Quem gosta de física vê em Stephen Hawking um grande exemplos a ser seguido, ele ficou tão famoso por suas realizações e lições de superação que até mesmo que não está muito interessado em buracos negros reconhece a sua figura.

Hawking respondeu algumas perguntas feitas no Reddit onde compartilhou com as pessoas algumas de suas análises sobre o uso e evolução da inteligência artificial.

Quem acompanha o blog sabe o quanto nós falamos hoje em dia sobre “a internet das coisas”, uma vez que a empresa por traz do Linux Ubuntu, a Canonical, está se saindo muito bem neste segmento, porém a inteligência artificial plena, quando for alcançada, levará sem dúvidas a humanidade a um próximo estágio.

Stephen Hawking foi questionado sobre os riscos de uma IA “do mal” existir, segundo ele a questão de maldade é má interpretada pela mídia, ou interpretada desta forma por motivos de marketing, a questão não deveria ser “maldade” e sim “competência”, ele explica. 

“Uma IA superinteligente será extremamente boa em atingir suas metas, e se essas metas não estiverem alinhadas com as nossas, estamos com problemas. Você provavelmente não é um odiador de formigas que pisa nelas por maldade. No entanto, se você estiver no comando de um projeto de uma hidrelétrica e há um formigueiro na região que será inundada, azar das formigas. Não podemos deixar a humanidade ficar na posição destas formigas”, afirmou.

Outra pergunta que foi feita ao físico questiona também o desemprego que pode ser causado pelo uso das máquinas, quanto a isso ele foi enfático:

“Se as máquinas produzirem tudo de que precisamos, o resultado dependerá de como as coisas são distribuídas. Todo mundo poderá aproveitar uma vida de lazer luxuoso se a riqueza produzida pela máquina for compartilhada, ou a maior parte das pessoas pode se tornar miserável se os donos das máquinas conseguirem se posicionar contra a redistribuição da riqueza. Até agora, a tendência tem sido para a segunda opção, com a tecnologia aumentando a desigualdade”.

Ele comentou também que não espera problemas futuros pela dominação pelas máquinas mas se a inteligência artificial conseguir montar novas máquinas de uma maneira melhor que a nossa a ciência irá avançar muito rapidamente.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!